De Darth Maul em A Ameaça Fantasma a dois Inquisidores em Kenobi,os guerreiros do lado negro sobreviveram a ferimentos de sabre de luz algumas vezes. No quinto episódio de Obi-Wan Kenobi,vimos dois Inquisidores sobreviverem ao que parecia ser lesões letais de sabre de luz, mas há uma razão no universo para este não tão incomum tropo de Star Wars. Apesar do destino do Grande Inquisidor já ter sido resolvido por Star Wars Rebels, Obi-Wan Kenobi apostou num cliffhanger sobre a morte aparente do personagem no final do segundo episódio.
A partir daí, a Terceira Irmã Reva, uma das poucas personagens de Obi-Wan Kenobi cujo destino é um mistério, assumiu a liderança tanto em termos das disputas internas do Inquisidor quanto do enredo principal da série. Como Reva finalmente chegou perto de capturar Obi-Wan, foi revelado que os planos da Terceira Irmã eram muito maiores do que se tornar o Grande Inquisidor. Na verdade, a única razão pela qual Reva queria ter sucesso na caçada mais difícil dos Inquisidores ainda era para que ela pudesse chegar perto o suficiente para matar Darth Vader, o responsável pela morte de muitos jovens no Templo Jedi. No entanto, Vader já estava plenamente ciente de que Reva era uma jovem Jedi sobrevivente, e tudo o que tinha acontecido após a morte aparente do Grande Inquisidor tinha sido um ato de Vader.
Dito isto, a lesão do Grande Inquisidor por um sabre de luz no final do episódio II de Obi-Wan Kenobi foi muito real, assim como a de Reva no final da sua luta contra Darth Vader no episódio V. Ainda assim, ambos os personagens sobreviveram a serem atingidos por sabres de luz, com o Grande Inquisidor aparentemente já totalmente recuperado quando ele volta a se vangloriar sobre uma Reva ferida. Mais de uma década atrás, no cânone, algo semelhante aconteceu com Darth Maul, que havia sido cortado ao meio por Obi-Wan, mas sobreviveu e regressou em Star Wars: As Guerras Clónicas para quase se tornar o líder de Mandalore.
A explicação sobre por que aqueles usuários do lado negro escaparam da morte certa de uma forma que um Jedi como Qui-Gon Jinn nunca poderia ser resumida pela citação do Grande Inquisidor no episódio V de Obi-Wan Kenobi: "A vingança faz maravilhas para a vontade de viver, você não acha?". É precisamente o ódio e o desejo de vingança que manteve o Grande Inquisidor, Reva e Darth Maul vivos em cada uma dessas ocasiões. Ao contrário dos Jedi e outros guerreiros alinhados à luz, aqueles que usam o lado negro da Força não vêem problema em colher raiva e ódio pelo poder, e como tal, os dois Inquisidores e o antigo Senhor Sith conseguiram manter-se vivos contra todas as probabilidades usando esse ódio.
A ideia de que o ódio e a vingança sozinhos poderiam manter uma pessoa viva que se origina de "Brothers", um episódio da 4ª temporada de Clone Wars. Maul não tinha tanta certeza sobre o que havia acontecido com ele na época, mas ele estava confiante de que o seu ódio por Obi-Wan Kenobi, e talvez até mesmo pelo seu antigo mestre Darth Sidious, o manteve vivo depois de cair no poço de fusão em Star Wars: Episódio I, A Ameaça Fantasma. Embora isso pudesse ter permanecido como um retcon único, Star Wars está agora abraçando essa forma com o Grande Inquisidor e a Terceira Irmã.
Yoda disse a Luke em Dagobah que o lado negro da Força é "mais rápido" e "mais fácil", e isso é um pouco provado pela forma como Inquisidores e Sith conseguiram sobreviver ao que deveria ter sido ferimentos fatais no cânone. Mais de uma década após o regresso de Darth Maul, as formas não naturais do lado negro provaram-se mais uma vez incrivelmente potentes em Obi-Wan Kenobi. Dito isto, Star Wars deve ter cuidado para não usar essa habilidade do lado negro como um dispositivo de enredo barato para criar cliffhangers e mortes retcon - ou a franquia corre o risco de minar as histórias altamente impactantes de Darth Maul, o Grande Inquisidor, e Reva.
Fonte: https://screenrant.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: