sexta-feira, 9 de março de 2007

Expanded Universe: A Duologia Hand Of Thrawn

No segundo artigo da minha série sobre o EU, continuo a sequência temática do Almirante Thrawn, abordando a duologia Hand of Thrawn que igualmente é da autoria de Timothy Zahn. Como já relatei, a trilogia do Almirante Thrawn iniciou um ciclo de ficção que se desenvolveu durante toda a década de 90. Infelizmente – e na minha opinião – nem todos os autores que se seguiram foram tão bem sucedidos como Zahn a escrever no universo STAR WARS, e alguns enredos são um pouco inverosímeis e/ou repetitivos (sobre eles escreverei um dia). Este ciclo vem fechar-se novamente pela pena (ou teclado!...) de Timothy Zahn, com uma duologia constituída por Specter of the Past (publicado em 1997) e Vision of the Future (publicado em 1998).
Passaram dez anos desde que a grande ofensiva do Grande Almirante Thrawn colocou a galáxia em alvoroço, e o Império já não é o que era. O líder das forças armadas imperiais, Grande Almirante Pellaeon, ex-discípulo de Thrawn, está pronto a fazer o impensável: propor a paz à Nova República. Porém, antes que Pellaeon tenha tempo de apresentar a sua proposta de paz, instala-se o caos quando emergem provas que, há muitos anos atrás, os Bothan – uma raça cuja força política deriva do facto de terem ajudado a Aliança Rebelde a obter os planos da segunda Estrela da Morte – ajudaram o Imperador Palpatine no genocídio do povo Caamasi. É quanto basta para deixar a República à beira da guerra civil. E o pior ainda está para vir: o misterioso reaparecimento de Thrawn, julgado morto, deixa tanto o Império como a Nova República em estado de choque.Os nossos heróis metem mãos à obra para evitar o desastre. Talon Karrde inicia uma busca pelos registos originais que comprovariam o envolvimento dos Bothan, na tentativa de provar que os mesmos terão sido alterados. Essa busca leva-o a confrontar o seu antigo mentor Jorj Car’das, fundador da organização contrabandista que Karrde agora dirige, e que há muito se julgava estar morto.
Por seu lado, Luke Skywalker e Mara Jade embrenham-se nas Regiões Desconhecidas da galáxia em busca da verdade sobre o «regresso» do Grande Almirante Thrawn. A sua demanda leva-os a uma fortaleza secreta e a inesperadas descobertas sobre os planos do Grande Almirante, postos em andamento há mais de uma década…
A duologia Hand of Thrawn não é, na minha opinião, tão bem conseguida como a primeira trilogia escrita por Timothy Zahn. Há alguns enredos laterais – a história de Shada e as sleeper cells Imperiais – que, embora interessantes, se desviam demasiado do enredo principal. E como diz o outro, para estes livros serem perfeitos, perfeitos faltava mesmo... bem, não digo senão estragava mesmo a surpresa. Mas Zahn continua a escrever de forma envolvente e realista, e pelo caminho ainda aproveita a oportunidade para emendar algumas incorrecções feitas por autores que entretanto haviam escrito no EU.
Fechado este primeiro período de ficção no EU, iniciou-se o ciclo New Jedi Order com a publicação, em 1999, de Vector Prime. Ao contrário das trilogias e livros isolados publicados durante a década de 90, na sua maioria independentes uns dos outros, o ciclo ou story-arc New Jedi Order tem um enredo central alargado, sob o controlo editorial de George Lucas e da Lucasfilm, desenvolvido ao longo de diversos livros que podem ser lidos isoladamente. Mas isso será matéria para outro dia…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: