terça-feira, 16 de outubro de 2007

Uma Estória Curiosa: Os Logótipos STAR WARS/A Guerra Das Estrelas

Tudo começou em 31 Maio 2007, antes da inauguração da Celebration Europe em 13 Julho, quando nos fóruns Rebelscum.com um dos organizadores e patrocinadores dos Painéis de Coleccionador [Collecting Panels] que tiveram lugar entre os dias 13-15 Julho, Chris Georgoulias, fez um anúncio preliminar com a composição e imagens dos medalhões exclusivos (doze ao todo, um por cada país da Comunidade Europeia) que iriam ser distribuídos aleatoriamente durante a realização dos painéis. Qual não foi a minha surpresa quando percebi de imediato que o nosso medalhão, o de Portugal, continha um erro no título traduzido da saga! Uma troca de comentários entre mim e o Chris depressa explicou o erro: ao ser criada a escultura original da face do medalhão, quem se documentou sobre a forma e escrita do texto nacional tinha recorrido a um livro em Português… do Brasil! Claro que à altura em que o Chris se apercebeu do engano já nada havia a fazer. A estória já a tínhamos contado aqui aqui no blog do clube mas acabou por ter um novo desenvolvimento. Demos um salto até Agosto 2007. Outro facto digno de registo é que o sponsor do medalhão Português foi nem mais nem menos que Stephen J. Sansweet, o nosso Sócio Honorário #1. Devido ao meu trabalho no seio da equipa Rebelscum.com na cobertura do evento não consegui estar presente em todos os painéis e, logo, o “nosso” medalhão passou-me ao lado. Valeram-me os contactos que já tinha tido com o Steve (ainda e sempre no âmbito da equipa Rebelscum) para que este se prontificasse a me enviar um medalhão. Afinal ele é que o pagou! E qual não foi o espanto dele quando lhe contei a estória da imprecisão do título Português na respectiva face. Ficou naturalmente incrédulo pois até falar comigo nenhuma alminha o tinha posto ao corrente da situação... Palavra puxa palavra e ele pediu-me que lhe obtivesse uma imagem genuina do título STAR WARS, "A GUERRA DAS ESTRELAS" em Português europeu e com o efeito pirâmide que se pôde ver nos primeiros anos da saga, conforme o da imagem usada para a reprodução no medalhão (versão Brasileira). Começa a minha busca por este logótipo que envolveu diversas fontes, sempre sem resultados práticos (uma delas foi a própria Castello Lopes, representante oficial da Lucasfilm em Portugal, de onde me disseram nada constar dos seus arquivos), até... ...Até que me lembrei de que tinha adquirido há meses o exemplar nº 1 da revista de banda desenhada editada entre nós em finais dos anos ‘970 pela extinta (e saudosa) Agência Portuguesa de Revistas e que foi uma tradução, em formato de “álbum gigante” (Sic), da primeira edição do comic da Marvel. Não tinha bem a certeza se teria sorte, mas a verdade é que se me afigurava como a derradeira hipótese de obter êxito nesta busca iniciada pelo Steve. Qual não foi o meu espanto, alívio (surpresa?) quando vou aos meus arquivos, puxo da revista, olho e… ELE CÁ ESTÁ! Corri logo a contar ao Steve e a resposta dele só me pôde fazer rir, de tão certeira e “citável” ela foi: “Wow, Indy, you've found the Holy Grail!!! :) And who would have known that was the place to look?” Realmente! Afinal este Santo Graal estava bem mais perto de mim do que parecia. E se nem o estivesse não seria um “Santo Graal”, não é? Para todos, então, e para que doravante esta lacuna fique definitivamente preenchida, eis na rede das redes o logótipo Português de “A GUERRA DAS ESTRELAS” e, para comparação, o mesmo em Português do Brasil:
Curiosidade que demonstra uma das riquezas do coleccioonismo: a maior parte das vezes os objectos nas nossas colecções que, para os leigos na matéria por vezes não passam disso mesmo, de "objectos", enriquecem-nos pelas estórias (e histórias) que nos recordam e que gostamos de guardar com apreço. No fundo, o gozo maior foi na realidade duplo:
  • Ajudar um parceiro coleccionador
  • Enriquecer com esta informação um singelo medalhão, distribuído numa convenção.