sexta-feira, 19 de junho de 2015

Entrevistas SWCP: Ronald Falk

O ator Australiano Ronald Falk foi a voz do Dexter Jettster,o dono do restaurante Dex Dinner em Star Wars:O ataque dos Clones.
SWCP: Como surgiu a oportunidade de participar em Star Wars:Episódio II?
R.F: Robin Gurland,o diretor de cating de Star Wars II viu-me a tuar na peça ”A month in the country” na Sidney Opera House no papel do velho vizinho do ladochamado Bolshintzov e suponho que tenha gostado da minha atuação e da minha voz e enviou-me um guião para fazer uma audição na próxima segunda feira .No domingo apanhei um voo para Melbourne para ver a minha (agora falecida) irmã que estava hospitalizada,sofrendo de um grande tumor que estava situado na sua coluna vertebral;ela não podia ser operada ou ser tratada com radioterapia,apenas pôde ser tratada com quimioterapia ,o que a deixou de tal forma nausateada que nem pode falar comigo ou com a minha mãe.Então,voltei mais tarde para Sidney naquele dia tendo-me esquecido dos óculos!Na audição de segunda feira,acabei por usar uns velhos óculos que só tinham uma das hastes que estavam sempre a cair e eu não conseguia lembrar-me dos meus diálogos tendo feito uma confusão total.Deus sabe que como foi o meu “Bolshintzov” nessa noite!Três semanas depois,recebi uma surpreendente chamada telefónica do Robin Gurland a pedir-me para voltar a fazer uma nova audição.Desta vez tinha a lição bem estudada e fui finalmente bem-sucedido. 

No dia em que o Ewan McGregor e eu filmámos a cena nos estúdios da Fox em Sidney,o cenário do `Dex Dinner no fim do mundo´era enorme.Nesse dia estava a chover e o Sir Alec Guinness tinha falecido nessa madrugada.`Aussie day´(Termo usado para descrever uma marca de heroísmo particularmente australiana).O Ewan parecia estar muito abatido-aliás estávamos todos nós,claro e demorou cerca de uma hora a ficarmos um pouco mais animados.Depois de tomarmos café e contarmos algumas rudes anedotas, o Ewan voltou a ser aquela extraordinária pessoa.Continuámos a contar anedotas muito discretamente entre os `Takes´durante o dia,esquecendo-nos que a maioria da equipa usava headphones e que portanto não podiam ouvir!Foi um dia formidável;passei a maior parte do tempo com os tipos do departemento de animação que queriam que lhes desse toda a performance:Voz e movimentos,então andei às voltas no meu grande blusão Duffle e eles mantiveram a maioria disso.
SWCP: Teve algumas sugestões do realizador para o tipo de voz e movimentos do seu personagem(Dexter Jettster)ou foram todos inventados por si?
R.F: A ideia de abraçar o Ewan foi minha,quando o Obi-WAN e o Dexter se voltaram a encontrar ao fim de muito tempo;e o meu par de braços superiores envolveram o seu tronco,mas quando sugeri que esses braços deviam apalpar as suas nádegas ,alguém disse”De modo algum,isto é um filme de família!”.Ficámos ambos desapontados já que parecia ser uma coisa lógica e inocente de se fazer e seria uma óptima gargalhada.No final do dia,apareceu o George Lucas e deu-me os parabéns pelo meu trabalho,mas acho que ele faz isso com toda a gente;pareceu-me ser um pouco tímido.
SWCP: Lembra-se de alguma situação cómica/caricata que tenha ocorrido durante ou depois das filmagens?
R.F: Alguns meses depois num estúdio em Melbourne/Victoria,depois de ter acontecido o atentado às Torres Gémeas,eu “Remasterizei” a voz de forma a condizer com o movimento dos enormes lábios do Dexter,com o G. Lucas a orientar-me pelo telefone nos E.U.A,ao mesmo tempo em que assistia à animação pela primeira vez,e desta vez,ele pareceu-me muito afetuoso e menos tímido,o que me agradou imenso.
SWCP: Quer enviar alguma mensagem aos seus fãs?
R.F: A mensagem que quero enviar aos meus fãs-Já que insiste,é a de que sou um ávido evolucionista e sinto-me contente e orgulhoso por saber que tenho 3% do gene da sabedoria do Neanderthal e acho que é maravilhosamente entusiasmante que tenhamos evoluído a partir de uma simples célula até à várias etapas da vida:Ameba,peixes,anfíbios,réptiles,dinossauros e depois através dos vários tipos de mamíferos:Macacos e primatas,muito mais excitante do que qualquer tipo de religião que me parece ser demasiado conflituosa e manipulativa.Mas é para onde estamos a ser direcionados,qual será o nosso próximo passo na evolução e onde estaríamos agora se os dinossauros não se tivessem extinguido?Obrigado por lerem tudo isto,tudo de bom para o vosso futuro neste mundo conturbado.




 

ENGLISH VERSION:

The Australian actor Ronald Falk was the voice of Dexter Jettster-the patron of Dex´s Diner Restaurant in Star Wars: The attack of the Clones.
SWCP: How did the opportunity to work in Star Wars: Episode II?
R.F: Robin Gurland,the casting director for Star Wars II,came and saw me in Turgemers”A month in the country” at Sidney Opera House, playing the old next door condowner,”Bolshintzov”and I suppose he liked what I was doing, and my voice, and sent me a script to do an audition the following Monday. On Sunday, I flew down to Melbourne to see my dying sister who was in hospital with a large tumour, which had invaded her spinal column. She couldn´t have surgery on it or radiotherapy-only chemotherapy, which had so nauseated her that she couldn´t talk to me or to my mum, and so I flew back to Sidney later that day, having left my glasses behind! I went to the audition on the Monday using an old pair of glasses with only one arm and they kept falling off and I couldn´t remember the lines; so, I made a total mess of the whole thing. God knows what my “Bolshintzov”was like that night! 

Three weeks later, we had a surprise call from Robin Gurland asking me to come back and try the audition again. I learnt it properly the second time around and was finally successful.
The day that Ewan McGregor and I shot the scene at Fox Studios in Sidney it was on an enormous set of ´Dexter´s Dinner at the end of the world´-It was raining and Sir Alec Guinness had died very early that morning `Aussie´ time. Ewan looked very down-we all were, of course, and it took us about an hour to brighten up. After coffee and some rude jokes, Ewan became his wonderful self again. We kept telling each other jokes between `takes´ during the day, very quietly, forgetting that most of the crew were wearing headphones and could hear everything! It was a great day. I dealt mainly with the animation guys, who wanted me to give them the whole performance, voice and movement, so I bumbled around in my big duffle jacket and they kept most of it.
SWCP: Did you have some suggestions from the director for the voice type or movements of Dexter Jettster, or was it invented by you?
R.F: It was my idea to hug Ewan when Obi-Wan and Dexter met again after such a long time, and my atop pair of arms went around his upper body, but when I suggested that the cower pair a should clutch his buttocks, someone said: “No way, this is a family show!” We were both disappointed as it schemed such an innocent and logical thing to do, and would have been a great laugh. At the end of the day, George Lucas came and congratulated me, but I suppose he does that to everyone-he seems a bit shy. 

SWCP: Do you remember of any funny situation, during filming or later?
R.F: Some months later in a studio in Melbourne/Victoria, after the Twin Towers disaster, I “remastered “the voice to match Dex´s huge lips, with George Lucas coaching me by phone from America as I watched the animation for the first time, and he sounded very warm and much less shy, which pleased me a lot.
SWCP: Would you like to send a message for your fans?
R.F: My message for my fans-if you insist- is that I am an avid evolutionist and I am glad and proud to know that I am about 3% Neanderthal gene-wise and I think it wonderfully exciting that we have evolved from a single cell, through all the various stages of life:-amoeba, fish, amphibians, reptiles, dinosaurs and then up through various mammal forms: apes and primates-much more exciting than any of the religions, which seen to me far too quarrelsome and manipulative. But where are we headed for now, what will our next evolutionary stage be, and where would we be now, if the dinosaurs hadn´t been wiped out?
Thank you for reading all this and I wish you all, all the best for the future in this troubled world.
Yours ever
Ronnie Falk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: