quinta-feira, 26 de junho de 2014

Entrevistas SWCP: Andy Park

Andy Park é um artista que tem feito ilustrações e pinturas conceptuais para diversos vídeo jogos, banda desenhada, filmes e livros como: Marvel e DC Comics,Avengers,Thor,True Blood,entre outros.

SWCP: Começou a sua carreira há 15 anos como artista de banda desenhada para a Extreme Studios,uma divisão da Image Comics.Como aconteceu tudo isso? 

A.P: Tal como muitos artistas profissionais, sempre desenhei desde que me lembro, provavelmente mesmo antes de saber falar. E então quando eu comprei o meu primeiro livro de BD na escola secundária foi instantâneo. Não consegui muitos deles. Adorei as histórias... Mas principalmente adorei a arte. Dali em diante acho que praticamente só desenhei personagens de BD. Colecionei principalmente da Marvel Comics. E li alguns da DC também, mas eu sempre fui um grande fã da Marvel.
Então é claro, que comecei a sonhar em desenhar para BD (Banda desenhada). Mas foi apenas algo que eu não sabia se seria bom o suficiente para realmente o fazer profissionalmente. Mas independentemente disso, continuei a desenhar porque adorava fazer isso. Eventualmente por volta do final do meu ensino no Liceu, comecei a acreditar que estava a ficar suficientemente bom para tentar um dia entrar no negócio. Mas sempre pensei que isso só aconteceria depois de me formar na faculdade. Durante o meu segundo ano na faculdade, levei o meu portfolio de desenhos que tinha feito e fui para a San Diego Comic Con.Mostrei a todas as empresas que eu pude... e tive a  sorte de o Rob Liefeld oferecer-me um estágio. Eu queria terminar a faculdade, mas sabia que essa era uma oportunidade que eu não podia recusar. Esse estágio levou-me a um trabalho em tempo integral a desenhar para BD. Eu tinha 19 anos e os meus sonhos viraram realidade. Foi um momento incrível!  

SWCP: Foi convidado a participar na celebração dos 15 anos de Tomb Raider.O que fez exatamente nesse evento?

A.P: Em 1999,a Top Cow Productions, uma divisão da Image Comics,ofereceu-me um trabalho para desenhar a nova série de BD de Tomb Raider.Naquele tempo, Tomb Raider era uma das propriedades de videojogos mais em destaque, e este foi o primeiro livro da série já produzido na América. Então eu sabia que era um livro que tinha de desenhar. A primeira edição tornou-se no livro de BD mais vendido do ano. Certamente mudou a minha carreira para melhor. Acabei por desenhar o livro desde a primeira edição até à vigésima. Deixei de desenhar a Lara Croft em 2002, e em 2011 a Crystal Dynamics contactou-me para participar na sua festa de 15 anos de Tomb Raider. Era para ambos celebrarem os 15 anos, mas também para o jogo Tomb Raider que tinha sido reiniciado no mercado. Tive a honra de fazer uma pintura do novo visual da Lara, baseado no novo jogo. Foi ótimo para revê-la, apesar de uma ligeira variação em comparação com a Lara que desenhei durante todos esses anos. A Lara será sempre uma parte de mim, e acho que nunca irei parar de desenhá-la ou pintá-la de alguma forma.

SWCP: Qual é a sua especialidade na indústria cinematográfica e Televisão?
A.P: Desde que deixei a indústria da BD que prossegui uma carreira no mundo da arte conceptual. Eu fiz a arte conceitual para cinema, televisão e jogos de vídeo nos últimos 10 anos. Especializei-me em projetos de personagens e criaturas. Também fiz ilustrações-chave em tela, bem como ilustrações para marketing para os vários projetos em que trabalho. Tive que trabalhar na franquia God of War para a Sony Computer Entertainment America e agora estou a trabalhar na Marvel Studios em todos os seus filmes. Já trabalhei para os filmes, Capitão América: O Primeiro Vingador, Thor,Os Vingadores, Homem de ferro 3, Thor: The Dark World, Guardiões da Galáxia, Homem-Formiga e Vingadores: A Idade do Ultron.

SWCP:Já trabalhou também para a Lucas Arts?Colaborou em algum projeto relacionado com Star Wars?
A.P: Na verdade nunca trabalhei para a Lucas Arts. O único trabalho de Star Wars que fiz foi um trabalho de storyboard para uma das cinematics do vídeo jogo de Star Wars. E também já fiz uma Comissão sobre a Asajj Ventress para um fã. Espero fazer mais trabalhos de Star Wars em algum momento no futuro.

SWCP: Fale-nos do seu trabalho no filme `Os Vingadores´. 


A.P: Para o filme `Os Vingadores´ participei em todos os passos do design de todos os personagens do filme. A maioria dos projetos conceptuais dos personagens foi feita pelo Ryan Meinerding, Charlie Wen, Phil Saunders e por mim. Especificamente,tive de fazer os projetos conceptuais finais para a Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Nick Fury, Mariah Hill, o Outro (Um capanga do Thanos) e os agentes da SHIELD. Também ajudei a inventar o design do Thanos. Além dos projetos dos personagens, fiz várias ilustrações de quadros-chave que descrevem momentos chave da história do filme em colaboração e direção com o Joss Whedon, para fazer o Visual do filme. Atualmente estou a trabalhar na sequela Vingadores:A idade de Ultron. Estou a passar por um tempo incrível na minha carreira.

SWCP: Que mensagem quer enviar aos fãs dos seus trabalhos?
A.P: Agradeço todo o apoio que as pessoas que acompanham o meu antigo trabalho em banda desenhada e o meu atual em arte conceptual. Sintam-se à vontade para me acompanharem on-line, pois estou sempre a postar nova arte e acontecimentos da minha carreira. Planeio fazer mais BD no futuro e a continuar a publicar obras de arte nos meus websites (Twitter, Instagram, Facebook). Passem por lá para dizer "Olá"! 






English Version:  

Andy Park is an artist who has made illustrations, concept paintings for videogames, comic book series and films such as: Marvel, DC Comics, Avengers, Thor, True Blood, among others.


SWCP: You began your career over 15 years ago as a comic book artist for Extreme Studios, a division of Image Comics. How did you involved in this career?  

A.P: Like a lot of professional artists I've always drawn ever since I could remember, probably even before I could talk. And then when I bought my first comic book in Junior High School I was hooked. I couldn't get enough of them. I loved the stories but mostly I loved the art. From that point on I think I pretty much only drew comic book characters. I mainly collected Marvel Comics. I did read some DC as well, but I was a pretty hard-core Marvel fan. 
So of course I started to dream about drawing comic books one day. But it was just something that I didn't know if I'd ever get good enough to actually do professionally. But regardless, I kept on drawing because I loved to draw. Eventually near the end of my High School years I started to believe that I was getting good enough to try to one day get into the business. But I always thought that it would be after I graduated college.  


During my second year in college I took my portfolio of drawings I had done and went to the San Diego Comic Con. I showed it to every company that I could and as luck would have it, Rob Liefeld offered me an internship. I wanted to finish college but I knew that this was an opportunity that I just couldn't turn down. That internship led to a full-time job drawing comic books. I was 19 years old and my dreams were coming true. It was an amazing time! 


SWCP: You were invited to participate in the 15-year celebration of Tomb Raider. What did you do in this celebration?  

A.P: In 1999, Top Cow Productions, a branch of Image Comics, offered me the job to draw the new Tomb Raider comic book series. At the time Tomb Raider was one of the hottest video game properties out there and this was the first comic book series ever produced in America. So I knew it was a book that I had to draw. The first issue became the highest selling comic book of the entire year. It certainly changed my career for the better. I ended up drawing the book from issue #1 all the way to #20. I moved on from Lara Croft in 2002 and in 2011 Crystal Dynamics contacted me to participate in their 15- year celebration of Tomb Raider. It was to both celebrate her 15 years but also to market the rebooted Tomb Raider video game. I was honored to do a painting of Lara's new look based on the new game. It was great to revisit her albeit a slight variation compared to the Lara that I drew for all those years. Lara will always be a part of me and I don't think I'll ever stop drawing or painting her in some way.  


SWCP: What is your specialty for the film and television industries?  

A.P:  I have since left the comic book industry to pursue a career in the concept art world. I've done concept art for video games, television, and film for the past 10 years now. I specialize in character and creature designs. I also do key frame illustrations as well as marketing illustrations for the various projects I work on. I've got to work on the God of War franchise for Sony Computer Entertainment America and now am working at Marvel Studios on all of their films. I've worked on Captain America: The First Avenger, Thor, The Avengers, Iron Man 3, Thor: The Dark World, Guardians of the Galaxy, Ant-Man, and Avengers: Age of Ultron.  


SWCP: Working for Lucas Arts, did you work in any Star Wars project?

A.P: I've actually never worked for Lucas Arts. The only Star Wars work I've done is some storyboard work for one of the Star Wars video game cinematics. And I did do a Asajj Ventress commission for a fan. I do hope to do more Star Wars work at some point in the future.


SWCP: Tell us about your work on `The Avengers´ the movie.  

A.P: For The Avengers film I got to participate in all the design passes for all the characters in the film. Most of the character concept designs were done by Ryan Meinerding, Charlie Wen, Phil Saunders, and myself. Specifically, I got to do the final concept designs for Black Widow, Hawkeye, Nick Fury, Mariah Hill, the Other (Thanos' henchman), and the SHIELD agents. I also got to help come up with the design of Thanos. Besides character designs, I got to do various key frame illustrations which depict key story moments in the film to help, in collaboration and direction of Joss Whedon, to come up with the look of the film.
I'm currently working on the sequel, Avengers: Age of Ultron. I'm having an amazing time in my career.



SWCP:  What message would you like to leave for the fans of you works?  

A.P: I appreciate all of the support I get- people aware of my old work in comic books and of my more current work in concept art. Please feel free to follow me online as I'm always posting new artwork and happenings in my career. I do plan on doing more comic books in the future and will continue to post artwork on my sites (Twitter, Instagram, Facebook). Stop by and say “hi”!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: