sábado, 8 de janeiro de 2022

Entrevistas SWCP: Howard Weed

 

Harold "Howie" S. Weed é um artista norte-americano de efeitos visuais e especiais conhecido pelo seu trabalho em filmes e franquias de Hollywood. Os seus trabalhos mais notáveis foram em Star Wars: Episódio V O Império Contra-Ataca, Star Trek e Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra. Weed apareceu em Star Wars: Episódio IV como múltiplos personagens e trabalhou em vários filmes de Star Wars nos bastidores com seu trabalho de efeitos especiais. 

SWCP: Pode fazer-nos um resumo sobre o seu envolvimento nos filmes de Star Wars? 

H.W: A minha primeira experiência em Star Wars foi num filme da Lucasfilm chamado "Ewoks Caravan of Courage" em 1984, quando eu tinha 22 anos. Trabalhei para o Jon Berg e Phil Tippett construindo a fantasia do monstro Gorax que Jon usou no filme. Na verdade, construímos isso na loja do Jon e testamos a fantasia na garagem. Ninguém na vizinhança notou! 


Em seguida, trabalhei nos lançamentos da Edição Especial de Star Wars na loja de criaturas da Industrial Light & Magic em San Rafael. Construí as criaturas Melas e Ketwol para a sequência atualizada da Cantina em Uma Nova Esperança. Eu ainda chamo esse filme de "Star Wars" porque quando era criança vi-o nos cinemas em 1977. Umas dez vezes. Talvez mais? Também supervisionei a construção da criatura de gelo Wampa, e interpretei essa criatura em "O Império Contra-Ataca, Edição Especial".  

Isso foi a boa e velha confecção de trajes de monstros de borracha, e muito divertido de filmar, já que o próprio George Lucas estava atrás das câmeras e andando pelo set como diretor. Lembro-me de baldes de baba e sangue falso no conjunto de cavernas. O George adorava ver a baba e o sangue falso escorrendo da minha boca no peito de pele branca e ficava pedindo mais!Que bagunça, mas uma bagunça de boa aparência. 

Depois disso, comecei a trabalhar em "A Ameaça Fantasma", mas mudei da loja de modelos para o reino digital, fazendo Pod Racers e um monstro Colos Claw Fish em computação gráfica. Havia tantas naves e criaturas para fazer no departamento de computação gráfica para esse filme que parecia interminável. Eu tinha livros abertos na minha mesa mostrando motores de avião e criaturas do fundo do mar para referência. Que explosão criativa foi esse filme! O meu último filme de Star Wars foi Revenge of the Sith, onde construí os esquifes voadores dos Wookie e muitas naves para as cenas de batalha do planeta Kashyyyk. Na época, era o último filme de Star Wars planeado, então os artistas da ILM deram o máximo. Toda a ILM estava a trabalhar nele de uma vez, como uma grande equipa, o que tornou os dailies muito especiais. Foi um vínculo sentido com a família Lucasfilm que eu nunca esquecerei. Desde então, trabalhei numa próxima série do Disney+ Star Wars que estreará ainda este ano. Sim, mas não posso entrar em detalhes sobre isso porque tudo ainda está tão disfarçado. Acho que vou para a cadeia do cinema se disser alguma coisa. Ha!Ha! 


SWCP: Porque é que na edição especial de O Império Contra-Ataca, as cenas do Wampa foram na sua maioria interpretadas por si e não pelo ator Des Webb que era o ator do filme original? 

H.W: George Lucas disse-nos os tipos da FX,numa reunião antecipada que queria adicionar algumas cenas para a Empire Special Edition que ele não era capaz de entrar nas filmagens originais do filme. Ele queria ver toda a criatura Wampa, e mostrar como era assustadora, só por um momento. Como ele disse, "Eu só quero assustar o público." Então, para fazer isso, tivemos que pensar numa abordagem "homem de traje", mas desta vez com a caverna de gelo construída em menor escala para fazer a criatura parecer maior. O traje original do Wampa foi construído com o Des Webb em palafitas, atuando na neve profunda, o que foi realmente difícil de se mover.

Era quase impossível para ele dar um passo. Nós livramo-nos das palafitas, e fizemos tudo ao redor do Wampa menor. O último olhar nas filmagens tem esta sensação: Esta coisa era enorme e vai comer o Luke!

SWCP: Como designer e model maker,qual foi a criatura mais difícil de conceber?  

H.W: O Yoda! Ou melhor, reproduzindo o Yoda. Eu estava num projeto há muitos anos na Loja de Modelos ILM para fazer novos bonecos do Yoda para exibição. Não tínhamos fantoches originais bons para fazer novos moldes, e os moldes originais estavam em Inglaterra, com o Stuart Freeborn, que fez o boneco original. Então, começamos a esculpir um novo Yoda em que poderíamos fazer moldes novos Mas não importa a quão boa a escultura fosse, não se parecia com o Yoda do Império. Diferenças intangíveis impediram que fosse o personagem que amávamos dos filmes. Eventualmente, tivemos acesso aos moldes originais do Yoda e quando fizemos a primeira fundição de borracha, ficou finalmente perfeito.  

Exatamente o Yoda! Depois de uma cópia ter sido pintada, tentamos fazer com que combinasse com o visual pintado final do filme, mas a tinta era tão fresca, vívida, brilhante e perfeita. Então, um dia eu coloquei o boneco do Yoda ao ar livre no estacionamento da ILM e empurrei o rosto numa pilha de sujeira debaixo de um arbusto. Isso fez parecer muito mais com a tela real usada no Yoda, e por isso usamos essa pilha de sujeira todos os dias para fazer os bonecos Yoda parecerem os melhores. Um processo bizarro, mas funcionou! Na verdade, nunca disse a nenhum dos meus chefes que era assim que fazíamos os bonecos Yoda parecerem tão bons.

SWCP: E como ator de marionetes, qual foi o que lhe deu mais diversão? 

H.W: Um dos meus pequenos momentos favoritos das criaturas de Star Wars foi o estilo gorila das marionetes para o filme Ewoks Caravan of Courage.Nesse filme um javali / monstro cão é derrotado pelos Ewoks, e eles precisavam ver uma foto deles dançando e pulando na celebração da vitória. Então, Phil e Jon fizeram fantoches básicos do Ewok, do tamanho de esquilos. Ewoks numa vara! Alguns de nós dirigimos até o Rancho Skywalker onde havia muitas árvores grandes de Redwood, como o tipo em Endor, e nós apenas paramos e usamos as árvores como pano de fundo para nossos fantoches. 


Não era algo que tínhamos permissão para fazer, mas pulamos do carro, erguemos os fantoches sobre as nossas cabeças e conseguimos a filmagem em cerca de dez minutos. Rindo o tempo todo, é claro. Se alguém tivesse passado por ali, teria sido ridículo ver-nos a fazer as nossas danças de fantoches Ewok na beira da estrada. Então nós rapidamente regressamos ao carro e dirigimos de volta para a loja.Ninguém sabia que estávamos no rancho Skywalker.   


SWCP: Você começou a trabalhar como fabricante de modelos para a produção de Gremlins (1984), de Steven Spielberg, onde se tornou parte da equipa das criaturas. Como foi essa experiência? 

H.W: Foi a sensação mais incrível. Eu tinha 19 anos na época, e ainda ia para a escola de cinema. Mas tive um trabalho em Gremlins fazendo cópias deles para a grande cena de cinema onde dezenas deles cantam "Hi Ho".

Sempre quis trabalhar num filme, e lá estava eu de repente fazendo moldes de gesso para o Gremlin e trabalhando com todos esses grandes fabricantes de criaturas. Estava tão animado que não queria ir para casa no final do dia. Acho que fizeram a maioria de nós ir para casa todos os dias. Eu estava coberto de gesso e borracha, cola e tinta, trabalhando com temperaturas de 100 graus com muitos produtos químicos fedorentos, e mesmo assim, achava que era o tipo mais feliz do mundo.

SWCP: Em que projetos está atualmente a trabalhar?  


H.W: No ano passado, fiz alguns trabalhos de modelos em CG para o filme 'Homem-Aranha: Sem Caminho para Casa', e modelos CG em vários outros filmes da Marvel que ainda não estrearam. Não posso realmente falar sobre filmes que não saíram, porque eu assino NDA's, então nenhum segredo pode sair. Mas posso dizer que os filmes em que estou a trabalhar, estão me deixando muito feliz e me fazem lembrar por que eu queria entrar no mundo do cinema quando era criança.

SWCP: Que mensagem gostaria de enviar aos fãs de Star Wars? 

H.W: Apenas se divirtam com Star Wars. O universo que existe é tão gigantesco, e eu acho que é um ótimo passatempo para acompanhar os filmes, programas de TV, livros e jogos.É um mundo tão divertido para abraçar e explorar. E talvez pedir à Lucasfilm que o Wampa tenha outra chance com o Luke? Li que o Mark Hamill se sentiu mal por cortar o braço do Wampa quando viu o filme no final. Talvez possamos pegar esses dois de volta para uma revanche? Os braços do Wampa voltam a crescer, vocês sabem. Ha! Ha!  




ENGLISH VERSION: 
Harold "Howie" S. Weed is an American visual and special effects artist known for his work on Hollywood films and franchises. His most notable works have been Star Wars: Episode V The Empire Strikes Back, Star Trek, and Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl. Weed has appeared in Star Wars: Episode IV as multiple characters and worked on multiple Star Wars films behind the scenes with his special effects work. 

SWCP: Can you give us a summary of your involvement in Star Wars movies?

H.W: My very first Star Wars experience was on a Lucasfilm TV movie called "Ewoks Caravan of Courage" in 1984, when I was 22 years old. I worked for Jon Berg and Phil Tippett building the Gorax monster costume that Jon wore in the film. We actually built that in Jon's garage shop and tested the costume in the driveway. Nobody in the neighborhood ever noticed!


Next I worked on the Star Wars Special Edition releases at Industrial Light & Magic's creature shop in San Rafael. I built the Melas and Ketwol creatures for the updated Cantina sequence in A New Hope. I still call that film just "Star Wars" because as a kid I saw it in the theaters in 1977. About ten times. Maybe more? I also supervised the building of the Wampa ice creature, and performed the Wampa Creature in "The Empire Strikes Back Special Edition".  That was good old fashioned rubber monster suit making, and great fun to shoot since George Lucas himself was behind the camera and walking around the set as the director. I remember buckets of slime and fake blood on the cave set. George loved seeing the slime and fake blood pouring from my mouth onto the white fur chest and kept asking for more!  What a mess, but a cool looking mess. 
After that I started working on "The Phantom Menace" but switched from the model shop into the digital realm, making Pod Racers and a Colos Claw Fish monster in computer graphics.There were SO many ships and creatures to make in the computer graphics department for that show it seemed endless. I had books open at my desk showing airplane engines and deep-sea creatures for reference. What a creative explosion that film was!
My last Star Wars feature film was Revenge of the Sith, where I built the flying Wookie skiffs and lots of ships for the Kashyyyk planet battles scenes.  At the time, it was the last Star Wars film planned, so the ILM artists threw the kitchen sink at the screen. All of ILM was working on it at once, as one huge team, which made dailies very special.It was a bonding, Lucasfilm family feeling that I will never forget.
Since then, I have worked on an upcoming Disney+ Star Wars series that will be coming out later this year. Yes, but I can't go into any detail about that because everything is still so undercover. I think I go to movie-jail if I say anything.Haha!



SWCP: Why in the special edition of The Empire Strikes Back, Wampa scenes were mostly played by you and not by actor Des Webb who was the actor in the original film? 

H.W: George Lucas told us FX guys in an early meeting that he wanted to add some shots for the Empire Special Edition that he was not able to get on the original film's shoot. He wanted to see the whole Wampa creature, and show how scary it was, just for a moment.As he put it, "I just want to startle the audience."  So, to do that, we had to think about a "man in a suit" approach, but this time with the ice cave built smaller to make the creature look bigger.The original Wampa suit was built with Des Webb on stilts, performing in real deep snow, which was really tough to move in. 


It was almost impossible for him to take a step. We got rid of the stilts, and just made everything around the Wampa smaller. The final look in the shots got the point across: This thing was huge and going to eat Luke! 

SWCP: As a designer and model maker, what was the most difficult creature to conceive?

H.W: Yoda! Or rather, reproducing Yoda. I was on a project many years ago at the ILM Model Shop to make new Yoda puppets for display.  We didn't have any good original puppets to make new molds from, and the original molds were in England, with Stuart Freeborn, who made the original puppet. So, we started sculpting a new Yoda that we could make fresh molds from. But no matter how good the sculpture was, it just didn't quite look like the Yoda from Empire. Intangible differences kept it from being the character we loved from the movies. Eventually we did get access to the original Yoda molds and when we made the first rubber casting, it was finally perfect.  


Exactly Yoda!After a copy was painted, we tried to make it match the movie's final painted look, but the paint was so fresh, vivid, shiny and perfect. So, one day I just took the Yoda puppet outdoors in the parking lot at ILM and pushed the face into a pile of dirt under a bush. That made it look so much more like the real screen used Yoda, and so we used that pile of dirt each day to make the Yoda puppets look their best. A bizarre process, but it worked! I actually never told any of my bosses this is how we made the Yoda puppets look so good.

SWCP: And as a character puppeteer what's the fun of you playing the most?

H.W: One of my favorite little Star Wars creature moments was gorilla style puppeteering for Ewoks Caravan of Courage.In the movie a boar / dog monster is defeated by the Ewoks, and they needed to see a shot of them dancing and jumping in victory. So, Phil and Jon made very basic little Ewok stick puppets, about the size of squirrels.Ewoks on a stick! A few of us drove up to Skywalker Ranch one day where there were plenty of big Redwood trees, like the kind on Endor, and we just pulled over and used the trees as a background for our puppets.  


It was very NOT something we had permission to do, but we jumped out of the car, held up the puppets over our heads and got the shot in about 10 minutes. Laughing the whole time of course. If anyone had driven by, it would have been ridiculous to see us doing our little Ewok puppet dances on the side of the road.Then we quickly jumped back in the car and drove back to the shop.  Nobody ever knew we were at Skywalker shooting for the TV movie.  

SWCP: You began working as a model maker for Steven Spielberg’s production Gremlins (1984), where you became a part of the creature crew. How was that experience? 

H.W: It was the most amazing feeling. I was 19 at the time, and still going to film school.But I got a shot job working on Gremlins making copies of them for the big movie theater scene where dozens of them sing "Hi Ho". 


I had always wanted to work on a movie, and there I was suddenly making plaster Gremlin molds and working with all these great creature makers. I was so excited I didn't want to go home at the end of the day. I think they actually made most of us go home each day. I was covered in plaster and rubber, glue and paint, working in 100-degree heat with lots of stinky chemicals, and was the happiest guy alive.

SWCP: What projects are you currently working on? 

H.W: Last year I did some shot-model CG work on 'Spider-Man: No Way Home", and CG models on several other Marvel films that have yet to come out.I can't' really talk about movies that have not come out, because I sign NDA's, so no secrets get out. But I can say that the films I am working are making me very happy and remind me why I wanted to get into the movie biz as a kid.


SWCP: What message would you like to send to Star Wars fans? 

H.W: Just have fun with Star Wars. The universe that exists is so gigantic, and I think it's a great pastime to follow the movies, TV shows, books and games.  It's such a cool world to embrace and explore. And maybe request to Lucasfilm that the Wampa get another shot at Luke?
I read that Mark Hamill actually felt bad for cutting off the Wampa's arm when he saw the final film. Maybe we could get these two back for a rematch?Wampa arms grow back you know.Ha!Ha!  







 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: