segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

A participação totalmente bizarra de John Wayne em Star Wars

 

 

Por mais notável que seja uma participação especial de John Wayne em Star Wars,a sua aparição em Uma Nova Esperança passou despercebida por 30 anos, antes que todos os detalhes sobre essa participação especial fossem revelados. A franquia Star Wars não é estranha a participações especiais, particularmente na sua atual era de séries de TV, mas era muito raro ver tais aparições durante a era da trilogia original, quando Star Wars estava apenas no começo. Mesmo assim, eles ainda conseguiram fazer de John Wayne parte do primeiro filme de Star Wars, embora o seu papel tenha permanecido um mistério durante anos.

Na verdade, esse papel de Wayne em Star Wars é tão misterioso que o seu nome nem aparece em nenhum lugar nos créditos de Uma Nova Esperança. Mesmo o perfil de Wayne no IMDb não tem a sua aparição em Star Wars listada. Apesar disso, o papel de Wayne realmente existe, e é uma parte importante (embora pequena) do filme. Pode não ser tão aparente quanto o papel que o seu neto Brendan Wayne, desempenha como um dos três principais atores de Din Djarin em The Mandalorian, mas o legado de Wayne agora está para sempre ligado a Star Wars.  

 



A participação especial do ator em Star Wars é apenas vocal, já que o seu antigo diálogo foi trabalhado numa sequência em Tatooine. Ao criar o som para a criatura parecida com um inseto agora conhecida como Garindan, que atua como informante imperial no espaçoporto de Mos Eisley, a tripulação criou uma mixagem que tinha um efeito sonoro zumbido para realmente imitar o de um mosquito, que é a aparência da espécie Kubaz em Star Wars.Só trinta anos depois de ter sido revelado que esse zumbido veio do próprio diálogo descartado de Wayne para outro filme, o que significa que Wayne tecnicamente dobra o Garindan.

Isso foi descoberto pelo designer de som Ben Burtt, que voltou às suas fitas originais por curiosidade. Querendo entender como tudo se encaixou, Burtt estudou o seu trabalho e captou uma voz humana fornecendo essa voz zumbida do seu sintetizador. Foi quando ele a identificou como a voz de Wayne, dizendo algo como "tudo bem, o que você está a fazer nesta cidade?" 



Com isso em mente, Star Wars é tecnicamente a última aparição de Wayne num filme, com o seu último crédito oficial sendo em 1976 - um ano antes do lançamento de Star Wars. Wayne pode nem saber que a sua voz foi usada neste filme, dado o fato de ter sido um segredo por tanto tempo, mas o legado dela ainda permanece até hoje. A cena do Garindan tornou-se nada menos que icónica por si só, e adicionar essa camada a ela só a torna muito mais memorável. É certamente uma participação especial única em Uma Nova Esperança, mas ainda assim memorável. 

Fonte: https://screenrant.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: