Uma vez que passam já dois anos sobre a estreia do Episódio III, começa a tornar-se um pouco difícil encontrar material STAR WARS das colecções passadas. Eu que o diga: na semana passada o Toys "R" Us do Colombo ainda tinha a action figure número 500 da Hasbro, aquela com o Darth Vader na câmara de meditação, e eu estupidamente não a comprei. Ontem, claro, só havia três Mon Mothma, um Palpatine e cerca de cinquenta (!) Feltipern Trevagg. But I digress…
Assim é que, o coleccionador diligente, em busca da tal figura que lhe falta, envereda pela Internet e mais cedo ou mais tarde se vê a surfar no site de leilões eBay, onde se vendem desde alfinetes a automóveis. Faço ocasionalmente compras no eBay, mas nunca de valor muito elevado, e posso dizer que a experiência tem sido positiva. A maioria das minhas encomendas chega dos EUA ou do Reino Unido, sem problemas. A única vez que não recebi uma encomenda foi um casaco comprado a um vendedor francês que me reembolsou o pagamento, sem que fosse necessário iniciar qualquer procedimento de queixa. Mas o eBay pode ser tão pantanoso como Dagobah! Vejamos...
Don't be too proud of this technological terror you've constructed…
Por muito que se fale sobre as maravilhas da tecnologia, no fim da linha estão sempre pessoas! No eBay, como em qualquer parte, fazem-se bons e maus negócios, mas dada a particular natureza do site, que se limita a ser um ponto de encontro entre comprador e vendedor, todo o cuidado é pouco.
You will never find a more wretched hive of scum and villainy. We must be cautious.
O comprador não pode facilitar e deve sempre manter-se informado. Infelizmente, todos os dias inventam novas maneiras de defraudar as pessoas! Nunca aceite ofertas para adquirir artigos em transacção privada. Trata-se de uma conduta proibida que deve ser reportada à administração do site. Qualquer transacção não concluída através dos canais do eBay não oferece protecção absolutamente nenhuma!
Trust your feelings, Luke!
O comprador deve analisar cuidadosamente o artigo que pretende comprar. As fotografias são nítidas? A descrição é detalhada? O vendedor faz referência a política de reembolsos? Se tem dúvidas sobre a terminologia usada, pode ir sempre ver o nosso glossário! Todas e quaisquer dúvidas devem sempre ser resolvidas fazendo todas as perguntas necessárias antes de licitar ou comprar um artigo. Não há nada pior que ganhar um leilão e depois mudar de ideias!
Fast ship? You've never heard of the Millennium Falcon?
O feedback é a ferramenta mais óbvia para ajuizar da reputação e seriedade de um vendedor no eBay. Um feedback 100% positivo é, claro, a situação mais desejável. Se o vendedor não tem feedback de 100%, recomenda-se a utilização do «motor de busca» Toolhaus, o qual permite uma análise do feedback neutro e/ou negativo recebido por um determinado utilizador do eBay.
Myself, the boy, two droids, and no questions asked…
Tenha muita atenção aos portes, em certos casos o valor final a pagar pode quase duplicar! Uma vez que mesmo os vendedores europeus raramente discriminam os custos de envio para todos os países, é sempre recomendável enviar uma mensagem ao vendedor sobre o valor exacto dos portes. Se comprar dois ou mais artigos ao mesmo vendedor, é comum haver um desconto nos portes de envio. Caso esteja a licitar em dois leilões e um acabar primeiro que o outro, a maioria dos vendedores não se importa de esperar para ver se ganha o segundo e depois enviar os artigos juntos. Como sempre, pergunte antes!
I'm in it for the money!
Estamos todos, não estamos? Os vendedores normalmente não andam a fazer caridade, e os compradores também não estão para dar couro e cabelo – eu pelo menos não estou… Defenda-se dos comerciantes abusadores, vulgo scalpers. Informe-se sobre o valor actualizado do artigo que procura antes de se aventurar no eBay, para evitar ser levado na conversa do «item raro», «edição limitada», etc. Nos leilões é fácil deixar-se levar e acabar por licitar mais do que estava à espera. Fixe um limite a si próprio e mantenha-o. O mundo não acaba se não vencer o leilão!
I have a bad feeling about this…
Em última análise, se não se sentir totalmente seguro sobre uma compra, não licite. É melhor do que arrepender-se depois. Todos os dias milhões de artigos são colocados à venda no eBay, quem sabe daqui a uns tempos volta a encontrar o que procura…
You don't need to see his identification.
Como sucede em toda a Internet, cuidado com a divulgação dos dados pessoais! O eBay requer uma série de dados de identificação para o registo, mas essa é informação confidencial que não é passada aos vendedores. Na maioria das transacções internacionais os vendedores só aceitam PayPal. E eu recomendo aos compradores que só façam pagamentos com o PayPal. Porquê? Trata-se de um sistema de intermediação de pagamentos cada vez mais utilizado em todo o mundo, através do qual a única informação que necessitamos de transmitir para receber ou enviar pagamentos é um e-mail. O PayPal tem o nosso número de cartão de crédito, mas não o transmite ao vendedor, limitando-se a enviar-lhe o pagamento. Por outro lado, caso um artigo não seja recebido e/ou não esteja conforme a descrição do vendedor, é possível apresentar uma queixa e requerer o reembolso através do PayPal. Já os pagamentos através de transferência bancária, Western Union, etc., não têm qualquer tipo de protecção acrescida.
Uma última nota: encontram-se disseminadas por toda a Internet mensagens de e-mail fraudulentas, mascaradas de mensagens do PayPal e solicitando ao cliente que siga um determinado link para actualizar informações da conta. Nunca, mas nunca cliquem nesses links! A finalidade desses mais é roubar os vossos dados e utilizá-los para fins nefastos! Todos os acessos ao PayPal devem ser feitos através da página www.paypal.com.
Estes são os meus breves conselhos, mas lembrem-se: A Jedi uses the Force for knowledge and defense. A informação é sempre a melhor arma para um coleccionador se defender dos abusos. Coleccionar pelo coleccionar, sempre!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: