segunda-feira, 4 de julho de 2022

John Williams vai afastar-se dos filmes depois de Indiana Jones 5, mas não da música

 

John Williams falou ao Washington Post sobre se afastar dos filmes depois de marcar o último filme de Indiana Jones, mas ele não está pronto para desistir da música ainda, apesar de ter alcançado a extraordinária idade de 90 anos. 

"Não quero ser visto como eliminando categoricamente qualquer atividade", diz Williams com uma risada, falando por telefone da sua casa em Los Angeles. "Eu não posso jogar ténis, mas quero acreditar que talvez um dia eu o faça."

Agora, porém, há outras maneiras de Williams gastar o seu tempo. "Um filme de Star Wars exige seis meses de trabalho e neste momento da vida é um longo compromisso para mim." Em vez disso, Williams está a dedicar-se a compor música de concerto, incluindo um concerto de piano que ele está escrevendo para Emanuel Ax.  

Nesta primavera, Williams e o violoncelista Yo-Yo Ma lançaram o álbum "A Gathering of Friends", gravado com a Filarmónica de Nova York, Pablo Sáinz-Villegas e Jessica Zhou. É uma coleção radiante de concertos de violoncelo e novos arranjos das partituras de "A Lista de Schindler", "Lincoln" e "Munique", incluindo o sublime "Uma Oração pela Paz". 

Fazer 90 anos — um evento que o Kennedy Center e o Tanglewood estão a celebrar neste verão com concertos de aniversário — fez com que Williams refletisse sobre as suas realizações, suas ambições remanescentes e o que uma vida de música significou para ele. 

"Isso me deu a capacidade de respirar, a capacidade de viver e entender que há mais na vida corporal", diz Williams. "Sem ser religioso, o que eu não sou especialmente, há uma vida espiritual, uma vida artística, um reino que está acima das mundanidades das realidades cotidianas. A música pode elevar o pensamento ao nível da poesia. Podemos refletir sobre o quão necessária a música tem sido para a humanidade. Eu sempre gosto de especular que a música é mais velha que a linguagem, que provavelmente estávamos batendo tambores e soprando em palhetas antes de pudermos falar. Então é uma parte essencial da nossa humanidade. "Isso deu-me a minha vida." 

Fonte: https://www.jedinews.com/

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: