Se…
É precisamente de um “Se” que o presente artigo é feito.
O io9.com foi repescar uma entrevista do produtor dos Episódios IV e V, Gary Kurtz, para nos colocar perante um cenário em que o Episódio VI – O Regresso de Jedi, teria um final bem diferente.
Kurtz disse na altura que a linha de continuidade que perdeu força, foi aquela em que Vader convida Luke a juntar forças consigo para derrotar o Imperador, não para se tornar o líder todo poderoso da Galáxia, mas sim para se redimir, para desfazer os erros do passado com a ajuda do filho.
Neste final que estava inicialmente previsto a história era mais pungente e previa a coroação de Leia enquanto rainha do que restava do seu povo, tomando a seu cargo um destino Real, ou seja, tomaria o seu lugar de líder, que a distanciaria das restantes personagens. Luke partiria procurando o seu próprio destino. Era um final mais agridoce, em que Leia não seria a irmã de Luke (caída do céu aos trambolhões). A irmã de Luke seria uma personagem desconhecida e a viver no outro lado da Galáxia, que não apareceria senão no episódio seguinte.
Se este final original tivesse ido em frente, será que gostaríamos mais do Episódio VI e da Saga Star Wars?
As respostas são muito variadas, conforme se pode ver na página do io9.com, os pontos de vista diferem conforme a idade dos intervenientes, conforme a altura em que tiveram oportunidade de ver o episódio VI e as características que cada um mais aprecia nos filmes e séries de ficção científica.
Numa mostra de verdadeira democracia, todos tem direito à sua opinião, desde os que defendem que só após a morte de George Lucas será possível reavaliar a Saga e desfazer alguns (muitos) erros cometidos pelo autor, até aos que consideram que não se deve mexer numa única linha!
E vocês, o que acham?