Foi finalmente ontem divulgada informação oficial sobre aquilo que até então não passavam de especulações sobre a chegada de um novo Role-playing Game Online baseado no universo Star Wars. De facto, e como relata o IGN.com, a LucasArts e a BioWare (famosa pelas séries Baldur's Gate™ e Neverwinter Nights™ e ainda por Star Wars™: Knights of the Old Republic™) finalmente decidiram acabar com os jogos de palavras e a fuga (mal disfarçada) de informações dispersas que apontavam neste sentido (como na altura devida aqui relatámos). Conforme muito bem o IGN refere: um dos mais mal guardados segredos da indústria...
Star Wars: The Old Republic, SW:TOR (reminiscência do título mais famoso e popular da BioWare, Knights of the Old Republic de 2003) será o nome do jogo Online em Mundo Virtual Persistente para Multi Jogadores (MMORPG) a seguir ao relativamente mal sucedido Star Wars: Galaxies (2005-).
Com uma (citamos) "história imersiva, combates dinâmicos e companheiros inovadores" o mundo de SW:TOR situa-se 300 anos após a Guerra Civil Jedi retratada em Knights of the Old Republic (KotOR), ou seja: mais de 3.500 anos antes da ascensão de Darth Vader. Agora, o mais poderoso Império Sith de sempre emergiu das profundezas do espaço para atacar a República e os seus lendários guardiães Jedi. Após décadas de guerra, uma ténue trégua (firmada pelo Tratado de Coruscant) foi estabelecida entre o Império Sith e a República, mas eventos a ocorrerem no jogo estão a conduzir a galáxia de regresso a uma guerra aberta. Este o ambiente em quem se situa SW:TOR e que pode ser lido, entre outros textos introdutórios no sítio oficial.
Como é natural nesta fase da apresentação oficial do jogo, são mais as "intenções" reveladas na página oficial que os "factos", a viver mais tarde com a experiência directa por parte dos jogadores. Abstraíndo eventuais efeitos de Marketing de marca, revela-se que ao contrário da maioria dos MMOs a BioWare e a LucasArts vão, além da Exploração, Combate e Progressão (por níveis), centrar SW:TOR num quarto pilar: a História. Componente, aliás, em que o jogo mais recente da LucasArts (The Force Unleashed) também mais aposta.
Neste momento, e para evitar desnecessárias repetições que se poderão ler directamente no próprio site, apenas destacamos para já a galeria de fotos de arte conceptual e de alguns personagens (humanos, dróides e monstros) e também de algumas imagens "in game", não esquecendo as normais imagens de fundo de ecrã. Das primeiras, fica-nos a ideia de que as fisionomias, nomeadamente as humanas, se afastaram um pouco das que conhecíamos nos familiares KotORes. Mais cartoonescas, serão elas melhores? Piores? Ainda é cedo para avançar mais opiniões mas a impressão geral é de que foi dado um passo atrás. Ou será SW:TOR dirigido às camadas mais jovens de fãs e jogadores, em detrimento do maior realismo esperado (exigido?) pelo jogador mais sério?
Terminamos referindo que, de momento, não é avançada qualquer informação concreta nem sobre disponibilidade do jogo no mercado, nem muito menos dos custos que o seu uso online possam acarretar (a que acrescerá, claro, a aquisição do pacote de software-base para instalação local em PC). Apesar de tudo, uma nota muito positiva aos criadores do novo mundo. Temos ânsia por ele desde há anos. Vejamos se é desta que acertam.