Quem não conhece os famosos bonecos produzidos pela Mandala para o não menos famoso e popular programa humorístico "Contra-Informação" que passa na RTP? Tendo estreado na RTP1 em 29 de Abril de 1996, o programa ficou desde logo conhecido pelas suas rábulas políticas e humor corrosivo envolvendo as principais figuras públicas do panorama nacional do momento, caricaturadas por meio de bonecos feitos em látex.
Ontem, no programa que foi para o ar às 12:34h, o "Contra" entrou para a história Star Wars em Portugal por via de um sketch das Produções "George Malucas Ltd." (sic).
Apresentado como "O Lado Sombrio da República — a sétima sequela da terceira prequela da Guerra das Estrelas", o hilariante episódio começa por identificar "George Malucas Ltd. Presents" avançando de imediato o texto
"Era uma vez,
numa galáxia distante,
num país
demasiado perto de nós.
Durante 100 anos,
a República foi considerada
um modelo de democracia
e liberdade.
Mas esse unanimismo
estava prestes a acabar,
com a entrada em cena
dos rebeldes monárquicos.
Uf que seca..."
Uma estória alternativa, contada em vésperas do feriado que assinala a celebração da passagem do 98º aniversário do dia 5 de Outubro, a Implantação da República em Portugal. Protagonizada por Regressado Vader (Regressado Silva ou Aníbal Cavaco Silva), este tenta aliciar o "jovem monárquico" Duarte Skywalker (Dom Duarte Tio/D. Duarte Pio de Bragança) a ir para o Lado Sombrio da República.
Apesar dos conselhos (pagos por cheque passado à ordem de Yoda Vitorino & Associados S.A.) do Mestre Yoda Vitorino (Toni Vitorino/António Vitorino) e das chamadas de atenção do mentor Obi-Wan Só Ares (Mário Só Ares/Mário Soares), o jovem Duarte, mesmo depois do choque que foi saber ser Regressado Vader o seu pai, mostra uma desesperante lentidão em apreender que "saber tu deves, jovem monárquico, que a República tão má asssim o não ser". Ainda não foi desta que será Rei de Portugal e do Universo...
"Estreia a 5 de Outubro!"