A história de como os planos da primeira Estrela da Morte foram roubados é contada em Canon e Legends, mas como os Rebeldes roubaram os planos da Segunda Estrela da Morte?
Dois romances retratam parte do roubo dos planos em Canon, enquanto em Legends, a linha do tempo original de Star Wars (anteriormente chamada de Universo Expandido), a história completa é contada através de b.d, romances e videojogos.Em O regresso de Jedi menciona notávelmente a morte de muitos Bothans no processo de obtenção dos planos. Os Bothans e o seu papel no roubo dos planos diferem entre as duas continuidades.
Em Legends,os Bothans são uma espécie de mamíferos conhecida pela sua rede de espionagem e lealdade aos rebeldes. Graças a eles, a Rebelião invadiu o cargueiro imperial Suprosa (mostrado em Sombras do Império e Aliança X-Wing), obtendo os planos. Com os planos garantidos, mas criptografados, os rebeldes levaram-nos ao mundo-colónia Bothan de Kothlis para serem descriptografados, mas uma força imperial considerável conseguiu interceptá-los, levando a uma grande batalha em órbita e mais tarde na superfície do planeta. A Batalha de Kothlis foi retratada em Sombras do Império,Rogue Squadron II: Rogue Líder e Aliança X-Wing. Embora a batalha tenha sido uma vitória rebelde, houve altas baixas entre os seus aliados bothanos, o que Mon Mothma reconhece tristemente em O Regresso de Jedi.
Em Canon, o roubo dos planos foi coberto em detalhes vagos nos romances Lost Stars e Moving Target: A Princess Leia Adventure. O roubo real dos planos é menos focado do que o vazamento intencional de Palpatine deles para a Rebelião, bem como a sua sabotagem secreta da Estrela da Morte II para fazê-la parecer vulnerável a um ataque rebelde.Aqui,os Bothans ainda não foram retratados visualmente na continuidade canónica, já que a sua única aparição está no romance Bloodline. Os bothans não são descritos visualmente no romance, mas a sua linguagem (composta por rosnares) é mencionada. A rede de espionagem Bothan e o seu envolvimento no roubo dos planos da segunda Estrela da Morte também são descritos vagamente.
O roubo dos planos para a primeira Estrela da Morte em Legends foi mostrado através de várias missões em vários meios, levando os fãs a acreditar compreensivelmente que eles se contradiziam. No universo, cada missão resultou no roubo de uma parte dos planos completos, culminando na batalha climática de Toprawa, onde foram consolidados e transmitidos para a nave da Princesa Leia. O roubo dos planos da segunda Estrela da Morte era muito mais simples desde que o Império queria atrair a Rebelião para uma armadilha, usando a Estrela da Morte II como isca. Nos bastidores, a simplicidade do seu roubo é o resultado de propriedades como X-Wing Alliance e Rogue Leader simplesmente adaptando elementos de Sombras do Império.
Embora os Bothans sejam uma espécie proeminente na franquia Star Wars da era legends,a sua evidente falta de representação na continuidade canónica tem sido notada pelo fandom. Matt Martin, da Lucasfilm Story Group, insinuou fortemente uma vez,que os Bothans não são alienígenas na Canon, mas talvez uma "nacionalidade", como os Corellianos ou Alderaanianos. Além disso, Pablo Hidalgo, do Story Group, esclarece que na linha do tempo da Canon,os Bothans não ajudaram no roubo dos planos como fizeram no universo legends. Em vez disso, eles simplesmente forneceram à Aliança Rebelde a localização da Segunda Estrela da Morte, o status da construção, e que o próprio Imperador deveria visitar a estação de batalha.
Texto do autor DAVID MILLER traduzido na íntegra.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: