É Natal aqui no STAR WARS Clube Portugal, e enquanto ultimamos os preparativos para a ceia de Natal, não podemos deixar de fazer referência a uma mítica ligação entre STAR WARS e a época de Natal!
Os mais atentos observadores do universo STAR WARS saberão que a série de televisão live action que aguardamos tão ansiosamente não foi a primeira incursão na TV das criações de George Lucas. Essa honra cabe ao STAR WARS HOLIDAY SPECIAL, um programa especial de Natal emitido na televisão americana em 17 de Novembro de 1978... e que oficialmente nunca mais viu a luz do dia, embora sobreviva em inúmeras cópias piratas e possa ser visionado quase por completo no YouTube.
Na verdade, embora a história narrada no HOLIDAY SPECIAL seja considerada canon, isto é, parte da cronologia oficial STAR WARS, ainda hoje a mera menção do programa é suficiente para provocar em George Lucas o mais profundo embaraço. Porquê? Bem... a opinião geral - inclusive do próprio Lucas - é que o STAR WARS HOLIDAY SPECIAL é muito, muito mau. Poucos programas na história do audiovisual terão sido tão vilipendiados! Atribui-se até a Lucas uma citação apócrifa, segundo a qual este desejaria encontrar todas as cópias ainda existentes do programa e destruí-las à martelada...
Apesar de tal estigma, ou talvez por causa dele, o HOLIDAY SPECIAL sobrevive, e tem inclusive um website não oficial que lhe é inteiramente dedicado. Será que é assim tão mau? Como pessoalmente nunca vi o programa, não serei eu a atirar a primeira pedra. Que cada um faça o seu juízo... if you dare!
O STAR WARS HOLIDAY SPECIAL tem como fio condutor uma viagem de Han e Chewbacca para o planeta Kashyyyk, onde este último vai passar o Dia da Vida com a sua família. Mas em Kashyyyk, a família de Chewbacca tem de se livrar de alguns problemas Imperiais antes que este chegue... Pelo meio há números musicais com estrelas dos anos 70, e um desenho animado onde Boba Fett faz a sua primeira aparição no universo STAR WARS. O final, quando chega, é feliz, e todos os Wookies, Han, Luke, Leia e os dróides celebram o Dia da Vida entre as árvores majestosas de Kashyyyk. E Leia até canta uma canção. Não, a sério.
Ficaram curiosos? Não digam que eu não avisei... pelo sim pelo não, é melhor terem um chazinho de camomila à mão.