Universo Star Wars, brevemente muito mais perto do que pode pensar
Sexta-feira, dia 20 de Novembro às 18 horas abrem-se as portas da mostra que celebra a mais famosa saga da história do cinema, com peças únicas e exclusivas que vão estar patentes em 1200 m2 de área. Universo Star Wars é fruto da dedicação e do trabalho de três apaixonados da saga criada por George Lucas, que desde há 32 anos coleccionam as peças que pela primeira vez aparecem juntas numa única mostra. O espaço onde decorre o evento, na praça do Eixo Atlântico, junto ao El Corte Inglés Gaia Porto, vai estar dividido em duas áreas principais, a Azul e a Vermelha.
A área Vermelha Miguel Ángel Cruz Sedeño e Jorge Jimenez Parra são os responsáveis pela mostra Vermelha, que é constituída por mais de mil peças, que contam muita da história de Star Wars. São 300 m2 onde é possível ver uma ampla gama de material vintage, ou seja, todo aquele que foi colocado no mercado entre 1977 e 1985. O destaque vai para peças como o primeiro artigo de merchandising que a marca Kenner lançou no mercado, na altura da estreia do primeiro filme da saga. Artigos como bustos, estatuetas, réplicas de naves, capacetes restaurados e dioramas, entre muitas outras completam a colecção. Miguel Ángel Cruz Sedeño é licenciado em “Business Adiminstration” pela Embry Riddle Aeronautical University, Florida, USA. É piloto de transportes de linhas aéreas e possui ainda um Master Europeu em Marketing Relacional, Directo & Interactivo. Nasceu em Madrid há 38 anos e desde muito cedo que é fã da Star Wars. Foi em torno desta paixão que encontrou o seu “sócio”, Jorge Jiménez Parra também ele nascido na capital espanhola há 41 anos. É diplomado em Ciências Empresariais pela Universidad Complutense de Madrid e possui ainda um Master em Direcção e Administração de Empresas pelo Centro de Estudios Financieros de Madrid. Para eles Star Wars é muito mais do que um simples hobby, que partilham com as profissões que desempenham.
A área Azul O Episódio 1 de Star Wars vai ter um destaque muito especial, para celebrar o décimo aniversário da estreia de “A Ameaça Fantasma” em 18 de Setembro de 1999 (um de Outubro em Portugal). O público vai poder apreciar várias vitrinas, com dioramas de um nível de detalhe incrível com Micromachines e naves à escala, da colecção Action Fleet, todos estes relacionados com o filme. São peças raras, extremamente difíceis de conseguir devido à exclusividade da série que foi lançada no mercado no Natal de 99. Segundo Luismi Alonso, o proprietário da colecção, quem sabe esta não seja a primeira vez que se vê no mundo a colecção completa de Micromachines do Episódio 1, montada numa vitrina com tudo o que foi colocado no mercado relacionado com este episódio, assim como todos os dioramas da Action Fleet correspondentes a esta colecção, que desapareceu em 2001. Por ser a primeira vez que esta mostra está patente em Portugal, Luísmi Alonso quis preparar um presente especial para o público do Grande Porto, criando uma vitrina especial dedicada exclusivamente a Ralph McQuarrie, criador dos desenhos conceptuais da trilogia clássica, assim como de inúmeros elementos de merchandising e postais, entre outros. Nesta vitrina vai ser possível ver alguns dos seus desenhos, numa ampla selecção de imagens e logótipos criados de 1977 até 83.
Luís Alonso é actor e foi justamente a sua paixão por Star Wars, que o levou a empenhar-se nesta carreira. Nasceu em Madrid e desde os dois anos que começou a coleccionar brinquedos e jogos. Foi em 78 que recebeu a primeira peça de Star Wars, como prenda de Natal e nessa mesma altura viu o primeiro filme. Foi uma espécie de amor à primeira vista que marcou toda a sua vida. Quis ser astronauta e seguiu carreira como piloto militar. Aos 33 anos dedicou-se à carreira de actor, a sua outra paixão despoletada por Star Wars. Como hobbies tem o desporto (atletismo e kick boxing) e, claro, Star Wars.
Animação
A animação vai ser uma constante até ao dia 31 de Dezembro, com a Escola de Jedi a marcar presença diária. Durante a semana, ao fim da tarde, os cavaleiros Jedi vão combater as forças do mal, coadjuvados pelos pequenos fãs que se vão iniciar nas “artes” Jedi. As actuações decorrem ao fim da tarde, estando marcadas para as 18.00 e as 19.00 horas. Nos fins-de-semana e feriados as actuações acontecem ao meio-dia e às 18.00 horas. Universo Star Wars completa-se ainda com uma área de venda unicamente dedicada à série, onde os fãs vão poder encontrar inúmeras peças exclusivas que lhes permitirão ampliar as suas colecções. No entanto, a área de venda não se esgota em material específico de coleccionador, podendo ser encontrado o brinquedo mais simples, o presente ideal para este Natal. Tudo sob o conceito Star Wars.
O SWCP também marcará a sua presença no próximo Domingo,com uma pequena exposição de modelos em papel e customs de Star Wars da autoria do Paulo Oliveira.
Os últimos preparativos
Miguel Angel Cruz Sedeño (à esquerda na foto) e Jorge Jimenez Parra (à direita na foto) são os responsáveis pela mostra Vermelha. O dia de hoje foi de grande azáfama, com as últimas peças a serem desempacotadas e colocadas para exposição.
Recordamos que a Área Azul é inteiramente constituída por Micromachines, que Luismi Alonso coleccionou durante toda a vida. Neste espaço, Alex Dosaula trabalhou todo o dia na montagem de uma vitrina monográfica sobre R2D2.
Em Universo Star Wars vão estar expostas mais de 3.000 peças alusivas à saga criada por George Lucas em 1977 e que imortalizou as palavras. “há muito tempo numa galáxia muito, muito distante...”