Portugal entrou ontem no reconhecimento musical internacional com uma banda que tem um tema inspirado na saga STAR WARS!
Quem ontem seguiu o nosso artigo sobre o Volume 16 de mais um Force-Cast: Microcast - A Galaxy of Music, não pode ter deixado de ouvir a referência feita pelo Jimmy Mac, por intermédio do nosso clube, aos Qwentin. É verdade: com a ajuda deste grupo da cidade do Cartaxo, já podemos afirmar que doravante o nosso país também é uma referência musical na galáxia STAR WARS, de par com outras bandas e compositores até hoje (ontem) vindos de paragens mais longínquas...
Como tudo, a nossa "descoberta" dos Qwentin e da sua (insuspeita?) ligação à nossa paixão comum veio da forma mais inesperada que imaginar se possa: através de uma revista! É que além de falar neles num pequeno artigo lia-se que o seu primeiro álbum — intitulado Première!, lançado no dia 15 de Novembro 2007 — continha uma faixa escondida (a 13ª) chamada... CHEWBACCA'S BLUES ?!
Teria lido bem? O Chewie? O parceiro inseparável de Han Solo? Numa banda nacional?
Depois de ter recuperado do salto que dei na cadeira (e do baque no coração...) começou a nossa investigação. Enviámos uns Probe Droids por essa Net fora até chegarmos à Base-Qwentin e depois de um primeiro contacto, que resultou num produtivo diálogo com um dos elementos da banda, o Morloch Qwentinsson (teclas, percussão), trocámos impressões e, por gentileza dos Qwentin, agora publicamente retribuída, recebemos da banda o seu 1º CD.
(pausa para nova surpresa...)
A sua sonoridade é intraduzível em algo que se conheça por cá, mas auto-apelidam-se de Alternative / Rock / Experimental. O melhor mesmo é adquirir o disco (€11) e desfrutar do som. E repito a adjectivação intraduzível, agora aplicada às suas vocalizações, que recorrem a diversas línguas, entre as quais o Inglês, o Françês, o Italiano, o Espanhol, o Holandês, o Esperanto e um dialecto por eles inventado. Poliglotas canibais alguém lhes chamou... Concordamos, pela positiva do termo.
Todo o projecto Qwentin gira à volta de uma conceptualidade experimental evocadora do Cinema, sendo que cada um dos seus temas é associado a um filme virtual e (ainda) não realizado. Se associarmos a isto o visual diferente usado nas actuações ao vivo, obtemos um conjunto uniforme único no panorama musical português até ao momento (excepção para o já extinto projecto dos Heróis do Mar ou para os Blasted Mechanism).
Qwentin é um contador de estórias que já existe desde 2003 e são cinco os jovens músicos, jornalistas de (outra) profissão que se assumem — ou são? — seus filhos adoptivos (mais sobre o assunto na entrevista exclusiva que nos concederam e que estará online em breve): Gospodar Qwentinsson, Qweon Qwentinsson, Drepopoulos Qwentinsson, Bárány Qwentinsson e Morloch Qwentinsson.
Enquanto esperam, sugerimos que ouçam o registo que gentilmente nos cederam da entrevista no programa Antena 3 em 2007, antes do lançamento do 1º álbum definitivo e também o vídeo (um de vários disponíveis) de apresentação:
Os Qwentin estão online no seguites sítios:
http://www.qwentin.com/
http://www.myspace.com/qwentin
http://qwentin.deviantart.com/
http://qwentinband.blogspot.com/
"Do Not Believe In It... For It Is All True..."
Uder Keniv!