Esta arte japonesa da elaboração de figuras ou objectos através da simples dobragem de papel, que em geral exclui a possibilidade de efectuar qualquer colagem ou corte, pode ter um cariz simples ou mais complexo conforme o resultado final que se pretenda obter.
Nos casos aqui apresentados, relativos a figuras representativas da Saga Star Wars, existe um bom nível de complexidade, tendo os esquemas para a sua concretização sido elaborados por especialistas em Origami.
Mas existem outros factores a ter em conta quanto ao resultado final, nomeadamente a qualidade e tipo de papel utilizado ou a capacidade artística de quem efectua a dobragem.
A partir de um mesmo esquema, podem obter-se resultados muito diversos, conforme se atesta nas imagens da figura do Mestre Yoda, cujo esquema foi elaborado por Fumiaki Kawahata e dobrado por diversas pessoas:
Não sabemos quem são os autores das duas primeiras figuras acima (se alguém souber, agradecemos que nos envie essa informação), mas a terceira figura foi dobrada por Phillip West. Quem quiser tentar a sua própria versão, basta aceder a uma página do Scribd.com onde o esquema está publicado.
As imagens dos origamis dobrados pelo Phillip West aparecem muitas vezes nas páginas e fóruns da Internet, como bons exemplos desta arte quando relacionada com o tema Star Wars. Porque concordamos que os trabalhos dele merecem este destaque, aqui ficam algumas imagens adicionais: