Agora que o StarWars.com começou a preparar o terreno para a celebração do lançamento do Episódio I – A Ameaça Fantasma, que celebra o seu 10º Aniversário a 19 de Maio, tendo sido lançado quase 16 anos depois do Episódio VI – O Regresso de Jedi, ocorreu-nos relembrar um factor muito importante do Episódio I e de toda a Saga Star Wars.
Os fãs mais “antigos” estão certamente recordados da antecipação em torno do lançamento do Episódio I, do fascínio que todos sentimos ao ver as primeiras imagens, ou da sensação de euforia que nos assombrou quando pela primeira vez vimos o trailer no cinema.
Também nos lembramos bem da controvérsia gerada após a estreia, com as críticas um pouco mornas, nas quais era valorizada a componente visual e as cenas de acção pura, mas por outro lado eram duramente criticados, tanto o argumento, a caracterização, como o desempenho dos actores.
Mas houve mais um factor que nunca foi alvo de críticas negativas… sim, estou a falar-vos da magnifica música de John Williams.
O que seria da Saga sem a beleza e força da música criada para ela? Seria certamente bastante mais pobre. Não vale a pena tentar descrever em palavras o valor que a música acrescenta aos momentos vividos no Episódio I. Nada melhor do que ouvir um deles, precisamente “Duel of the Fates”.
Neste primeiro vídeo temos oportunidade de rever um pequeno trecho de um ensaio. Só o coro já bastaria para nos causar arrepios, mas quando o coro e orquestra se juntam…
O que dizer quando a música e as imagens interagem?