sexta-feira, 30 de julho de 2021

Como os Jedi acabaram com Star Wars Galaxies

 

Embora houvesse uma tonelada de fatores que levaram a acabar com o jogo  Star Wars Galaxies,os Jedi podem ter ironicamente condenado o jogo antes mesmo deste ser lançado.

Pode-se dizer que Star Wars Galaxies é um dos MMOs mais únicos alguma vez produzidos. Em vez de classes como Stormtroopers, os jogadores poderiam especificar em diferentes habilidades, permitindo que todos desempenhassem o seu próprio e único personagem. Cidades e facções inteiras no jogo iam e vinham, a economia era completamente impulsionada por jogadores e os jogadores viviam as suas próprias histórias de Star Wars.Numa reviravolta irónica do destino, os Jedi do jogo acabaram condenando o MMO. 

Numa apresentação recente na Game Developers Conference, o ex-diretor do Galaxies Raph Koster e o ex-produtor executivo Richard Vogel descreveram algumas questões bastante significativas que surgiram durante o desenvolvimento e de até mesmo adicionar os Jedi às Galáxias. Eles estiveram em desacordo com a LucasArts, que queria que os Jedi fossem um fator importante na história. No entanto, o período de tempo em que o jogo foi ambientado, a Guerra Civil Galáctica, foi um em que os Jedi eram incrivelmente raros no canone. Por design, uma classe Jedi também seria muito mais poderosa do que a maioria das outras classes, criando problemas com o equilíbrio do jogo, sem mencionar que tiraria o foco de outras classes jogáveis.

A equipa de desenvolvimento foi informada de que eles não poderiam mudar o período de tempo, mas tinham que ter os Jedi como uma classe jogável. Koster chamou a inclusão de Jedi, "o pecado original do jogo", durante a apresentação e previu que os Jedi levariam a muitos dos problemas que as Galáxias enfrentariam. O problema Jedi inicial só seria piorado pela LucasArts precisando aprovar todos os aspectos do jogo, ambição excessiva por parte da equipa de desenvolvimento e a data de lançamento. O plano inicial, de acordo com Koster, era que os jogadores teriam que completar uma seleção aleatória de atividades no jogo para desbloquear a classe Jedi. Para economizar tempo, a equipa em vez disso, foi com uma seleção aleatória de cinco habilidades diferentes fora do 612 do jogo que eles teriam de aprender a se tornar um Jedi. Esta decisão de última hora causaria tumulto, pois o marketing insistiria que precisava haver Jedi em Star Wars Galaxies naquele Natal. 

Foram deixadas de lado as dicas para tentar envolver os jogadores no que precisavam fazer para se tornarem Jedi, mas essas dicas rapidamente deram todo o sistema. A quantidade de Jedi disparou e começou a ofuscar qualquer outra maneira de jogar, como agricultura, construção de cidades e guerra de facções que os jogadores amavam. Como as habilidades foram o que desbloqueou se tornando um Jedi, os jogadores abandonaram os seus antigos estilos de jogo e tentaram aprender todas as habilidades do jogo.

Quando os jogadores foram forçados a jogar em estilos de jogo que eles não gostavam, pararam de jogar. Galáxias estavam a sangrar os jogadores nesse momento e o lançamento de World of Warcraft na mesma época, também não ajudou. Koster e Vogel deixariam o desenvolvimento por volta desta época e, em vez disso, teriam uma visão externa sobre o jogo, incluindo a reconstrução de combate new game experience. O NGE é infame, e muitos consideram que é um dos piores patches para qualquer videojogo. 

Algumas das características mais inovadoras que o jogo tinha para oferecer foram completamente embora após o patch NGE ter sido lançado. A pior mudança de tudo foi que as habilidades personalizáveis foram substituídas por classes e Jedi estavam disponíveis desde o início do jogo. Os Jedi tinham ido de uma classe rara com condições de desbloqueio desconhecidas para algo que os jogadores poderiam simplesmente escolher desde o início, e o resultado foram jogadores desinteressados. Para o crédito da Sony Online Entertainment, eles tentaram trazer os jogadores de volta com correções de bugs, eventos e, eventualmente, a capacidade dos jogadores de fazer as suas próprias missões.

 

O grande número de jogadores que desistiram levou o jogo a ser encerrado a 15 de dezembro de 2001. Star Wars Galaxies não está morto, pois comunidades dedicadas como SWG Legends, GWGemu e Restoration II foram dedicadas a manter um dos MMOs mais ambiciosos já tentados,bem vivo com servidores de terceiros. Apesar do mau manejo dos Jedi que coloca a corrida oficial do jogo de joelhos, a própria comunidade que definiu o auge de Galaxies é agora o que o mantém vivo.

Artigo publicado por JACOB CRESWELL para o website https://www.cbr.com/

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: