Vince Abbott é um conceituado técnico sénior de efeitos especiais e designer de modelos animatrónicos que trabalhou em vários filmes de Star wars: Episódio VII - O Despertar da Força,Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi, Star Wars: Episódio IX - A Ascensão de Skywalker e Han Solo: Uma História de Star Wars (Técnico sénior de efeitos especiais).
SWCP: Antes de mais, explique-nos o que faz um Técnico sénior de efeitos especiais.
V.A: O Técnico Sénior auxiliará o Supervisor/Supervisor de Andar e Supervisor de Oficinas na elaboração, construção e execução de Efeitos Especiais conforme necessário. O meu trabalho é ajudar a coordenar a equipa de Técnicos e Estagiários de Efeitos Especiais, fornecendo soluções práticas, estéticas e económicas para quaisquer problemas encontrados. A ampla ligação com o Departamento de Arte também é necessária para garantir a continuidade do tema da produção em todos os adereços e efeitos utilizados. A segurança também é um aspecto importante, pois as maiorias das minhas plataformas envolvem um elemento humano. Um bom conhecimento de trabalho de pneumática, hidráulica e eletrónica é essencial mais as habilidades para usar softwares 3D CAD complexos.
SWCP: Fale-nos um pouco sobre o seu trabalhado em vários filmes de Star Wars.
V.A: A maioria dos trabalhos realizados nos vários filmes da franquia tem a ver com os aspectos de movimento de vários veículos e naves. O primeiro trabalho em O Despertar da Força foi a rampa de carregamento em pleno funcionamento para o Transporte de Tropas AAL-1971/9.1. Os requisitos de velocidade e design tornaram isso bastante desafiador. Também tive que projetar e construir dois T-70 X-Wings de tamanho real com dossel totalmente funcional e trem de pouso prático para permitir que a nave seja rebocada no set ou local. Também projetei um gimbal hidráulico de quatro eixos sob medida adequado para o cockpit da Millennium Falcon para as cenas de voo IMAX em TFA. O assento do cockpit do artilheiro para a Millennium Falcon também foi bom para projetar e construir, pois tinha que ser fiel à versão ANH. Para A Ascensão de Skywalker tivemos que projetar e construir todo o interior do MG-100 Star Fortress SF-17 com racks práticos para realmente soltar 660 Bombas de Próton e uma Torre de Esferas hidráulica totalmente funcional. Outro bom projeto para trabalhar foi o Chip do Casino que foi cuspido pelo BB8 Droid. Vários gimbals hidráulicos também foram projetados e desenvolvidos para esta produção. Para A Ascensão de Skywalker, eu estava envolvido com o projeto e a construção do Sea Skiff da Rey que foi montado para um elaborado gimbal hidráulico de três eixos, eu me lembro de filmar essas sequências no que parecia ser o dia mais frio do ano! Vários veículos hidráulicos e plataformas de espaçonaves também foram projetados para TroS. Para Solo, um novo sistema hidráulico de quatro eixos foi desenvolvido para a sequência de perseguição entre a perseguição do Speeder do Han Solo em Corellia. Novas plataformas também foram projetadas para o Enfys Nest Skiff's.
SWCP: Já era fã de Star Wars antes de participar nos filmes?Tem algum personagem favorito?
V.A: Sim, na verdade, sou um grande fã de Star Wars desde 1977, os meus personagens favoritos definitivamente têm um lado negro, Darth Vader, Stormtroopers e Death Troopers, mas também incluo personagens "Light" como o C-3PO e o R2-D2.
SWCP: É também um designer de modelos animatrónicos.Qual foi até agora o modelo que teve mais dificuldades em conceber?
V.A: O modelo animatronic mais desafiador em que trabalhei foram todos eles, para ser honesto,comparado ao SFX, animatronics foi definitivamente a carreira mais desafiadora que eu já tive.
SWCP: Segundo alguns posts seus no Facebook,ficamos com a sensação de que coleciona items de Star Wars.É verdade?Qual é seu o colecionável mais valioso?
V.A: Eu diria que o meu item mais valioso é provavelmente os itens do traje do Darth Vader usados no filme e que emprestei para a produção de Rogue One, como um fã de Star Wars,a experiência de estar no set e ajudar a vestir o próprio Darth Vader será algo que nunca esquecerei. Eu realmente senti que estava no set de volta a 1976 para as filmagens de Uma Nova Esperança.
SWCP: Que mensagem gostaria de enviar a todos aqueles que ambicionam ter uma carreira como a sua na indústria da sétima arte?
V.A: Se você é auto-motivado e tem uma veia criativo-artística, então a indústria cinematográfica realmente permite que você cumpra essa ambição, ao longo dos anos eu fui capaz de criar algumas das criaturas mais incríveis e plataformas mecânicas / mecanismos que nenhuma outra indústria permitiria ou mesmo sonharia.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: