O Clube de Fãs STAR WARS criado em Portugal, para benefício de TODOS os interessados naquela Galáxia muito, muito distante... A tua fonte de notícias STAR WARS em Português. The STAR WARS Fan Club established in Portugal, for the benefit of ALL those who are interested in that Galaxy far, far away... Your source of STAR WARS news in Portuguese. Contact us, share and enjoy!
quarta-feira, 11 de abril de 2012
STAR WARS - Ataque dos Clones
Autor: R. A. Salvatore
Título original: Star Wars. Episode II: Attack of the Clones
Ano: 22 BBY
Após acabar de ler o Episódio I passei de imediato para este livro, agora pela mão de R. A. Salvatore. Apesar de conhecer a fama da saga do seu elfo negro, Drizzt Do'Urden, nunca li nada deste autor, mas agora posso garantir que neste livro o seu trabalho nota-se, respira acima do livro, tornando-o muito superior ao anterior livro de Terry Brooks.
-Por que é que eu penso que tu vais ser a minha morte? – comentou Obi-Wan acima do clamor.
- Não digas isso, mestre. – replicou Anakin
Aquilo que devemos ter consciência é que este livro tem tudo o que o filme nos dá (Salvatore não muda quase nada do que acontece no filme, sendo para mim a grande diferença a luta final em que aparece mestre Yoda), mas também nos dá muito mais. Salvatore faz um trabalho excepcional, surpreendente até, juntando muitas páginas que não aparecem no filme, explicando tudo muito melhor, deixando para trás a ideia que alguns acontecimentos foram forçados. Se o filme tenta sempre manter um ritmo elevado (nota-se facilmente neste), por vezes destruindo alguma história, Salvatore não o faz no livro, não tendo problema em baixar o ritmo de acontecimentos para nos explicar, por exemplo, como o lado negro da força tolda a visão dos jedi e como Yoda pensa contornar a situação (algo que no filme não nos é mostrado e que adorei), entre muitas outras coisas: a forma diferente como Dooku usa a força e a sua técnica específica na luta de sabres de luz, etc... não vos vou estragar as surpresas.
Com estas páginas ficamos ainda a saber muito mais sobre Padmé, a sua família é-nos apresentada; ainda mais sobre a mãe de Anakin e sua vida em Tatooine, muitas páginas sobre Jango Fett, etc… A relação entre Anakin e Padmé é-nos dada com maior detalhe, mais consistente e completa, tal como o aprofundar de várias personagens.
No geral este livro é mesmo muito melhor do que o filme, podendo apenas dizer que Salvatore consegue criar algo melhor em todos os aspectos menos no esplendor visual (o que sinceramente seria impossível e poderia matar o livro com descrições demasiado extensas).
- Vejo-te a tornares-te o maior de todos os jedi, Anakin – continuou Palpatine. – Ainda mais poderoso que mestre Yoda.
Falando do livro para quem nunca tenha visto a saga, a narrativa é muito bem conseguida, com o autor a descrever acções e diálogos sem nunca tornar o livro desinteressante. As personagens estão bem conseguidas, com especial incidência em Padmé e Anakin, onde o autor consegue que o leitor tenha sempre noção do que se passa na mente de cada um. Um trunfo neste livro.
A história desenvolve-se bem, melhor sustentada do que no filme, e não deixa pontas soltas, principalmente nas movimentações dos inimigos da República, ajudando a perceber um pouco mais sobre o enredo. Mas claro que o centro do livro é Anakin e aos poucos começamos a sentir o medo desta personagem, não só pelas suas atitudes mas também por diversos sonhos. E uma vez mais Salvatore está muito bem.
- Serei o jedi mais poderosos de todos os tempos! – continuou ele. – Prometo-te! Aprenderei a impedir que as pessoas morram!
Anakin é realmente uma grande personagem, em grande parte porque sei o que acontecerá nos próximos livros, mas para já gostei bastante da forma como se desenvolve. O misto de sentimentos! O medo e revolta que corrói a mente humana, a dor de quem perde algo que ama... Nada é tão destrutivo quanto a sensação de impotência.
O único ponto negativo deste livro é que achei o final algo apressado. Compreendo que tenha havido aqui um querer de acabar a história por forma a deixar o leitor de boca aberta, desejando mais livros, mas pessoalmente tinha gostado de mais umas linhas a explicar aqueles últimos acontecimentos. No entanto é algo demasiado insignificante tendo em conta todo o livro.
No geral este livro é muito superior ao filme e foi surpreendentemente viciante mesmo para alguém como eu, que já sabia o que aconteceria de seguida. Salvatore torna a leitura destas páginas em algo compulsivo e divertido. Acredito que a grande maioria dos leitores goste mais do livro do que do filme e tenho a certeza que quem nunca tenha visto os filmes mas comece a lê-los, ficará agarrado à saga até ao fim, muito graças a este segundo episódio.Recomendado! Gostei muito!
Publicada por Luis :http://lerycriticar.blogspot.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: