segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

WonderCon 2008 Traz Novidades

A convenção WonderCon 2008 teve lugar este fim de semana na bela cidade de San Francisco. Damos destaque ao evento na parte que concerne à apresentação de Steve Sansweet — a sua primeira oficial do ano em eventos do género — subordinada ao tema "Inside Lucasfilm With Steve Sansweet" e que teve lugar no sábado, dia 23 de Fevereiro. O blog oficial dá-nos disso conta em três partes (aqui, aqui e aqui) das quais destacamos: Brett Rector, Assistente de Produção, juntou-se ao Steve para nos falar de The Force Unleashed...
  • O desenvolvimento do jogo atingiu a fase de Alpha Stage antes do Natal de 2007 (basicamente significa que neste ponto, todas as características que se desejavam implementar no software estão já todas presentes e o programa já foi enviado a testadores; seguir-se-á ainda uma fase de testes Beta, antes do produto ser dado como final). George Lucas esteve envolvido no projecto TFU logo desde o início, especialmente pela sua preocupação em que tudo se encaixe fluidamente na continuidade da saga (lembremo-nos que TFU se situa temporalmente entre o final do Episódio III e pouco antes do início do Episódio IV, fazendo a ligação entre a Trilogia Original e a Segunda (um pouco como a série animada Clone Wars do Cartoon Network fizera antes da estreia do Episódio III, estabelecendo a ponte entre este e o Episódio II).
  • Haverá cerca de 20% de comédia e algo de "interesse amoroso" (por sugestão inicial de Geoge Lucas), papéis preenchidos na narrativa respectivamente pelos personagens do dróide PROXY e da humana Juno Eclipse.
  • Reitera B. Rector (BR) a intenção de tornar TFU como uma espécie de experiência cinematográfica realista, imergindo ao máximo a audiência com a ajuda das duas novas tecnologias de programação já aqui por nós divulgadas, Pixelux (ou DMM, Digital Molecular Matter) e Euphoria (i.e. Natural Motion) [um à parte para referir que é à conjugação de ambas, ainda por cima desenvolvidas por empresas diferentes, que BR atribui os dois adiamentos até agora verificados, tal a compexidade e frescura destas tecnologias].
  • É referido o gigantismo das diversas paisagens e ambientes (especialmente aqueles que são 'ao ar livre').
  • É explicado que o Aprendiz (i.e. "eu", enquanto jogador) é de tal modo "Secreto" que Vader faz tenção de que nem o Imperador saiba da sua existência...
  • Sobre os (outros) personagens, conhecidos ou não, BR confirma a presença de Shaak Ti ("o Jedi que não podia ser morto" nas palavras de SS). Desta vez, BR deixou escapar que temos a hipótese de a matar, ao que o SS replica meio a brincar: "Shhhhh!" (e o BR: "Talvez."). Sem comentários. :) Além desta, a Princesa Leia e o seu pai adoptivo, Bail Organa, surgirão juntamente com alguns convidados surpresa.
  • Sobre os locais, além dos quatro já aqui divulgámos (Felucia, Raxus Prime, Kashyyyk e a fábrica de construção de TIE fighters), parece que uma certa Estrela da Morte virá dar uma espreitadela.... (esta uma novidade, até ao momento, absoluta)
  • A propósito da (relativa) especificidade da versão Wii do jogo, BR afirmou que os lightsabers são considerados (?!) poderes da Força e serão manipulados em combates pelo jogador com os dois periféricos mais conhecidos desta consola (Nunchuck para aplicar os Force powers e Wiimote para girar e manipular o sabre de luz). É suportado o duelo entre dois jogadores, sendo que nesta variante provavelmente haverão personagens do Universo Expandido.
  • Novidade relativa é o facto de se poder jogar como Darth Vader no primeiro nível do jogo.
  • Sobre a missão em Raxus Prime (reler artigo assinalado três parágrafos acima), volta a falar-se da luta com o Mestre Jedi Kasdan Paratus, mas acrescenta-se a novidade de que haverá uns lampejos de Junk Jedi (Jedi feitos de... entulho??).
A propósito de STAR WARS: The Clone Wars (TCW), Steve contou com a ajuda em directo de Dave Filoni e Catherine Winder, de cuja animada conversa resultaram os seguintes excertos...
  • Destaque maior para o novo trailer vídeo da série, Introducing STAR WARS: The Clone Wars, que contém muitas cenas inéditas (e até que enfim!).
  • TCW é em simultâneo mais um filme STAR WARS (no cinema) e também um programa semanal (na TV) que durará muitas semanas. Sobre o enredo tanto do filme, como da série Dave Filoni nada pôde dizer como seria de esperar. Nem mesmo frente ao Director de Gestão de Conteúdos e Relações com os Fãs... ;)
  • Repetiu-se que em TCW cada episódio conta uma história (nalguns casos e duas ou três partes) mas que fará parte de uma cenário mais amplo.
  • Instado a revelar ao menos um nome novo nos protagonistas da série, D. Filoni lá nos disse (mas isso também se viu no novo trailer...) que iria aparecer o Jedi Kit Fisto.
  • DF falou ainda de outros personagens — Sora Bulq, Quinlan Voss (que por acaso o matou...) e a Dark Woman (An'ya Kuro) — mas pelos vistos a Catherine Winder não aprovou a sua presença, o que a confirmar-se é pena, pois são personagens dos mais interessantes do Universo Expandido.
  • O filme (que estreia a 15 de Agosto de 2008) conta uma história autónoma e é onde a Jedi Ahsoka fará a sua primeira aparição (portanto infere-se que algumas das imagens do novo trailer pertencem já ao episódio para cinema).
  • O filme será a porta de entrada (digamos) no enredo comum que irá percorrer toda a série televisiva.
  • A série está escrita tendo em conta não só o fã firmado, como também uma audiência menos versada na galáxia STAR WARS.
  • Os trabalhos iniciais sobre o projecto iniciaram-se há quatro anos atrás.
Ao Steve juntaram-se também, numa espécie de vídeo-conferência, Seth Green e Matt Senreich, os dois criadores da famosa série televisiva de marionetas Robot Chicken...
  • O Robot Chicken STAR WARS Special vai sair em DVD "algures em breve", diz SG, e incluirá mais de duas horas de extras.
  • Provavelmente irão ser produzidas mais paródias STAR WARS. "É 99% yes" afirma o Matt.
Não sendo estas umas 'novidades absolutas' em 90% do que o Steve apresentou, mesmo assim nenhum dos presentes no certame terá dado por mal empregue o seu tempo. STAR WARS é para sempre, certamente, e 2008 é o ano em que começa uma nova etapa da saga. Como será a Guerra das Estrelas em 2037?