sexta-feira, 21 de abril de 2023

As diferentes casas e clãs mandalorianos do cânone de Star Wars

 

Na cultura mandaloriana, uma "Casa" é quando mais de um "Clã" trabalha em conjunto ou tem um conjunto compartilhado de crenças, e na continuidade atual do universo de Star Wars estamos cientes de três casas, que são a Casa Kryze, a Casa Vizsla e a Casa Kast. Vamos explorá-los e alguns dos clãs mais famosos do cânone.



Casa Kryze

A Casa Kryze é uma família nobre que desempenhou um papel significativo nos eventos que antecederam e durante as Guerras Clónicas. O membro mais proeminente da Casa Kryze é a Duquesa Satine Kryze, que foi a governante de Mandalore durante essas guerras. 

Satine era uma pacifista que se opunha ao uso da violência e queria manter Mandalore neutro no conflito entre a República Galáctica e a Confederação de Sistemas Independentes.Os seus pontos de vista não eram universalmente aceites em Mandalore, e ela enfrentou a oposição de um grupo conhecido como Death Watch, que acreditava nas tradições guerreiras de Mandalore e queria derrubar o governo de Satine.Em The Mandalorian, você conhece a Casa Kryze como a casa da Bo-Katan! 

Era apenas o Clã Kryze nesta casa até que o Clã Wren, o Clã Eldar e outros se juntaram à resistência Mandalore sob a liderança de Lady Bo-Katan Kryze. Ela continuaria e levaria Mandalore até a Noite das Mil Lágrimas. 



Clã Wren

A líder do Clã Wren durante os eventos de Star Wars Rebels foi Ursa Wren, uma guerreira habilidosa que também era membro da facção secreta conhecida como Death Watch. Quando a filha de Ursa, Sabine, regressou com o Darksaber, ela convenceu a sua família a se posicionar contra o Clã Saxon apoiado pelo Império. Depois de derrotar o governador Gar Saxon e desencadear outra guerra civil, o Clã Wren uniu-se a Bo-Katan e outros clãs na sua luta para expulsar o Clã Saxon. No rescaldo do conflito, Sabine tornou-se a líder do Clã Wren e trabalhou para reconstruir e unir o povo mandaloriano.

 


Clã Rook

O Clã Rook era um clã que estava ativo durante o reinado do Império Galáctico, e foi inicialmente um vassalo da Casa Kast até depois da Batalha de Yavin. Como os grupos listados acima, eles eventualmente se juntaram à resistência mandaloriana contra o Império Galáctico.A sua armadura é colorida de roxo, amarelo e prata, e eles compartilham o mesmo sinete que a Casa Kast. 


Casa Vizsla

O membro mais proeminente da Casa Vizsla é Pre Vizsla, que era o líder da facção mandaloriana conhecida como Death Watch durante as Guerras Clónicas. Pre Vizsla era um guerreiro habilidoso que acreditava nas tradições mandalorianas de honra e combate, e ele procurou restaurar Mandalore à sua antiga glória como uma sociedade guerreira. Sob a sua liderança, a Death Watch aliou-se aos separatistas e procurou derrubar o governo pacifista da duquesa Satine Kryze, que se opunha ao uso da violência. A aliança da Death Watch com os separatistas foi de curta duração, pois eles logo se voltaram contra eles e se declararam os únicos governantes de Mandalore. Pre Vizsla foi mais tarde morto por Darth Maul, que assumiu o controle da Death Watch e usou os seus recursos para tentar ganhar poder no submundo do crime. 

Bo-Katan Kryze já foi membro da Guarda da Morte, mas depois se voltou contra eles e lutou ao lado dos Jedi e da Rebelião. Outro membro notável da Casa Vizsla é Tarre Vizsla, que criou o Darksaber há muito tempo - um sabre de luz único e poderoso que se tornou um símbolo da cultura mandaloriana e está aparecendo com destaque em The Mandalorian depois de aparecer em The Clone Wars e Rebels.

A Casa Vizsla costumava ser liderada pelo Clã Vizsla, com os outros dois clãs sendo o Clã Wren e o Clã Saxon. Como mencionado acima, o Clã Wren partiu para se juntar à resistência contra o Império. 



Clã Saxon

O líder do Clã Saxon durante os eventos dos Rebeldes era Gar Saxon, um guerreiro implacável e ambicioso que se havia alinhado com o Império Galáctico. Gar Saxon era um membro dos Super Comandos Imperiais, uma unidade especial de soldados mandalorianos que serviam ao Império e eram leais ao Governador Imperial de Mandalore, Tiber Saxon, irmão de Gar. Gar Saxon foi o responsável pela destruição dos Protetores da Alvorada da Concórdia, uma facção mandaloriana que havia se aliado à Rebelião. Ele também liderou os esforços do Império para suprimir qualquer resistência mandaloriana remanescente ao domínio imperial. 

Em Rebels, o relacionamento do Clã Saxon com o Império era muitas vezes tenso, já que Gar Saxon e seus seguidores eram ambiciosos e queriam mais poder do que o Império estava disposto a dar-lhes. Eventualmente, Gar foi morto por Ursa Wren. Após sua morte, seu irmão Tibre tornou-se o novo líder do Clã Saxon. Tiber continuou a trabalhar com o Império. No entanto, ele acabou sendo morto em uma batalha por Mandalore, e o destino do Clã Saxão após a queda do Império é desconhecido. 

Casa Kast


As únicas aparições da House Kast foram em Rebels e num livro de 2020 que menciona Rook Kast e Veraslayn Kast. Vale a pena mencionar: Uma teoria interessante que flutua por aí é que a Armorer de The Mandalorian é na verdade Rook Kast, um dos antigos Super Comandos Mandalorianos. Rook, que era um membro da Guarda da Morte e um ávido seguidor de Darth Maul, participou do Cerco de Mandalore no final das Guerras Clónicas. A teoria depende principalmente do seu figurino - o capacete Fer inclui pontas de metal que lembram os chifres Dathomirian Zabrak de Maul. 


Que outros clãs temos? Vamos dar uma olhada naqueles que não eram filiados a nenhuma Casa...

Clã Fett

O membro mais famoso do Clã Fett é, é claro, Jango Fett, um caçador de recompensas que era temido e respeitado, conhecido pela sua precisão mortal e habilidades de combate variadas. Ele foi contratado pelo Conde Dooku para servir de modelo para o exército clone da República, que seria então usado para lutar contra os separatistas durante as Guerras Clónicas.

Como todos sabemos, Jango teve um filho (clone) chamado Boba Fett, que se tornou um caçador de recompensas como o seu pai e herdou a sua armadura mandaloriana após a sua morte durante a Batalha de Geonosis. 

Boba tornou-se um dos caçadores de recompensas mais temidos e bem-sucedidos da galáxia, trabalhando para uma variedade de clientes, incluindo Jabba the Hutt e o Império Galáctico. Mais tarde, ele tomou o lugar de Jabba como daimyo de Tatooine depois de ser deixado para morrer dentro do sarlacc no Poço de Carkoon.

Clã Awaud

O Clã Awaud fragmentou-se durante as Guerras Clónicas, com a facção dissidente sendo parte dos Antigos Mandalorianos e baseada no Porto de Vlemoth. Foi liderado pelo chefe Nam Beroya até á sua suposta morte; ele foi sucedido pela sua filha adotiva, Vera Beroya. 

Clã Mudhorn

Introduzido na série The Mandalorian, o clã é nomeado após o mudhorn, uma criatura temível nativa do planeta Arvala-7. O clã é significativo porque é o grupo ao qual o personagem principal da série pertence. Din Djarin, um caçador de recompensas mandaloriano, inadvertidamente formou um clã quando encontrou e salvou Grogu, uma misteriosa criatura infantil. Durante uma caçada por ovos de mudhorn, Grogu usou a Força para resgatar Din da besta. Quando eles escaparam dos remanescentes do Império, Din procurou ajuda da Armorer, que o equipou com um jetpack e gravou o sinete do mudhorn na sua armadura, representando o vínculo entre ele e Grogu. 

A Tribo


Durante o período após o colapso do Império Galáctico, um clã mandaloriano conhecido como a Tribo,operou. Alguns dos seus membros eram Din Djarin, The Armorer e Paz Vizsla, ao lado de um grupo de tamanho médio de adultos e crianças. Para minimizar a possibilidade de descoberta, apenas um membro da Tribo foi permitido fora do encoberto de cada vez. A Tribo é um grupo membro dos Filhos da Patrulha. Acreditava nos caminhos ortodoxos dos Filhos da Guarda, que outros na sociedade mandaloriana, como Bo-Katan e a sua resistência, chamavam de culto aos fanáticos religiosos.

Quando um membro da seita atingia a idade adulta, eles juravam o credo mandaloriano e eram instruídos a não remover os seus capacetes na presença de outra coisa viva como parte do antigo Caminho do Mandalore. Aqueles que revelaram os rostos não podiam colocar os seus capacetes novamente, ou poderiam ser evitados como apóstatas, não mais considerados pela Tribo como Mandalorianos... a menos que encontrassem expiação nas Águas Vivas sob as minas de Mandalore. 

Via: www.starwarsnewsnet.com



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: