Ou, como lhe chama originalmente a versão online do Chicago Tribune, Inside George Lucas' Skywalker Ranch.
O jornalista Geoff Boucher do Los Angeles Times visitou recentemente o Skywalker Ranch em San Rafael, no Marin County, (privilégio apenas concedido a relativamente poucos outsiders), conta-nos a sua experiência pessoal "depois de ultrapassar os portões da entrada" deste fenomenal e curioso rancho de de cerca de 21 Km quadrados (2087 hectares), verdadeiro Shangri-la para qualquer fã de STAR WARS. Para George Lucas este é o centro do seu império do entretenimento e 2008 marca a passagem dos 30 anos da compra do rancho.
No seu artigo, conclusão de uma visita de quatro dias (?!), o jornalista tece uma série de comentários sobre as peripécias por que passam todos aqueles que tentam aceder às instalações, que incluem uma brigada de incêndios privativa e exclusiva, fornecendo algumas engraçadas histórias sobre o assunto.
Quanto ao proprietário, Boucher não chegou a falar directamente com Lucas, mas antes com Noah Skinner, o gestor de todo o Rancho Skywalker, que o acompamnhou pela propriedade e os diversos pontos de inetersse, como a mansão de estilo Victoriano (o edíficio principal, mas que não é residência), o Lago Ewok, o extenso olival, a adega, a manada de 21 cabeças de gado bovino Wagyu japonês, o Edifício Técnico (lar do Skywalker Sound e que inclui um auditório na cave), a biblioteca e os arquivos ("ou que deles me deixaram ver" como desabafa o jornalista), etc., etc..
A propósito de conversas havidas com Jane Bay, a assistente pessoal de Lucas desde há 30 anos, são-nos relatados episódios da vida do cineasta e diversas curiosidades sobre a sua personalidade.
O artigo encerra com um pequeno extracto da conversa que George Boucher teve com Lucas (não o pai, mas o filho de 14 anos, Jett Lucas, protagonista como jovem Jedi em O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith).
A ver igualmente, ambas as galerias fotográficas que nos mostram alguns dos cenários e locais referidos no texto e também imagens icónicas e actores dos filmes da saga.
No todo, este é um relato de certo modo 'de fundo' sobre um dos mais famosos ícones associados a George Lucas e ao seu trabalho em prole do desenvolvimento das nossas imaginações e do Cinema em geral. De leitura recomendada e a guardar para a posteridade.