sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Galaxy Regressa

Não confundir com o jogo MMORPG. Falamos antes da quarta edição das cartas (cromos) coleccionáveis da Topps, Star Wars: Galaxy 4. Composta totalmente por reproduções da Arte da saga, é uma excelente notícia, esta que o StarWars.com revela e que permite retomar o sucesso da fórmula empregue nas três edições anteriores de 1993 (293 cartas), 1994 (277 cartas) e 1995 (204 cartas). A data prevista para chegada às lojas da especialidade (as de BD, especificamente) aponta para Fevereiro de 2009 e do alinhamento previsto para esta nova geração de 130 cartas fazem parte:
  • "New Visions", mais de 50 pinturas novas e exclusivas criadas por artistas conceituados, e também novos, vindos das áreas da BD e ilustração de Fantasia.
  • "Lost Galaxy", arte vinda dos arquivos da série Galaxy, nunca antes editada.
  • "The Force Unleashed", é preciso dizer mais?
  • Cartas "Vintage" assinadas com os autógrafos de muitos dos artistas da série original "Galaxy".
  • One-of-a-Kind Sketches, esboços desenhados em cartas de formato tradicional e noutros formatos pela primeira vez empregues na série.
  • Arte de Cartazes, BD e capas de livros, imagens carismáticas da saga pela primeira vez impressas neste pequeno formato.
  • Window Poster and Packaging Art, novas pinturas do artista Russell Walks.
Importante mesmo é saber que finalmente se poderá obter uma nova edição da imensamente famosa e ultra-rara carta promocional P3 da colecção Galaxy 2 (erradamente referida na página oficial como P2...) e que alguma polémica levantou no seio da Lucasfilm, que a mandou retirar do mercado e destruir todos os exemplares pouco depois de George Lucas se ter apercebido que o seu conteúdo — um santuário com vários Yodinhas a venerarem um seu semelhante — era pouco canónico e consentâneo com a singularidade que o famoso Grande Mestre Jedi devia transmitir. Entretanto algumas sobreviveram à razia... "Yoda só há um", parecia ser a atitude da época. Felizmente que em boa hora a Lucasfilm decidiu, oficialmente, mudar de opinião fazendo com que a obtenção da carta Yoda-P3 seja mais acessível, mesmo que ainda seja rara. Por exemplo no eBay uma das originais chegou a custar a bela quantia de USD $271,66 (€195,63)! Em Portugal, infelizmente, o hábito de coleccionar este tipo de "cromos" de edição luxuosa é muito raro e praticamente nunca teve expressão no mercado, pelo que completar uma colecção, mesmo que apenas a base, torna-se pouco económico (não nos esqueçamos que as cartas saem aleatoriamente em carteiras como nas outras colecções de cromos). Quem a elas adere trata de encomendar directamente do estrangeiro. Até quando?