...Nunca fez mal a ninguém e depois de ouvir o talk-cast do Cris e da Cortney Macht fiquei a pensar (sim, por vezes também me dá para isto).
A pensar no que é ser-se tão aficionado por Star Wars que se é levado a tomar o passo seguinte — depois de tantos outros passos — na senda para onde foi magneticamente levado quem viu um discreto filme de Fantasia (ficção?) Científica há 30 anos atrás. O passo foi a criação deste clube, já legal face à lei portuguesa que rege as associações não-lucrativas como é a nossa (falta apenas aguardar pela publicação da sua constituição em Diário da República). Primeiro, o que nos leva a tomar uma decisão destas? Porquê apenas trinta anos "depois"? Alguém se interessa, além de nós quatro? (a resposta é um claro e motivador "SIM")
Além de congregar os aficionados já fiéis e captar o interesse de outros (conforme o declaramos, aliás, nos nossos estatutos) temos, por aquele facto, um papel de salutar responsabilidade para com a comunidade que já criámos. Decidimos logo desde o início — e por "início" não nos referimos à data em que primeiro nos apresentámos online, mas àquele momento tão etéreo e impossível de determinar em que sentimos que tinha de haver "algo" de Star Wars em Portugal feito em outros moldes — decidimos, dizia, não nos colar a organizações já existentes, ainda por cima estrangeiras. O SWCP, Star Wars Clube Portugal, é "O SWCP" e tem no âmago uma (talvez pequenina) diferença em relação aos demais grupos nacionais que existiram e já se finaram: pomos Star Wars acima de tudo, às vezes até acima de valores mais fundamentais como "família", e nunca nos colámos a imagens exteriores para fazer valer as nossas posturas nacional e internacional. Não precisamos! E mesmo que precisássemos, por mim, que por acaso e até haver uma Assembleia Geral nesse sentido, sou actualmente o presidente do clube, nunca aceitaria fazê-lo de outro modo.
E atendendo aos meus contactos pessoais no seio da comunidade internacional isso teria sido o mais fácil de tudo! Mas dá(-nos) muito mais gozo "desbravar" e ser pioneiro, que "aproveitar" ondas que nunca foram nossas e que já tiveram os seus surfistas a ocupá-las. Quem apanha ondas nunca pode contar que elas sejam eternas. Todas desaguam numa qualquer costa e aí morrem. Nem aqui no clube podemos garantir que o SWCP seja "para sempre"... (apenas Star Wars é para sempre, como todos já bem sabemos...)
Na qualidade de um dos mentores deste projecto agradeço em nome da equipa a todos quantos nos têm entusiasticamente contactado. Para começo e ao contrário de, por exemplo, em Espanha (em que alguns dos maiores clubes de hoje começaram com 4-5 elementos), afirmo com segurança que começámos com o pé direito e estamos representados em mais cidades que apenas a capital do país. Mesmo que fôssemos os tais quatro ou cinco tudo valeria a pena e para eles continuaríamos a labutar. O clube é 100% Português, é criado a pensar em vocês e um dia serão VOCÊS a estar à sua frente. É por isso que criámos esta sociedade. É para isso que respiramos, sonhamos, trabalhamos todos os dias com STAR WARS e é esse o principal motor que nos dá a energia que tentamos transmitir nestas páginas. Tudo, portanto, volta ao início: VOCÊS!
Temos os nossos projectos e muitos mais que ainda não divulgamos (ainda). Cabe a vocês, associados, transmitir-nos também o que vos passa pela cabeça e que linha querem ver o clube SWCP seguir. Estamos abertos a tudo e dispostos a enveredar pelos caminhos que entre todos convencionarmos poderem ser os mais adequados.
Chega de filosofia, mas não deixem também de entretanto "pensar" nisto que vos digo e no que querem para Star Wars em Portugal. Até breve. Até já. Até sempre!
Que a Força possa estar connosco, sempre!
O Clube de Fãs STAR WARS criado em Portugal, para benefício de TODOS os interessados naquela Galáxia muito, muito distante... A tua fonte de notícias STAR WARS em Português. The STAR WARS Fan Club established in Portugal, for the benefit of ALL those who are interested in that Galaxy far, far away... Your source of STAR WARS news in Portuguese. Contact us, share and enjoy!
Continuem o bom trabalho. À medida que for cada vez mais visível este espaço, mais "geeks" surgirão e o que não falta por aí são aficionados da melhor história jamais contada.
ResponderEliminarOlá André e obrigado pelas palavras de incentivo.
ResponderEliminarSomos, de facto, "muitos". Só temos de os alertar para o nosso clube. Cabe também aos sócios divulgá-lo. Contamos com todos para isso.
Abraço!