Em 1978, a editora Marcia Lucas, ex-esposa de George Lucas, recebeu um Oscar por sua montagem em ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’. O seu último trabalho reconhecido foi em ‘O Regresso de Jedi‘, quando decidiu dar um tempo na carreira após o divórcio com George.Marcia tornou-se uma especialista na saga e foi entrevistada pelo falecido escritor JW Rinzler no seu último livro, ‘A Producer’s Life‘, lançado recentemente nos EUA.
Nas páginas do material, Marcia é questionada sobre os novos filmes da franquia e não mede as palavras ao dizer que “são horríveis”.
De acordo com o Comic Book, ela diz que o diretor J.J. Abrams e a produtora Kathleen Kennedy não entendem nada de ‘Star Wars’:
“Eu gosto da Kathleen. Sempre gostei dela. Ela era cheia de esperanças, muito inteligente e uma pessoa maravilhosa, mas agora que ela está no comando da Lucasfilm… não sabe o que está a fazer, ela e o diretor J.J. Abrams não têm a menor ideia do que é ‘Star Wars‘, parece que não entendem nada sobre a saga.”
E continua, criticando de forma negativa a morte de Han Solo (Harrison Ford):
“J.J. Abrams escreveU essas histórias – quando eu vi aquele filme em que matam o Han Solo, fiquei furiosa… Mas porque não havia necessidade, não teve emoção, não reverberou o suficiente. Parece que estavam apenas se livrando ele. Foi preguiçoso.”
Também falou sobre como Luke (Mark Hamill) foi retratado como um covarde em ‘Os Últimos Jedi‘, e disse que os envolvidos com a sequência acabaram com o legado dos Jedi.
Além disso, ela acredita que o protagonismo feminino foi forçado apenas para atrair o público:
“Quando vi o que fizeram com O Luke, eu pensei: ‘Você não entende a história Jedi. Você não entende a magia de Star Wars’. Eles acabaram com o Luke. Eles mataram O Han Solo. E a Princesa Leia ficou completamente apagada. Eles estão vomitando filmes todos os anos e acham que é importante atrair o público feminino, então agora a personagem principal é essa mulher, que supostamente tem poderes Jedi, mas não sabemos como ela conseguiu esses poderes ou quem ela é. É uma m#rd*. Esses filmes são horríveis. Simplesmente horríveis.”