quinta-feira, 10 de maio de 2007

Expanded Universe: Outbound Flight + Survivor's Quest

Mais uma vez Timothy Zahn regressa ao universo STAR WARS e os fãs rejubilam. Outbound Flight (publicado em 2006) e Survivor’s Quest (publicado em 2004) não são exactamente uma duologia, mas antes uma espécie de companion pieces um do outro. Embora Survivor’s Quest tenha sido publicado primeiro, cronologicamente falando Outbound Flight antecede-o, e recomendo a leitura dos livros por ordem cronológica.
Outbound Flight relata-nos a história de um choque de forças com consequências inesperadas para toda a galáxia. Faltam poucos anos para eclodir das Guerras Clone… O poderoso Mestre Jedi Jorus C’baoth lidera um ambicioso projecto de exploração e colonização espacial tripulado por mais de cinquenta mil pessoas, de seu nome Outbound Flight. O seu objectivo: explorar as regiões desconhecidas da Galáxia e até mesmo colonizar uma outra galáxia, ir ousadamente onde ninguém foi (hmm... isto soa-me familiar…). Mas em breve o arrogante C’baoth se assume como dono e senhor da expedição, para descontentamento geral…
Algures do outro lado da galáxia, uma avaria na nave do contrabandista Dubrak Quennto leva Quennto e a sua pequena tripulação, que inclui um jovem coreliano de seu nome Jorj Car’das, muito para além do espaço conhecido e direitinhos ao encontro de uma misteriosa civilização alienígena constituída por humanóides de pele azul e olhos de um vermelho faiscante: os Chiss. E quase sem dar por ela, Jorj Car’das dá por si a ensinar a língua Básico Galáctico a um jovem comandante da frota Chiss, de seu nome Mitth'raw'nuruodo.
Todos estes destinos colidem de forma violenta, quando o misterioso Darth Sidious envia uma frota da Trade Federation, acompanhada pelo seu agente Kinman Doriana, com o objectivo de destruir o projecto Outbound Flight logo que saia do espaço da República Galáctica. O problema é que os enviados de Sidious dão de caras com os Chiss…
Os resultado deste encontro de forças, e o verdadeiro destino final do project Outbound Flight, só serão descobertos mais de cinquenta anos depois, história que nos é relatada em Survivor’s Quest. Os recém-casados Luke e Mara Jade Skywalker são contactados pelos Chiss, que descobriram os destroços da expedição Outbound Flight. E de repente, toda a gente quer acompanhar a festa, incluindo um misterioso embaixador da Nova República, uma brigada de stormtroopers da 501.ª Legião, e uma delegação de uma raça de seu nome Geroon, que insiste que a expedição Outbound Flight os salvou da escravatura. Mas as verdadeiras surpresas aguardam por entre os destroços.
Devo dizer que Timothy Zahn continua em grande forma com esta nova incursão no universo STAR WARS, principalmente com Outbound Flight, livro que eu adorei. É interessante ler Zahn na era da Prequel Trilogy – incluindo uma breve aparição de uma certa dupla de Jedis bem nossos conhecidos! –, especialmente porque Zahn tem bastante jeito para, em poucas palavras, caracterizar os Sith. Permitam-me citar um dos meus parágrafos preferidos:
Sidious's smile vanished...."Who authorized this?""I don't know, my lord," Doriana said, feeling his heart starting to thud in his chest. The last time he'd seen Sidious like this, someone had died. Violently.
Ossos do ofício de trabalhar para um Sith…Mas o melhor deste livro é sem dúvida um primeiro olhar sobre a civilização Chiss, exímios guerreiros que porém apenas admitem entrar em batalha em casos de estrita legítima defesa. Um problema para o jovem Comandante Mitth'raw'nuruodo, adepto do chamado preemptive strike ou legítima defesa preventiva, que consiste em atacar primeiro um inimigo, que está prestes a atacar-nos (isto lembra-me as aulas de Direito Internacional Público na faculdade…). Não é de admirar que este prodígio da táctica militar tenha mais tarde aproveitado uma inesperada oportunidade de carreira, atingindo o topo da hierarquia militar imperial, onde melhor o conhecemos como Grande Almirante Thrawn.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: