quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Entrevista de Liam Neeson ao jornal Metro

O ator irlandês Liam Neeson concedeu uma entrevista ao jornalista John -Miguel Sacramento do jornal Metro(edição de 3 de Outubro de 2012) a respeito da sua participação na sequela de "TAKEN" e que passamos na íntegra.
J.M.S: Fale-me um pouco desta série de filmes.Acha que lhe podemos chamar uma "franchise"?E,se sim,que interessante ter-lhe sido oferecida uma viagem tão acidentada e física neste ponto da sua carreira.Geralmente, nos tempos que correm,só os atores muitíssimo novos é que têm acesso a isso.

L.N: Não tenho bem a certeza se é um "franchise".Este filme tem mesmo de ser o último.Pelo menos,assim à primeira vista,"dois"é o número ideal para este formato.A filha não vai poder ser raptada outra vez!Isso seria um caso extremo de negligência parental.Mas tem razão num aspeto:Hollywood gosta de nos meter numa categoria.No meu caso,depois do primeiro "Taken"comecei a receber outros guiões para filmes de ação.Uns fiz,outros não.Mas parece,de facto,que voltei a ser categorizado.Até hoje.Continuo a receber muitas ofertas deste estilo.Quase que me dá vontade de lembrar aos produtores de filmes:"Meus senhores,reparem que já tenho 60 anos.Tenham paciência!".Seja como for,por mim tudo ótimo.Adoro fazer todas as cenas de luta e acrobacias.Isso,realmente,é uma parte do trabalho que gosto muito.

J.M.S: Gosto daquela parte depois do rapto,em que ele consegue avaliar o que o rodeia só pelos sons,cheiros,texturas e luz.O Liam é o tipo de pessoa que consegue entrar num espaço novo e perceber,intituivamente,o que se passa ali?Como ator,vou supor que os dons de perceção estão acima da média...

L.N: Até certo ponto,sim,sem dúvida.Lembrei-me dos velhos tempos,nessa cena do rapto.Apenas porque cresci na Irlanda do Norte,um local que passou por 30 anos de guerra.Fui o tipo de adolescente a quem os pais e os líderes da comunidade estavam sempre a avisar para ter cuidado-"Vê lá,tem cuidado com os bombistas.Ou com as explosões.Ou com algumas pessoas que possam ter um aspeto mais suspeito".
Não tenho as características todas da minha personagem,é verdade,mas estou alerta e mantenho-me sensível a sinais quando entro num salão ou num edifício que não conheço.

J.M.S: Que características gostaria de absorver da personagem?

L.N: A capacidade que ele tem de planeamento e de cuidar de todos os pormenores dos preparativos.Tenho um amigo que trabalha com as forças especiais e é isso que vejo nele.É um pouco como se estivessem sempre preparados para tudo,aconteça o que acontecer.Fico sempre muito impressionado com esse tipo de faculdade.

J.M.S: Lembro-me de atores que fizeram várias temporadas de "Os Sopranos"e que se queixavam de serem tidos na rua ou no restaurante,como ligeiramente ameaçadores.Lembra-se de alguma situação em que o tenham tomado por homem duro?

L.N: Devo dizer que nunca me vieram dizer nada que presumisse isso.O que aconteceu foi virem ter comigo para dizer "Puxa,ainda bem que a minha filha não incluiu a Europa nos planos para férias".A mim,deixa-me triste.Um jovem tem de viajar.É bom para eles,essa imersão total noutras culturas.Quando ouço aquilo quase fico doente.Claro que os fãs estão a querer ser simpáticos,mas custa ouvir.Especialmente nos E.U.A.Como sabe,sou embaixador da UNICEF e, há seis ou sete anos,dei de caras com esta percentagem:americanos que têm passaporte são 14%,sendo que a percentagem dos que lhe dão uso descia para 11%.Não deixa de ser desolador,um país de 300 milhões com tanta gente sem conhecer outras culturas.Isso,sim,é um problema a sério.

Biografia
Liam Neeson nasceu a 7 de Junho de 1952 em Ballymena,na Irlanda do Norte.
Carreira:depois de fazer a faculdade,começou a fazer teatro;em 1981 entrou no filme "Excalibur";tendo posteriormente participado em outros filmes bem conhecidos dos quais destacamos:Nell,Michael Collins,Les Miserables,Star Wars:A Ameaça Fantasma e a Lista de Schindler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: