O blog official de Star Wars não pôde deixar de o mencionar e nós também não queremos perder a oportunidade.
Estamos a referir-nos ao tributo prestado, pelo io9.com, às mulheres de pele verde que povoam o imaginário da ficção científica e da fantasia.
O título original do artigo do io9.com é algo como: “As Mulheres de Pele Esmeralda que Fazem do Universo um Lugar Mais Verde”. Se o referimos é obviamente porque a nossa querida Oola está na lista das sedutoras que trazem um colorido especial ao universo.
Conforme ali se diz: Oola é comprovadamente uma escrava, uma Twi’lek que foi tragicamente enganada para aceitar tornar-se uma escrava dançarina ao serviço de Jabba the Hutt. Passou fome, foi obrigada a servir Jabba e era espancada por todo e qualquer acto de desobediência. Quando acreditava que iria ser salva por Luke Skywalker, actuou uma última vez para o seu “dono”, desafiando Jabba no final da dança quando aquele procura impor-lhe a sua vontade, acabando lançada através de um alçapão ao esfomeado Rancor de estimação de Jabba.
Foi um final trágico mas que marca a sua passagem pelo Episódio VI, garantindo-lhe um lugar de destaque na galeria de personagens secundárias da Saga Star Wars.