Originalmente programado para ser destruído como adereço de um filme que não se esperava que subisse ao fenómeno da cultura pop em que se tornou, o vestido branco longo original usado pela princesa Leia na cerimónia de premiação de Uma Nova Esperança finalmente foi redescoberto, nos lugares mais curiosos.
Escondido e esquecido no sótão londrino de um dos membros da equipa do filme, o vestido estava em mau estado e exigiu oito meses de restauração por conservadores têxteis após a sua descoberta, como disse Brandon Alinger, diretor de operações da empresa de memorabília, Propstore, ao The New York Times:
"Não havia um grande foco em salvar esse material quando o primeiro filme foi feito."
O esforço minucioso de oito meses envolveu a remoção de poeira acumulada e costuras de repouso, mas resultou numa bela restauração digna de seus pesados lances de procuração online, que começaram em meio milhão de dólares em 31 de maio. E não é difícil perceber porquê. O vestido brilhante usado pela princesa Leia nos momentos finais do filme original, que ressoa com os fãs de Star Wars em todo o mundo, foi desenhado por John Mollo, que ganhou o Oscar de Melhor Figurino pelo seu trabalho em Star Wars em março de 1978. Alinger comentou:
"É incrivelmente importante porque é literalmente a última coisa que você vê no filme original de 'Star Wars'... Acho que se você é um fã de Star Wars, você olha para isso e é só para si."
O vestido foi a leilão na quarta-feira, 28 de junho,durante três dias no Entertainment Memorabilia Live Auction da Propstore mas as coisas não saíram como as pessoas esperavam. Em vez disso, o vestido não foi vendido, não tendo cumprido o preço mínimo de venda do vendedor. Os licitantes ficaram aquém do preço mínimo exigido pelos seus proprietários para fazer uma venda (US$ 1 milhão), com um valor final de lance de US$ 975 mil.
A Propstore, empresa por trás do leilão, disse que ainda está aceitando ativamente ofertas pós-leilão sobre o vestido.
"Ele pode ser vendido após o leilão numa venda de tratado privado, ou pode ser novamente oferecido novamente num leilão futuro", disse a empresa em comunicado à NPR.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários: