Quando Stephen J. Sansweet anunciou no passado dia 23 de Fevereiro, durante a WonderCon 2008, a celebração dos 30º aniversário STAR WARS com a realização da primeira convenção oficial no Japão, o interesse dos fãs redobrou (ou renovou-se).
A fazer juz a tal interesse — quem não gostaria de poder assistir a mais uma convenção ou nunca se sentiu atraído pela sua civilização? — o StarWars.com divulga 10 factos (eventualmente) pouco conhecidos sobre a saga, tal como é vivida no país do Sol Nascente. São eles, pela pena de Pete Vilmur:
- Bolhas no Espaço, ou como os dois rivais das bebidas gaseificadas mais conhecidas do planeta levaram as suas campanhas e promoções de índole publicitária a níveis... galácticos.
- Fortaleza Escondida, ou como um filme galáctico como STAR WARS tem mais a ver com o Japão Medieval do que se possa pensar... George Lucas admitiu diversas vezes ter sido influenciado por um dos seus 'mestres' da 7ª Arte, Akira Kurosawa, e pelo seu filme de 1958 intitulado "Kakushi toride no san akunin", A Fortaleza Escondida.
- Recebendo a mensagem, ou como logo em 1978 surgiu um curioso derivado cinematográfico do filem STAR WARS, "Uchu kara no messeji" (ou Mensagem do Espaço) de seu nome. E teve sequela!
- Dobragens em Japonês.
- O primeiro em Museus, ou a exposição intitulada "George Lucas Exhibit".
- "Super Live Adventure", o musical de 1993 inspirado na saga e que incluía cenas inspiradas também noutros lançamentos da Lucasfilm como Indiana Jones, Willow, Tucker, American Graffiti, etc..
- Clube de fãs oficialmente sancionado em 1983.
- STAR WARS vira Panasónica. É apresentada outra imagem da campanha da Panasonic, em alternativa à reprodução de um cartaz da mesma campanha apresentado em anexo no livro "The STAR WARS Vault", co-escrito por Stephen J. Sansweet e pelo próprio Pete Vilmur.
- Star Cars, ou a forma pela qual dois dróides ajudaram a vender automóveis de uma conhecida marca nos anos '990.
- STAR WARS apenas estreou em 1978.