quarta-feira, 8 de setembro de 2021

COSPLAYER MEXICANA CRIOU UMA FUSÃO IMPRESSIONANTE DA SUA HERANÇA CULTURAL E O SEU AMOR PELA RAINHA AMIDALA

 

Há algo de poderoso sobre Padmé Amidala. Na tela, a personagem encarna uma mulher independente disposta a lutar pelos seus ideais e fornecer uma voz para os sem voz, um líder elegante e sofisticado que exala confiança e classe.

Nas mãos da cosplayer Momo Naberrie, o ícone da moda de Star Wars: A Ameaça Fantasma,é transformado em La Catrina numa celebração para La Día de los Muertos, ou Dia dos Mortos, um tributo adequado à jovem mãe, ex-rainha e senadora galáctica. O mash up cosplay permite que Naberrie, que nasceu e cresceu no México, onde vive hoje, celebre a sua própria herança cultural e a sua personagem favorita de Star Wars num conjunto elegante e elaborado, uma homenagem ao homónimo do seu apelido como cosplayer. 



"Día de los Muertos é o meu feriado mexicano favorito", explica. Embora alguns pensem erroneamente nisso como um feriado sombrio ou macabro, é exatamente o oposto. "É uma celebração feliz", diz ela. "Acreditamos que nesse dia os nossos entes queridos que faleceram vêm nos visitar, então todas as decorações que você pode ver nesta celebração são coloridas, alegres e vibrantes!"

La Catrina, o ícone imortal do Dia dos Mortos, e Amidala têm muito em comum. "Eles são representados por vestidos bonitos, ornamentais e extravagantes", diz Naberrie. "Podemos considerar ambos como fashionistas, com certeza!" E, pessoalmente, as duas mulheres são figuras significativas na vida de Naberrie. "Então, quando a celebração estava perto,eu tive esta ideia:Porque não tentar fazer uma união entre essas duas coisas que eu amo muito?... Estou tão feliz por poder adicionar essa parte da minha cultura a Star Wars. É uma forma de poder compartilhar parte da minha linda cultura e também compartilhar o meu grande amor por Star Wars com o mundo." 


Além do mashup, Naberrie tem um armário cheio de looks inspirados em Padmé que abrangem as prequelas. "Padmé Amidala sempre foi a minha personagem favorita", diz ela.A sua primeira introdução a Star Wars foi em 1999, quando a então jovem de 10 anos viu o trailer na TV e pediu ao pai para levá-la ao cinema. "Foi amor à primeira vista."

Nos 21 anos desde então, Naberrie inspirou-se na mãe dos gémeos Skywalker. "Ela é uma mulher forte e independente que sempre esteve disposta a lutar pelos seus ideais, mas acima de tudo para lutar e ajudar aqueles que não tinham voz ou voto, mantendo valores fortes que admiro muito, como honestidade, lealdade, ajudar os outros e empatia. Ela é uma personagem que me dá força para ser leal às minhas crenças e que me faz sentir tão orgulhosa de ser uma garota neste mundo!" 

Do ponto de vista do design, os trajes altamente detalhados de Trisha Biggar fornecem inspiração ilimitada. Mas a sensação que Naberrie sente quando está com o traje completo da Padmé, é transformadora. "Quando uso os meus cosplays Padmé,sinto-me tão forte e tão bonita. É como se uma energia pegasse no meu corpo e me fizesse sentir como se pudesse fazer qualquer coisa! Graças a ela, ganhei muita autoconfiança. Ela me faz sentir como uma heroína! 

Dito isso, não foi fácil recriar os looks icónicos do personagem. "Desde criança, sempre amei vestir-me como personagem", diz ela. "Lembro-me dos meus pais me oferendo trajes de fantasia." Na idade adulta, Naberrie teve que ensinar a si mesma como criar adereços e fazer uma fantasia "sem conhecimento", diz ela. "Desperdicei muito material por não saber como lidar com isso e praticando com ele", acrescenta, mas resolver esses problemas permitiu que ela assumisse trajes mais complexos.





A sua primeira introdução à comunidade mundial de cosplay estava na fila do cinema para a primeira exibição de Star Wars: O Despertar da Força, quando viu outros cosplayers vestidos de Jedi, Sith, Stormtroopers e outros personagens.  "Estou tão feliz por finalmente fazer parte desta linda comunidade."E o seu cosplay Catrinas Amidala é de particular interesse, desembarcando Naberrie na Revista Cosplay Realm no início deste ano e provocando muitas perguntas da comunidade. "Isso me faz tão feliz! Posso compartilhar com pessoas de outros países a história por trás desta Celebração e a história da própria Catrina! Também serviu para criar um vínculo de pertencimento com todas aquelas pessoas que nasceram noutro país, mas sendo as suas raízes mexicanas, e para mim isso não tem preço." 

Fonte: https://www.starwars.com/

Fotos: Cesar Olguín.


 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: