O que Star Wars simboliza? Os fãs têm se debruçado sobre os temas da saga por décadas, desde a religião e responsabilidade até paternidade e família. Apesar do criador George Lucas uma vez resumir para "não matar pessoas, e ser compassivo", ainda é um assunto febril de debate entre os fãs. À medida que a franquia cresce no ritmo mais rápido sob a administração da Disney, novas histórias provavelmente farão mais perguntas aos fãs. Seja qual for o símbolo de Star Wars, ele lutará para competir com o complexo sistema de iconografia que tem sido parte do universo ficcional desde o seu início. Alguns símbolos que se originaram numa galáxia muito, muito distante encontraram o seu lugar na cultura popular. A Força pode ter encerado e diminuído na continuidade ao longo dos anos, mas a marca sempre foi forte.
Não importa de que lado do universo - Rebeldes ou Resistência, Império ou Primeira Ordem - toda facção entende o poder de um bom logotipo.Entender os símbolos da galáxia é essencial. Você não quer estar pulando ao redor da galáxia e acidentalmente vagar numa cantina do Império ou numa fortaleza da República sem saber no que você se está a meter!
Veja como encontrar o caminho – os dez símbolos de Star Wars que você deve conhecer:
Aliança Rebelde
O símbolo que fez os oficiais imperiais zombarem até a primeira Estrela da Morte explodir. A Aliança Rebelde uniu uma mistura de células rebeldes e senadores renegados em resposta à opressão do Império da galáxia. A aliança encenou uma guerra de atrito, com uma rede de bases e pequenas escaramuças que desmentiram a sua unidade. Eles obtiveram grandes vitórias, especialmente a destruição de duas Estrelas da Morte, e se reconectaram com os Jedi para alcançar o seu objetivo de restabelecer a República Galáctica. O seu símbolo estava marcada nos uniformes da maioria dos membros, particularmente nos capacetes dos pilotos rebeldes. O distinto Pássaro Estrela Vermelha seria adaptado para o emblema da Nova República e a crista do seu sucessor, a Resistência, 30 anos depois. A continuidade atual afirma que o Pássaro Estrelar foi formado pela combinação da assinatura da Mandalorian Sabine Wren e o símbolo do líder partidário e rebelde Saw Gerrera.
Império Galáctico
Como o Imperador Palpatine manteve uma zombaria do Senado Galáctico por muitos anos, ele adaptou o roundel da República Galáctica - que havia removido dois dos seus oito raios durante as Guerras Clónicas - para a sua nova Crista Imperial. Em todo lugar que o Império foi, o novo emblema de seis raios foi uma das primeiras coisas que as pessoas viram – em uniformes, bandeiras, navios, bases e propaganda. Quando se tratava de entregar poder e marca, Palpatine sabia o poder da familiaridade.
Nova República
A Nova República começou com alguns Ewoks dançantes. Com a destruição da segunda Estrela da Morte perto da lua de Endor, a Aliança Rebelde começou a sua dolorosa transformação a nível governamental, replicando a República Galáctica que veio antes enquanto desvendava a Nova Ordem de Palpatine. A Nova República era um estado democrático interestelar como o seu antecessor, com as suas raízes na unidade de diferentes forças. Em homenagem à sua existência conquistada, colocou o símbolo da Aliança Rebelde no centro do seu emblema.
Primeira Ordem
A história da Primeira Ordem repetiu-se quando Star Wars: O Despertar da Força revelou que uma ditadura militar muito familiar estava buscando o domínio da galáxia 30 anos após a queda do Império. O núcleo da Nova Ordem que havia alimentado o Império Galáctico militar contra a Nova República, mas nunca conseguiu fazer jus ao seu ilustre antepassado, mesmo quando o envolvimento do Imperador Palpatine ficou claro. O regresso de Palpatine em A Ascensão de Skywalker,sugere que o seu insidioso olho para detalhes estava por toda a marca. A insígnia da Primeira Ordem é intimidante, com um mostrador de 16 raios representando uma explosão que nunca pode ser contida.
Mandalorian Crest
Os mitossauros brilhantemente chamados,eram répteis gigantes que pisavam o mundo de Mandalore na antiguidade. Antes da sua inexplicável extinção, eles foram domados e montados pelos primeiros lordes mandalorianos - então não admira que eles se tornaram um emblema para o poder e as proezas dos guerreiros do clã. O símbolo até sobreviveu ao cataclismo que arruinou o seu planeta e mudou o seu modo de vida. Podemos notar este motivo característico do crânio em sua armadura corporal, incluindo o Boba Fett – uma ligação com o passado e esperança para o futuro. Diz a lenda que o Mitossauro um dia regressará, levando Mandalore a uma nova era.
Sol Negro
Black Sun (Sol Negro) foi um influente sindicato criminoso que se tornou proeminente durante as Guerras Clónicas quando a atenção Jedi estava noutro lugar. Como mostrado na série animada The Clone Wars,as suas ligações se estenderam ao Sith Lord Darth Maul e desempenharam o seu papel na formação da galáxia à medida que o Império emergia. Embora o Sol Negro tenha aparecido pela primeira vez na franquia no evento multimídia Star Wars Shadows of the Empire, The Clone Wars confirmou o seu emblema característico, mas autoexplicativo no cânone.
Sith Eterno
República Galáctica
A República foi a democracia governante que combinou sistemas solares em toda a galáxia por mais de 20.000 anos. Cobriu uma área enorme e deve ter pensado que tinha visto e sobrevivido a tudo antes que o Imperador a dissolvesse internamente durante os eventos de Star Wars: Uma Nova Esperança. O pico da crista da República veio durante as Guerras Clónicas, repletas de hardware militar, para apresentar a imagem de uma galáxia unida sob a Força. As tentativas da República de derrotar separatistas e siths com a ajuda dos seus antigos aliados, a Ordem Jedi, falharam quando o Império e a sua Nova Ordem a reduziram a nada.Por muitos séculos, o emblema da República Galáctica projetou a sua unidade. Apropriadamente, era uma versão simplificada da antiga engrenagem emblema de Dai Bendu – um precursor dos Jedi que venerava o equilíbrio numérico da Força benevolente no universo.
Ordem Jedi
Trabalhando com a República por milênios, a Ordem Jedi era mais do que o seu músculo empunhando sabres de luz. A ordem espiritual dos Jedi existiu por milénios antes de ser quase totalmente varrida na ascensão do Império ao poder.Um símbolo de paz natural e justiça, a crista aspiracional da Ordem Jedi se assemelhava ao emblema da Velha República. Uma lâmina de luz sugeriu um nascer do sol, embora o centro do emblema Jedi fosse inequivocamente um sabre de luz. Sem surpresa, este emblema não é tão familiar quanto os outros – naturalmente, não estava estampado em vestes Jedi. Mas era um sinal de tempos mais sombrios quando os Jedi o ostentaram nas suas armaduras durante as Guerras Clónicas.
Império Sith
O Império Galáctico pode ter sido o maior golpe dos Sith para o poder ilimitado, mas não foi a primeira vez que o lado negro tinha provado esse nível de controle. O Império Sith Reconstituído era um território feudal controlado pela Força cobrindo milhares de sistemas estelares escuros e desconhecidos. Surgiu depois que uma sucessão de impérios sith anteriores se havia desmoronado durante a sua luta contínua com a República Antiga, e o lado negro tinha sofrido perdas dramáticas na vividamente chamada Grande Guerra do Hiperespaço. O novo Império Sith demonstrou uma das grandes habilidades do lado negro:Paciência.
O símbolo do Império era incrivelmente semelhante ao da República Galáctica que desprezava, mas inspirava-se igualmente no precursor Jedi, o Dai Bendu. Por diferentes razões, o motivo familiar compartilhado por dois inimigos era um sinal certo de que a Força detinha muito mais poder e influência na galáxia milhares de anos antes da Guerra Civil Galáctica intensificar uma engrenagem em Uma Nova Esperança.
Fonte: https://wegotthiscovered.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: