Foi hoje divulgada uma notícia que muitos fãs nunca esperariam ouvir: segundo a edição online do jornal inglês The Times, a Lucasfilm autorizou a produção de uma versão sinfónica da saga Star Wars. Intitulada Star Wars: A Musical Journey, este evento multimedia realizar-se-á em Londres no pavilhão O2 (melhor conhecido como Millennium Dome), no dia 10 de Abril de 2009. Uma outra fonte, o portal Yahoo!, relata que à estreia em Londres seguir-se-á uma tournée europeia.
Mas desenganem-se os que já imaginam Mark Hamill a cantar “Luke, be a Jedi tonight” como naquele memorável episódio da série Os Simpsons! Em vez de se tratar de um musical no sentido tradicional da palavra, Star Wars: A Musical Journey será uma espécie de sinfonia acompanhada de projecção de cenas dos seis filmes da saga, e com narração ao vivo. Tratar-se-á, pois, de uma espécie de versão ao vivo do DVD que acompanhava a banda sonora do Episódio III: A Vingança dos Sith e que se chamava, exactamente, Star Wars: A Musical Journey, com Ian McDiarmid a narrar os eventos da saga como elo de ligação entre as peças sinfónicas mais emblemáticas de John Williams, acompanhadas de cenas dos filmes. Desconhecemos até ao momento quem desempenhará o papel de narrador na versão ao vivo.
O evento é produzido pela companhia Another Planet e a sinfonia será interpretada pela prestigiada Royal Philharmonic Orchestra. Confessamos que é difícil conter o entusiasmo de imaginar uma orquestra de 86 membros a interpretar ao vivo e a cores a obra de John Williams! Acresce que o espectáculo será acompanhado de uma exposição com objectos e roupagens originais dos filmes.
Segundo o produtor Spencer Churchill da Another Planet, o mais difícil foi escolher, de entre as mais de 13 horas de filme, as cenas mais emblemáticas para condensar em cerca de duas horas de concerto. Entre as cenas escolhidas incluir-se-ão a destruição da Estrela da Morte, várias cenas de batalha, e da história de amor entre Anakin e Padmé. Infelizmente, Jar Jar Binks também fará uma aparição…
O portal Yahoo! relata que os bilhetes para o concerto de Londres serão colocados à venda já na próxima segunda-feira, dia 15 de Dezembro, com preços a partir de 30 libras. Desconhecem-se, para já, quaisquer locais ou datas da presumível tournée europeia. Estaremos atentos a mais desenvolvimentos desta notícia… afinal Londres está mesmo ali ao lado, e a libra ficou razoavelmente barata nos últimos tempos!