Não, não é mais nenhum episódio Star Wars, nem sequer um qualquer fan film ou o termo de eventual diatribe entre fãs. Falamos do término da guerra entre os vários formatos (também eram apenas dois) de Alta-definição — 'AD' pois. A última vez em que de tal tema falámos (aqui e aqui), vaticinávamos o finado de um dos formatos, lembram-se?
Hoje, notícia da BBC NEWS na sua secção 'Empresa' — "Toshiba drops out of HD DVD war" — é esclarecedor, provando que as notícias anteriores tinham substância (não há fumo sem fogo, certo?)
Com efeito, Atsutoshi Nishida, o presidente do cavaleiro defensor da dama "HD DVD", a Toshiba, reconheceu que por detrás da decisão estão, entre outros motivos, as fracas vendas nos Estados Unidos de unidades neste formato e o apoio dado por diversos estúdios. "Tomámos uma decisão rápida, concluindo que não há forma de vencer a concorrência", disse.
Em que é que isto afecta os fãs Star Wars? Ora, preparem-se para desembolsar mais uns quantos €uros por versões Blue-ray dos vossos filmes favoritos! Em três dimensões ou não.
No reino dos jogos, outra das áreas do entretenimento em que a decisão da escolha do novo formato irá ditar mais mexidas, resta saber qual vai ser a posição da Microsoft face à sua consola NextGen X360, para qual o gigante de Redmond, WA (desculpem mas não descobri chavão mais original) disponibilizava unidades HD DVD como suporte da sua extensa oferta. É que a Toshiba apenas garante o fabrico destas unidades até Março de 2008.
Salve Blu-ray!
Omnia causa fiunt HD DVD...