segunda-feira, 22 de março de 2021

Star Wars explica porque o Império teve que fundar a Primeira Ordem

 



 


Star Wars explicou por que o Império inevitavelmente se transformou na Primeira Ordem. Quando Darth Sidious ascendeu para se tornar no imperador da galáxia, ele claramente imaginou-se reinando para sempre.Trabalhou duro para garantir que todos os traços dos Jedi foram apagados do cosmos, mandando Darth Vader e os eus Inquisidores para caçar qualquer sobrevivente da Ordem 66. Enquanto isso, ele dedicou tempo e atenção significativos para aprender a conquistar a própria morte, a fim de garantir que nunca morreria.

O romance de Star Wars de Alexander Freed, Victory's Price, revela o quão amplamente corrupto o Império realmente era. Palpatine deliberadamente criou um sistema onde era impossível até mesmo para um civil comum viver sem se tornar cúmplice em corrupção, na melhor das hipóteses, atrocidades na pior das hipóteses. Ele tinha uma grande parte do submundo de Coruscant transformado num computador poderoso para analisar as ações de cada indivíduo, a fim de manter um registro de sua cumplicidade. E isso explica subtilmente por que o Império não foi tão facilmente derrotado. 



A abordagem de Palpatine garantiu o domínio do lado negro da Força, porque ele havia criado um sistema onde cada pessoa era forçada a tomar decisões mergulhadas na escuridão. Ele se encaixa perfeitamente com comentários de Dave Filoni da Lucasfilm sobre o equilíbrio, que explicou que cada indivíduo deve escolher s luz ou a escuridão - não apenas um sensível à força. "A Força existe naturalmente em equilíbrio", explicou. "Esse equilíbrio é jogado fora quando alguém escolhe ceder aos seus medos e, em seguida, sai do controle fazendo escolha egoísta após escolha egoísta. O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento." Também significa que havia muitas pessoas que eram cúmplices na atrocidade do Império, que tinham justificado os atos que haviam cometido a si mesmos, e que achariam quase impossível aclimatar-se à Nova República. Assim, o regresso do Império - como a Primeira Ordem - era inevitável. 

O Imperador foi mais longe quando iniciou a Operação Cinder, manipulando os leais ao Império para cometer atos brutais de genocídio em toda a galáxia. Esta política de terra queimada garantiu que a First Order fosse pior que o Império, porque isso serviu para refinar o Império até os soldados e comandantes mais leais e comprometidos de Palpatine. Após a Operação Cinder, os únicos que restariam seriam aqueles que participaram de horrores indescritíveis; qualquer um com consciência teria desertado. E esses fanáticos e imorais leais foram os que fundaram a Primeira Ordem.  



Mas Palpatine tinha feito um grande erro de cálculo; houve uma geração entre a queda do Império em O Regresso dos Jedi e a ascensão da Primeira Ordem. Isso significava que toda uma geração cresceu sem a influência direta do Imperador, livre da mortalha do lado negro. Além disso, a Nova República optou por conceder amnistias de algum tipo à maioria dos imperiais, e é muito provável que muitos tenham aprendido a deixar o passado para trás. E assim, quando a Resistência enviou um mayday em Star Wars: A Ascensão de Skywalker, toda a galáxia respondeu. 

Texto:Thomas Bacon.Via https://screenrant.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: