Os fãs da Guerra das Estrelas já devem saber que em países anglófonos se gerou em 2001 uma brincadeira que pretendia incluir "Jedi" na lista de Religiões do planeta Terra. Na Austrália, aquando do censo havido naquele ano, "Jedi" foi de facto identificada por 70.000 inquiridos como sendo uma religião (?!) e no Reino Unido serão 390.000 os seguidores da fé Jedi (Inglaterra e País de Gales).
Isto tudo porque o The Official STAR WARS Blog volta à carga com a notícia, de origem BBC News, de que dois irmãos das ilhas britânicas, Barney e Daniel Jones, acabaram mesmo por decidir fundar uma igreja que correspondesse a esta nova tendência... religiosa. Nascerá no próximo mês de Abril a "UK Church of the Jedi".
Entre os "serviços" disponibilizados contam-se os sempiternos sermões (sobre a Força, claro), treino com sabres de luz — uma variante religiosa nada católica (perdoe-se-nos a comparação) atendendo às inevitáveis consequências que o uso de armas tem na difusão religiosa... — e técnicas de meditação (mais pacífico).
Acrescentando infâmia à injúria (desculpem mas não resisti, face à temática da notícia), os dois irmãos vão primeiro inaugurar oficialmente um "capítulo" da sua "igreja" no condado de Surrey e só depois, em Abril, num local ainda a alugar no Condado de Anglesey, é que irão disponibilizar um espaço para realizar os seus próprios serviços... (Pois, começam pela sucursal e só depois vem a filial)
Para terminar só nos resta afirmar, religiosamente, Amen...