Harold "Howie" S. Weed é um artista norte-americano de efeitos visuais e especiais conhecido pelo seu trabalho em filmes e franquias de Hollywood. Os seus trabalhos mais notáveis foram em Star Wars: Episódio V O Império Contra-Ataca, Star Trek e Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra. Weed apareceu em Star Wars: Episódio IV como múltiplos personagens e trabalhou em vários filmes de Star Wars nos bastidores com seu trabalho de efeitos especiais.
SWCP: Pode fazer-nos um resumo sobre o seu envolvimento nos filmes de Star Wars?
H.W: A minha primeira experiência em Star Wars foi num filme da Lucasfilm chamado "Ewoks Caravan of Courage" em 1984, quando eu tinha 22 anos. Trabalhei para o Jon Berg e Phil Tippett construindo a fantasia do monstro Gorax que Jon usou no filme. Na verdade, construímos isso na loja do Jon e testamos a fantasia na garagem. Ninguém na vizinhança notou!
Em seguida, trabalhei nos lançamentos da Edição Especial de Star Wars na loja de criaturas da Industrial Light & Magic em San Rafael. Construí as criaturas Melas e Ketwol para a sequência atualizada da Cantina em Uma Nova Esperança. Eu ainda chamo esse filme de "Star Wars" porque quando era criança vi-o nos cinemas em 1977. Umas dez vezes. Talvez mais? Também supervisionei a construção da criatura de gelo Wampa, e interpretei essa criatura em "O Império Contra-Ataca, Edição Especial".
Isso foi a boa e velha confecção de trajes de monstros de borracha, e muito divertido de filmar, já que o próprio George Lucas estava atrás das câmeras e andando pelo set como diretor. Lembro-me de baldes de baba e sangue falso no conjunto de cavernas. O George adorava ver a baba e o sangue falso escorrendo da minha boca no peito de pele branca e ficava pedindo mais!Que bagunça, mas uma bagunça de boa aparência.
Depois disso, comecei a trabalhar em "A Ameaça Fantasma", mas mudei da loja de modelos para o reino digital, fazendo Pod Racers e um monstro Colos Claw Fish em computação gráfica. Havia tantas naves e criaturas para fazer no departamento de computação gráfica para esse filme que parecia interminável. Eu tinha livros abertos na minha mesa mostrando motores de avião e criaturas do fundo do mar para referência. Que explosão criativa foi esse filme! O meu último filme de Star Wars foi Revenge of the Sith, onde construí os esquifes voadores dos Wookie e muitas naves para as cenas de batalha do planeta Kashyyyk. Na época, era o último filme de Star Wars planeado, então os artistas da ILM deram o máximo. Toda a ILM estava a trabalhar nele de uma vez, como uma grande equipa, o que tornou os dailies muito especiais. Foi um vínculo sentido com a família Lucasfilm que eu nunca esquecerei. Desde então, trabalhei numa próxima série do Disney+ Star Wars que estreará ainda este ano. Sim, mas não posso entrar em detalhes sobre isso porque tudo ainda está tão disfarçado. Acho que vou para a cadeia do cinema se disser alguma coisa. Ha!Ha!
SWCP: Porque é que na edição especial de O Império Contra-Ataca, as cenas do Wampa foram na sua maioria interpretadas por si e não pelo ator Des Webb que era o ator do filme original?
H.W: George Lucas disse-nos os tipos da FX,numa reunião antecipada que queria adicionar algumas cenas para a Empire Special Edition que ele não era capaz de entrar nas filmagens originais do filme. Ele queria ver toda a criatura Wampa, e mostrar como era assustadora, só por um momento. Como ele disse, "Eu só quero assustar o público." Então, para fazer isso, tivemos que pensar numa abordagem "homem de traje", mas desta vez com a caverna de gelo construída em menor escala para fazer a criatura parecer maior. O traje original do Wampa foi construído com o Des Webb em palafitas, atuando na neve profunda, o que foi realmente difícil de se mover.
Era quase impossível para ele dar um passo. Nós livramo-nos das palafitas, e fizemos tudo ao redor do Wampa menor. O último olhar nas filmagens tem esta sensação: Esta coisa era enorme e vai comer o Luke!
SWCP: Como designer e model maker,qual foi a criatura mais difícil de conceber?
H.W: O Yoda! Ou melhor, reproduzindo o Yoda. Eu estava num projeto há muitos anos na Loja de Modelos ILM para fazer novos bonecos do Yoda para exibição. Não tínhamos fantoches originais bons para fazer novos moldes, e os moldes originais estavam em Inglaterra, com o Stuart Freeborn, que fez o boneco original. Então, começamos a esculpir um novo Yoda em que poderíamos fazer moldes novos Mas não importa a quão boa a escultura fosse, não se parecia com o Yoda do Império. Diferenças intangíveis impediram que fosse o personagem que amávamos dos filmes. Eventualmente, tivemos acesso aos moldes originais do Yoda e quando fizemos a primeira fundição de borracha, ficou finalmente perfeito.
Exatamente o Yoda! Depois de uma cópia ter sido pintada, tentamos fazer com que combinasse com o visual pintado final do filme, mas a tinta era tão fresca, vívida, brilhante e perfeita. Então, um dia eu coloquei o boneco do Yoda ao ar livre no estacionamento da ILM e empurrei o rosto numa pilha de sujeira debaixo de um arbusto. Isso fez parecer muito mais com a tela real usada no Yoda, e por isso usamos essa pilha de sujeira todos os dias para fazer os bonecos Yoda parecerem os melhores. Um processo bizarro, mas funcionou! Na verdade, nunca disse a nenhum dos meus chefes que era assim que fazíamos os bonecos Yoda parecerem tão bons.
SWCP: E como ator de marionetes, qual foi o que lhe deu mais diversão?
H.W: Um dos meus pequenos momentos favoritos das criaturas de Star Wars foi o estilo gorila das marionetes para o filme Ewoks Caravan of Courage.Nesse filme um javali / monstro cão é derrotado pelos Ewoks, e eles precisavam ver uma foto deles dançando e pulando na celebração da vitória. Então, Phil e Jon fizeram fantoches básicos do Ewok, do tamanho de esquilos. Ewoks numa vara! Alguns de nós dirigimos até o Rancho Skywalker onde havia muitas árvores grandes de Redwood, como o tipo em Endor, e nós apenas paramos e usamos as árvores como pano de fundo para nossos fantoches.
Não era algo que tínhamos permissão para fazer, mas pulamos do carro, erguemos os fantoches sobre as nossas cabeças e conseguimos a filmagem em cerca de dez minutos. Rindo o tempo todo, é claro. Se alguém tivesse passado por ali, teria sido ridículo ver-nos a fazer as nossas danças de fantoches Ewok na beira da estrada. Então nós rapidamente regressamos ao carro e dirigimos de volta para a loja.Ninguém sabia que estávamos no rancho Skywalker.
SWCP: Você começou a trabalhar como fabricante de modelos para a produção de Gremlins (1984), de Steven Spielberg, onde se tornou parte da equipa das criaturas. Como foi essa experiência?
H.W: Foi a sensação mais incrível. Eu tinha 19 anos na época, e ainda ia para a escola de cinema. Mas tive um trabalho em Gremlins fazendo cópias deles para a grande cena de cinema onde dezenas deles cantam "Hi Ho".
Sempre quis trabalhar num filme, e lá estava eu de repente fazendo moldes de gesso para o Gremlin e trabalhando com todos esses grandes fabricantes de criaturas. Estava tão animado que não queria ir para casa no final do dia. Acho que fizeram a maioria de nós ir para casa todos os dias. Eu estava coberto de gesso e borracha, cola e tinta, trabalhando com temperaturas de 100 graus com muitos produtos químicos fedorentos, e mesmo assim, achava que era o tipo mais feliz do mundo.
SWCP: Em que projetos está atualmente a trabalhar?
H.W: No ano passado, fiz alguns trabalhos de modelos em CG para o filme 'Homem-Aranha: Sem Caminho para Casa', e modelos CG em vários outros filmes da Marvel que ainda não estrearam. Não posso realmente falar sobre filmes que não saíram, porque eu assino NDA's, então nenhum segredo pode sair. Mas posso dizer que os filmes em que estou a trabalhar, estão me deixando muito feliz e me fazem lembrar por que eu queria entrar no mundo do cinema quando era criança.
SWCP: Que mensagem gostaria de enviar aos fãs de Star Wars?
H.W: Apenas se divirtam com Star Wars. O universo que existe é tão gigantesco, e eu acho que é um ótimo passatempo para acompanhar os filmes, programas de TV, livros e jogos.É um mundo tão divertido para abraçar e explorar. E talvez pedir à Lucasfilm que o Wampa tenha outra chance com o Luke? Li que o Mark Hamill se sentiu mal por cortar o braço do Wampa quando viu o filme no final. Talvez possamos pegar esses dois de volta para uma revanche? Os braços do Wampa voltam a crescer, vocês sabem. Ha! Ha!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: