domingo, 27 de julho de 2014

Entrevistas SWCP:Bruno Ferreira

 O Português Bruno Ferreira é um locutor de publicidade,ator vocal e um dos melhores imitadores de vozes nacionais. Na versão portuguesa do filme de animação Star Wars: Clone Wars,foi a voz do Obi-Wan Kenobi.
SWCP: Interpretou o papel do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi na versão portuguesa do filme de animação em CGI,Star Wars: Clone Wars.Que recordações tem desse seu trabalho? 
B.F:Foi um trabalho de que gostei muito de fazer. Em primeiro lugar porque o universo de Star Wars se trata de um clássico. Depois porque gosto do personagem, o Obi-Wan é um dos heróis da saga e de vez em quando é bom vestir o papel de herói. O Obi-wan tem as qualidades que todos nós gostaríamos de ter. Por isso, enquanto estou a trabalhar na dobragem deste personagem, sinto-me muitíssimo bem. 


SWCP: Apesar de nos ter confessado antes desta entrevista, que não é um grande conhecedor do universo Star Wars,há algum personagem além do que já interpretou, que gostaria de dar a sua voz? Acha que conseguiria imitar o timbre de voz do Darth Vader,por exemplo?

B.F:Já tentei fazer uma ou outra vez a voz do temível Darth Vader. É talvez o primeiro personagem que nos vem à memória quando falamos de Star Wars. Tentei reproduzir a sua forma tão característica de falar e respirar, uma vez num anúncio de uma operadora de televisão por cabo. Mas também há bastantes anos atrás, ainda no Contra Informação, quando foi adaptado ao universo da saga um episódio do programa, e o meu personagem fazia, justamente de Darth Vader. Creio que por ser tão difundida a sua forma de falar, quase toda a gente consegue ter a sua imitação deste vilão. Mas em bom rigor estou muito satisfeito com a voz do Obi-Wan e não a trocaria, agora, pela de nenhum outro personagem da série.


SWCP:De entre tantos personagens que já imitou, qual foi o mais difícil de interpretar? 
B.F:São muitas as vozes que não consigo imitar e que gostaria, mas a verdade é que este é um trabalho em que nunca nos devemos dar definitivamente por vencidos. Assim de repente lembro-me do Alberto João Jardim. E neste caso o problema não é o timbre, a voz em si, que até consigo reproduzir, mas a pronúncia madeirense. Estive na Madeira o mês passado a fazer o `5 Para a Meia Noite´ e acho que já apanhei alguns truques, mas ainda não suficientes. Tenho de lá voltar em modo “trabalho de pesquisa”.

SWCP:Tem alguma preparação específica para trabalhar na voz que vai imitar? 


B.F: É ver, e ouvir, e rever e voltar a ouvir. Muitos dias, muitas vezes. Neste caso o youtube tem vindo a revelar-se uma ferramenta bastante útil e que, por exemplo, quando comecei a trabalhar assumidamente nesta área, em 1998, no Contra Informação, ainda não estava ao alcance com a diversidade de vídeos que desde há uns anos a esta parte tem à disposição para trabalharmos. Não só a voz interessa, mas também toda a linguagem gestual. Hoje, por exemplo, estou a preparar o Cavaco Silva para o `5 para a Meia Noite´, estou a ter bastante atenção à forma como gesticula com os braços à medida que expões as suas ideias. O personagem não se limita à voz. Para ser credível a voz tem de ser apoiada pela para linguagem, ou seja, a linguagem corporal.

SWCP: Como tem decorrido a sua participação no programa `Cinco para a meia noite´? 

B.F:É seguramente um dos projetos em que mais gostei e gosto de participar. Já lá vão mais de 5 anos no ar e continuo a divertir-me e a ir para estúdio com a mesma alegria e vontade do primeiro dia. Fui uma aposta do Luís Filipe Borges desde o início do programa, em 2009, ainda na RTP2 e adoro fazer parte do programa. Comecei com vídeos, e pouco depois passei a estar presente no direto, e de seguida a participar das VT’s do programa. Também as equipas têm sido sempre formidáveis e bastante motivadas, acho que é um programa que não cansa o telespectador porque está sempre a acontecer alguma coisa nova. Já é, neste momento, o segundo projeto mais longo da minha vida profissional, o que para mim é de assinalar. Evidentemente que os 13 anos de Contra Informação dificilmente serão batidos, mas os tempos são outros e conseguir aguentar um programa durante 5 anos no ar nos tempos que correm é obra, mas também é fruto de muito trabalho e muita motivação de toda a gente envolvida.


SWCP: Que mensagem quer enviar aos seus fãs? 
B.F:A todos aqueles que me seguem na televisão, e sobretudo nas redes sociais, bem como no meu site brunoferreiraonline.com, quero agradecer a companhia, o feedback, o estarem lá a acompanhar o meu trabalho. É disso que vive um artista, seja de que arte for. Do seu público. Se não tivermos público nada disto faz sentido. Contudo, a mensagem que deixo é que, justamente enquanto público, não deixem de ver o trabalho dos humoristas portugueses, dos mais conhecidos aos mais novos, que deem sempre o benefício da dúvida, porque ser público também é isso: ser exigente mas estar informado e ter poder de crítica. Com bom público tanto melhores serão os atores, argumentistas e demais equipas que trabalham para, neste caso, fazer rir. E já agora, para todos os que me leem, boas gargalhadas!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: