quinta-feira, 31 de julho de 2014

Passatempo Ghoul Gear

A nossa parceria Ghoul Gear,patrocina um novo passatempo do nosso clube com um livro de BD:
STAR WARS KNIGHTS OF THE OLD REPUBLIC Vol. 8: DESTROYER
(preço de capa 17.99€)
John Jackson Miller, Brian Ching, Bong Dazo, Ron Chan, Benjamin Carre
Trade Paperback (128 pág., softcover, 16.9cm x 25.9cm)
ISBN-13 9781595824196 / ISBN 15958224197

Knights of the Old Republic: Destroyer begins with an untold chapter from the lives of Malak and Revan — stars of theKotOR video game!
From there, it takes us to a death-defying shootout on the face of a comet and into the heart of one of the cruelest organizations in the galaxy — the Crucible. Former Padawan Zayne Carrick risks not just his life, but also his sanity, to help his friend Jarael face her dark past. Zayne may have set off for adventure, but what he finds are irreversible consequences for himself and his crew in a dangerous, unforgiving galaxy.

* Featuring Malak and Revan from the Knights of the Old Republic video game! 
Para concorreres a este passatempo que está aberto a toda a gente,basta responderes acertadamente às seguintes questões: 
1) Que nome a Ghoul Gear deu à promoção e descontos incríveis da venda do restante stock da sua loja? 

2) Que personagens (2) do vídeojogo Star Wars: Kinights of the Old Republic,são apresentados no livro que é o prémio deste passatempo? 
As respostas devem ser enviadas para o nosso email com o nome completo,morada e contacto telefónico até ao dia 10 de Agosto. Será sorteado um vencedor que receberá o prémio por correio.

Aproveitamos para relembrar que esta loja está a vender o restante do seu stock a preços imperdíveis:
http://swccpt.blogspot.pt/2014/07/stock-out-na-ghoul-gear.html#links

A recuperação de Harrison Ford

Harrison Ford já anda pelos seus próprios pés após ter sofrido um acidente ( que já aqui noticiámos anteriormente).Apesar de ainda ter o pé esquerdo engessado,Ford já consegue andar,utilizando um aparelho ortopédico especial,conseguindo inclusivé,subir as escadas do seu jacto particular e conduzir o seu próprio automóvel.Fotos: Dailymail.co.uk


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Bomb´s Squad Clone Trooper

A Sideshow Collectibles vai lançar em Fevereiro de 2015,uma nova figura da linha Militaires of Star Wars com 12" de altura,intitulada Bomb´s Squad Clone Trooper.Preço: 110,00 Euros.

Entrevistas SWCP: Juan Riedinger


Juan Riedinger é um ator e realizador canadiano que trabalhou em filmes e séries como: AVP 2,Fringe,Creepers,O corpo de Jennifer,O dia em que a Terra parou,etc.

SWCP: Fale-nos do seu papel em AVP 2 (Alien Vs Predator).

J.R: Interpretei Scotty, o empregado de mercadorias desportivas que foi preso por fumar haxixe com o seu amigo. Enfim, recebi o pior (e a melhor punição possível, ficando decepado pelo Predador). 
 

SWCP: Foi nomeado para melhor ator no Festival de filmes de terror em Chicago, pelo seu trabalho em `Spades´.Estas nomeações e prémios que tem recebido, ajudaram-no a consolidar a sua carreira como ator? 

J.R: Penso que mal não devem fazer. Obter o que faço e ser recompensando o bastante, e ter o reconhecimento do meu trabalho é somente um bónus. 
 

SWCP: Vai trabalhar mais uma vez com o realizador Brent Cote no seu pequeno filme conceptual de ficº científica `Selection´.Pode fazer-nos um breve resumo sobre esse filme?

J.R: Sim,é a quarta vez que trabalho com o Brent. O filme, que ele também escreveu, passa-se num mundo pós-apocalíptico, controlado por uma espécie alienígena, onde os seres humanos são forçados a lutar uns com os outros pela sobrevivência. É seguro dizer que fiquei com algumas manchas negras depois dessas filmagens. 
 

SWCP: Contracenou com o Frankie Jonas,o membro, mais jovem da banda Jonas Brothers em “ The Hunting Hour”.Ele tem mais jeito para ator ou músico?  

J.R: Na verdade, eles chamaram o Frankie o "Bonus Jonas" porque ele é o mais novo dos irmãos que na verdade não faz parte da banda. Não o ouvi cantar, mas suponho que ele é melhor ator do que cantor.

SWCP: Que mensagem quer enviar aos seus fãs?

J.R: Muito obrigado pelo vosso apoio, e vocês podem me seguir no twitter (@juanriedinger) para obter atualizações. Obrigado!

Juan Riedinger

 

ENGLISH VERSION:

Juan Riedinger is an award-winning actor and director who worked in several films and TV series such as: AVP2, Fringe, Creepers, Jennifer´s Body, among others. 

SWCP: Tell us about your role on AVP 2.

J.R: I played Scotty, the sporting-goods employee who was busted for smoking pot with his buddy after hours. Ultimately, I received the worst (and best) punishment possible, by getting by head blown off by the Predator. 
 

SWCP: You were nominated for best actor in the Chicago Horror Film Festival for your leading role in the thriller `Spades´. Do these kinds of nominations and awards helped to consolidate your career as an actor?

J.R: I think it can't hurt. Getting to do what I do is rewarding enough, and receiving recognition for the work is just a bonus.

SWCP: Once again, you worked with director Brent Cote on his high concept Sci-Fi short film `Selection´. Could you give us a summary of this film? 
 

J.R: Yes, it's my fourth time teaming up with Brent. The film, which he also wrote, takes place in a post-apocalyptic world, controlled by an alien species, where humans are forced to fight each other for survival. It's safe to say I had a few bruises after that shoot.

SWCP: You worked with Frankie Jonas, the youngest of the Jonas Brothers band on `The Haunting Hour´. He´s a better actor or singer?

J.R: Actually, they call Frankie the "bonus Jonas" because he's the youngest brother who wasn't actually in the band. I haven't heard him sing, but I'm guessing he's a better actor than singer. 
 

SWCP: Would you like to leave a message for your fans?

J.R:  Thanks so much for your support and you can follow me on twitter (@juanriedinger) for further updates. Obrigado!

Juan Riedinger


 

 

 

terça-feira, 29 de julho de 2014

Star Wars Insider: Edição nº 151

A edição nº 151 da revista Star Wars Insider apresenta três capas diferentes:Duas delas são relativas à nova série animada Star Wars Rebels e a outra com uma ilustração do criador de BD Jeffrey Brown,que fala sobre os seus recentes livros de Star Wars,Goodnight Darth Vader e Revisiting Jedi Academy.

domingo, 27 de julho de 2014

Entrevistas SWCP:Bruno Ferreira

 O Português Bruno Ferreira é um locutor de publicidade,ator vocal e um dos melhores imitadores de vozes nacionais. Na versão portuguesa do filme de animação Star Wars: Clone Wars,foi a voz do Obi-Wan Kenobi.
SWCP: Interpretou o papel do Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi na versão portuguesa do filme de animação em CGI,Star Wars: Clone Wars.Que recordações tem desse seu trabalho? 
B.F:Foi um trabalho de que gostei muito de fazer. Em primeiro lugar porque o universo de Star Wars se trata de um clássico. Depois porque gosto do personagem, o Obi-Wan é um dos heróis da saga e de vez em quando é bom vestir o papel de herói. O Obi-wan tem as qualidades que todos nós gostaríamos de ter. Por isso, enquanto estou a trabalhar na dobragem deste personagem, sinto-me muitíssimo bem. 


SWCP: Apesar de nos ter confessado antes desta entrevista, que não é um grande conhecedor do universo Star Wars,há algum personagem além do que já interpretou, que gostaria de dar a sua voz? Acha que conseguiria imitar o timbre de voz do Darth Vader,por exemplo?

B.F:Já tentei fazer uma ou outra vez a voz do temível Darth Vader. É talvez o primeiro personagem que nos vem à memória quando falamos de Star Wars. Tentei reproduzir a sua forma tão característica de falar e respirar, uma vez num anúncio de uma operadora de televisão por cabo. Mas também há bastantes anos atrás, ainda no Contra Informação, quando foi adaptado ao universo da saga um episódio do programa, e o meu personagem fazia, justamente de Darth Vader. Creio que por ser tão difundida a sua forma de falar, quase toda a gente consegue ter a sua imitação deste vilão. Mas em bom rigor estou muito satisfeito com a voz do Obi-Wan e não a trocaria, agora, pela de nenhum outro personagem da série.


SWCP:De entre tantos personagens que já imitou, qual foi o mais difícil de interpretar? 
B.F:São muitas as vozes que não consigo imitar e que gostaria, mas a verdade é que este é um trabalho em que nunca nos devemos dar definitivamente por vencidos. Assim de repente lembro-me do Alberto João Jardim. E neste caso o problema não é o timbre, a voz em si, que até consigo reproduzir, mas a pronúncia madeirense. Estive na Madeira o mês passado a fazer o `5 Para a Meia Noite´ e acho que já apanhei alguns truques, mas ainda não suficientes. Tenho de lá voltar em modo “trabalho de pesquisa”.

SWCP:Tem alguma preparação específica para trabalhar na voz que vai imitar? 


B.F: É ver, e ouvir, e rever e voltar a ouvir. Muitos dias, muitas vezes. Neste caso o youtube tem vindo a revelar-se uma ferramenta bastante útil e que, por exemplo, quando comecei a trabalhar assumidamente nesta área, em 1998, no Contra Informação, ainda não estava ao alcance com a diversidade de vídeos que desde há uns anos a esta parte tem à disposição para trabalharmos. Não só a voz interessa, mas também toda a linguagem gestual. Hoje, por exemplo, estou a preparar o Cavaco Silva para o `5 para a Meia Noite´, estou a ter bastante atenção à forma como gesticula com os braços à medida que expões as suas ideias. O personagem não se limita à voz. Para ser credível a voz tem de ser apoiada pela para linguagem, ou seja, a linguagem corporal.

SWCP: Como tem decorrido a sua participação no programa `Cinco para a meia noite´? 

B.F:É seguramente um dos projetos em que mais gostei e gosto de participar. Já lá vão mais de 5 anos no ar e continuo a divertir-me e a ir para estúdio com a mesma alegria e vontade do primeiro dia. Fui uma aposta do Luís Filipe Borges desde o início do programa, em 2009, ainda na RTP2 e adoro fazer parte do programa. Comecei com vídeos, e pouco depois passei a estar presente no direto, e de seguida a participar das VT’s do programa. Também as equipas têm sido sempre formidáveis e bastante motivadas, acho que é um programa que não cansa o telespectador porque está sempre a acontecer alguma coisa nova. Já é, neste momento, o segundo projeto mais longo da minha vida profissional, o que para mim é de assinalar. Evidentemente que os 13 anos de Contra Informação dificilmente serão batidos, mas os tempos são outros e conseguir aguentar um programa durante 5 anos no ar nos tempos que correm é obra, mas também é fruto de muito trabalho e muita motivação de toda a gente envolvida.


SWCP: Que mensagem quer enviar aos seus fãs? 
B.F:A todos aqueles que me seguem na televisão, e sobretudo nas redes sociais, bem como no meu site brunoferreiraonline.com, quero agradecer a companhia, o feedback, o estarem lá a acompanhar o meu trabalho. É disso que vive um artista, seja de que arte for. Do seu público. Se não tivermos público nada disto faz sentido. Contudo, a mensagem que deixo é que, justamente enquanto público, não deixem de ver o trabalho dos humoristas portugueses, dos mais conhecidos aos mais novos, que deem sempre o benefício da dúvida, porque ser público também é isso: ser exigente mas estar informado e ter poder de crítica. Com bom público tanto melhores serão os atores, argumentistas e demais equipas que trabalham para, neste caso, fazer rir. E já agora, para todos os que me leem, boas gargalhadas!


sábado, 26 de julho de 2014

Star Wars Episode II: Bucket Head Webisode

Se és fã do Boba Fett,então deves ver este vídeo:

Brian Muir regressa a Star Wars

O artista Brian Muir do qual já fizemos uma entrevista em EXCLUSIVO anúnciou na sua página do Facebook que foi contratado para trabalhar no episódio VII de Star Wars,não tendo contudo divulgado se voltará a construir um novo capacete/máscara do Darth Vader ou a armadura dos Stormtroopers ou até de outro novo personagem...

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Macro Shots de Star Wars

O fotógrafo Zahir Batin,fotografou diversas figuras de ação de Star Wars em posições e macro-ambientes elaborados por ele,resultando em engraçadas imagens.Mais trabalhos deste artista podem ser vistos na sua página da Deviantart: zahirbatin.deviantart.com

 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Hot Wheels Star Wars

Já aqui tinhamos anúnciado o primeiro (Darth Vader) de uma nova linha de carrinhos Star Wars da Hot Wheels.Apresentamos os seguintes modelos desta linha:R2D2, Yoda e Chewbacca.Já contactámos a Mattel em Portugal que nos informou que por enquanto esta linha não será ainda comercializada no nosso país,mas caso tal aconteça,seremos informados e divulgaremos aqui.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Fotos do vencedor do passatempo Spaghetti Star Wars

O Ricardo Quaresma foi o vencedor do passatempo Spaghetti-Western-Star-Wars e enviou-nos fotos do s prémio com o seu filho, que apesar de ser ainda muito jovem,parece já dominar a arte do manuseamento dos sabres de luz!Relembramos que ainda está a decorrer outro passatempo que está aberto a toda a gente e que termina a 2 de Agosto.

Entrevistas SWCP: Christian Hipolito

O ator Neo Zelandês de origem Filipina Christian Hipolito,participou no filme The Hobbit: Uma jornada inesperada e Desolação de Smaug nos papéis de um habitante de Laketown e de um Orc.
SWCP: Fale-nos do seu trabalho na trilogia de O Hobbit.
C.H: Eu fui um dos habitantes do Laketown e também um Caçador Orc.Os Laketowners são basicamente, os moradores de um pequeno povoado construído inteiramente de madeira e seus pilares em madeira são afundados no lago profundo, portanto é por isso que lhe chamam Laketown.Como um Caçador Orc,a nossa missão era caçar os Hobbits e comê-los, na verdade realmente não nos importa comer qualquer coisa que cruze o nosso caminho. Nós somos carnívoros!
SWCP: Natural das Filipinas, emigrou para a Nova Zelândia em 2004.Porque escolheu este país?
C.H: Eu não escolhi este país, na verdade foram os meus pais. Eles imigraram aqui na Nova Zelândia há 20 anos atrás e me perguntaram se eu gostaria de vir também. Possuía uma loja de computadores antes de vir para a Nova Zelândia. Quando emigrei, tive que começar do princípio outra vez e trabalhei muito até chegar aqui, mas acho que foi uma grande decisão de qualquer forma já que tenho feito coisas que outras pessoas pensariam que podiam ser feitas por uma única pessoa. 

Alistei-me no exército da Nova Zelândia aos 29 anos de idade, estudei fotografia, conheci novas pessoas, e tornei-me num ator e tive ainda a sorte de participar em alguns anúncios comerciais.
SWCP: Jogar xadrez e pensar logicamente, são alguns dos seus atributos. Já competiu nesta actividade? 
C.H: Já competia em casa, nas Filipinas e tive a sorte suficiente por obter uma medalha de segundo classificado. Acho que o xadrez ajudou a melhorar a minha mente, e talvez por isso, que uma das razões por me ter alistado no exército para ser um estratega. Você sabia que o xadrez foi ensinado aos nobres nos velhos tempos? O Xadrez também foi usado para ensinar estratégias de guerra. 

SWCP: Começou a sua carreira artística como ator vocal e comediante Stand-up.Como surgiu a oportunidade para trabalhar em filmes e séries? 
C.H: Na verdade, comecei como figurante numa curta-metragem. Iluminei o meu cérebro artístico e comecei a fazer testes de casting e a trabalhar para mais curtas e longas-metragens. Com o tempo, percebi a fazer coisas de comédia e drama. Dois anos atrás, enquanto estava a passear por Cuba Street,e vi  um cartaz à procura de comediantes stand up. Não hesitei em me alistar e ver realmente do que realmente fera eito. Eu realmente fiz alguma comédia crua anteriormente, falando sobre a minha vida em casa, nas Filipinas e também comparando o estilo de vida das Filipinas e da Nova Zelândia. Eu faço piadas engraçadas sobre o uso de acentos, termos ou palavras dos Kiwis (alcunha dada aos neo zelandeses) etc. Foi tudo divertido. A dobragem só aconteceu há um ano, quando um realizador estava desesperadamente à procura de uma pessoa que poderia falar como uma pessoa velha. Foi muito divertido gravar e permanecer no estúdio a assistir à curta-metragem. Depois disso, comecei a trabalhar com outras pessoas do Reino Unido, auxiliando-os com seus vídeos.
SWCP: Voltando ao `Hobbit´,teve alguma preparação física em especial para desempenhar os seus papéis? 

C.H: Para o papel de Laketowner,tive que deixar crescer o meu cabelo porque não gosto de colocar perucas. O maquilhador colocou um monte de coisas no meu cabelo depois eu terminar o meu trabalho e quando tirei a peruca, ainda sentia um cheiro fedorento e nojento e uma comichão atrás do meu cabelo, por isso é que eu deixei crescer o meu cabelo naquela época. Para o papel do caçador Orc, tivemos de praticar cortes e como segurar uma lâmina. Nós fomos ensinados a lutar com espadas.
SWCP:Que mensagem quer enviar aos seus fãs? 
C.H: Acreditem sempre em vós próprios que os sonhos se tornarão em realidade, tudo o que precisam é de trabalhar nisso que realmente irá acontecer. Sim, vocês podem falhar um zilhão de vezes e sentirem-se amargurados mas basta só uma chance para mudarem o vosso destino. Lembrem-se que é melhor ter lutado uma batalha do que não fazê-lo, porque vocês realmente não sabem o que é virá a seguir.




 
ENGLISH VERSION:

The New Zealand actor borned in Philippines, Christian Hipolito participated in the feature films The Hobbit: Na unexpected journey and The desolation of Smaug in the roles of Laketowner and Hunter Orc.  
SWCP: Tell us about your roles on “The Hobbit".
C.H: I was a one of the Laketowners and also a hunter orc. Laketowners are basically the townspeople of a small settlement constructed entirely of woods and their wooden pillars are sunken into the deep lake hence why they called that place Laketown.As a hunter orc our mission was to hunt down the hobbits and eat them, actually we really don't mind eating anything that cross our path. We are carnivores!!! 

SWCP: Born in Philippines, you migrated to New Zealand. Why did you choose this country?
C.H: I didn't choose this country, it was actually my parents. They've immigrated here in New Zealand 20 years ago and asked me if I would like to come as well. I use to own a computer shop before I came here in New Zealand. When I migrated, I had to start from the beginning again and worked my way up but I think it was a great decision anyway since I have done things no other people thought can be done by a single person. I’ve joined the NZ army at age 29, studied photography, met new people, became an actor and I was even lucky to land some commercial. 
SWCP: Playing chess and thinking logically are some of your skills. Have you competed in this mode (chess)? 

C.H: I have competed back at home in the Philippines and was lucky enough to get a 2nd runner up medal. I guess chess helped me enhance my thinking noggin, maybe one of the reasons why I joined the army to be a tactician. Did you know Chess was taught to nobles back in the old days? Chess was used to teach war strategy.
SWCP: Started your artistic career as a voice actor and standup comedian. How did the opportunity to work in films and television series?
C.H: I actually started as an extra to a short film. It lighted up my artistic brain and started auditioning and working for more short films and feature films. As time goes by I realized I like doing comedy stuff and dramas. Two years back while I was strolling Cuba Street, I saw this poster looking for stand up comedians. I didn't hesitate to enlist myself and really see what I am really  


made off. I really did some RAW Comedy back then talking about my life back at home in the Philippines and also I compare New Zealand's way of living with Philippines way of living. I make funny jokes about accents, terms or words Kiwi's use etc. It was all fun. Voice acting only happened a year ago when a Director was desperately looking for a person who could talk like an old person. It was a lot of fun recording and standing in a studio watching the short film. After that I started working with other people from UK assisting them with their Videos.
SWCP: Backing to ´The Hobbit’, did you have any special physical preparation for playing your roles? 

C.H: For the Laketowner role. I did have to grow my hair because I didn't like putting on the wig. The make up artist put a lot of stuff on your hair after you finish working and take off the wig, there is still some smelly yucky itchy feeling left behind on your hair, so that’s why I grew my hair at that time.
 For the hunter orcs role, we had to practice slashing and dicing and how to hold a blade. We were taught sword fighting.
SWCP: What message would you like to leave for your fans?
C.H: Always believe on yourself and dreams do come true, all you just need is to work on it and it will really happen. Yes, you may fail gazillion time and yes you may feel bitter but it only takes once chance to change your destiny.Remember it is better to have fought a battle than not doing so, because you wouldn't really know what is the outcome.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Star Wars Episode III: Becoming Sidious Webisode

Princesa Leia em papel

A artista Kelly Delanty desenhou este modelo da Princesa Leia para imprimir e montar.Sugerimos que seja imprimido em papel mais grosso do que o normal e o tamanho fica ao gosto de cada um,consoante se queira um modelo em ponto grande ou mais pequeno.Fonte:
 http://www.starwars.com/news/star-wars-day-princess-leia-papercraft

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Comic Con Portugal 2014

Nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2014, será realizada a primeira Comic Con em Portugal que terá lugar na Exponor, em Matosinhos numa área de mais de 20 mil m², incluindo o auditório principal do maior parque de exposições do país.
Considerando o número de fãs que a temática envolve e tendo em conta a dimensão do evento em outros países, foram criadas, legitimamente expectativas delas. Razão pela qual, antes de se decidir, efectivamente, avançar com a realização da Convenção, foram elaborados diversos estudos.
Estes estudos indicaram que existe um mercado com um elevado potencial para a realização de uma convenção deste género em Portugal.
A CITY – Conventions In The Yard, empresa organizadora da Comic Con Portugal, pretende adaptar o formato “Comic Con” existente, de forma a criar o seu próprio figurino, que corresponda à responsabilidade que o nome COMIC CON representa e se enquadra na realidade nacional.
Na Comic Con Portugal pode-se esperar expositores de jogos, editoras, merchandising, brinquedos, concursos e torneios de jogos, divulgação e lançamento de novos filmes e séries de televisão, concursos de Cosplay, workshops de desenho, banda desenhada ocidental e oriental (manga), artistas convidados de cinema, televisão, jogos, banda desenhada, anime e manga. Ainda se pode contar com exibições de materiais inéditos, lançamentos, exposições, concurso de Cosplay, presença de artistas e ilustradores, produtores de videojogos, produtores de filmes e webseries, novidades internacionais, artistas nacionais e estrangeiros do mundo da Banda Desenhada, Cinema, Televisão, Jogos, Anime e RPG, entre muitas outras atracções que serão divulgadas nos próximos meses.
A missão da Comic Con Portugal passa por criar consciência e interesse pela banda desenhada e pela apreciação da mesma na arte e cultura popular, através de convenções e eventos que contribuam para troca de experiências e convívios na imortalização da cultura e arte popular na vida das pessoas. 
Toda a informação detalhada acerca deste evento pode ser vista no website oficial:


“THE BIGGEST POP CULTURE SHOW IN PORTUGAL”

- See more at:

O SWCP não podia deixar passar a oportunidade de participar neste grandioso evento,e como tal,estaremos incluidos na Fan-Zone em que Star Wars terá uma forte representação com o nosso clube,a Legião 501 e o fã Simon Wilkie  que se caracteriza de C3PO nas convenções para a fundação Make-a Whish.Iremos atualizando os dados referentes à nossa participação.


domingo, 20 de julho de 2014

Entrevistas SWCP: Darren Marshall

Darren Marshall é um escultor e artista de design que desenhou os personagens para a série animada Star Wars: The Clone Wars. Antes de entrar para a série, Marshall tinha trabalhado para a ILM e foi abordado por Dave Filoni,o supervisor de produção de Clone Wars, que viu algumas das maquetes suas e lhe pediu para vir trabalhar nessa série. Nesse trabalho, Marshall fez as esculturas de barro dos personagens centrais, bem como personagens que já haviam aparecido noutras Mídias de Star Wars, para que se pudesse ver como iriam ficar em 3D durante a série.

SWCP: Fale-nos do seu trabalho na série de animação em CGI,Star Wars:Clone Wars.
D.M: Originalmente, o Dave Filoni pediu-me para criar maquetes de todos os principais personagens do elenco.Eu já era um empregado da Lucasfilm que criava maquetes para o departamento de animação. Quando o Dave Filoni foi contratado como realizador e supervisor de Clone Wars, ele viu algumas das minhas maquetes e solicitou-me a fazer algumas para a fase de pré-produção dessa série de animação. Nas temporadas seguintes, comecei a fazer mais personagens em design de arte 2D e design de acessórios ocasionais. Continuei a criar maquetes aqui e ali, dependendo do quão importante era o personagem, e neste momento só eram cabeças, bustos e figuras não completas. 

SWCP: É usual ver um escultor a trabalhar em séries de animação criadas por computador (CGI)? 
D.M: É muito raro para um escultor trabalhar numa série de TV produzida em CG. Normalmente este passo é usado apenas em longas-metragens devido a orçamentos mais elevados e tempos mais longos de produção. Tenho de agradecer ao Dave Filoni por isso. Ele é muito favorável ao artesanato e aos benefícios que uma maquete esculpida tradicionalmente pode oferecer durante o desenvolvimento de um personagem.
SWCP: Qual foi personagem desta série que lhe deu mais trabalho a fazer?
D.M: Demorou algum tempo a acertar o personagem da Ahsoka, no início. Sabendo que ela era um novo personagem principal a ser incluído no universo de Star Wars,o Dave queria que ela ficasse bem. Havia algumas versões do seu rosto, antes da versão final ser aprovada.Também o Chewbacca deu muito trabalho a fazer. Nós queríamos tentar conseguir o aspeto original do episódio 4 com ele, e tivemos de trabalhar a forma de como estilizaríamos o seu pelo. Uma cabeça de maquete foi criada junto com um braço completo para mostrar como os pelos fluiriam. O busto do Chewbacca foi fundido mais tarde e oferecido às pessoas que trabalharam na série durante cinco anos. 

SWCP: Também criou algumas esculturas para os personagens primários da próxima série de animação Star Wars: Rebels.Como foi essa experiência? 
D.M: Mais uma vez, tive a sorte de trabalhar ao lado do Dave Filoni e do diretor de arte Kilian Plunkett para a série Star Wars: Rebels. Foi bom ser convidado para trabalhar numa segunda série de Star Wars e ser capaz de criar maquetes tradicionais esculpidas para eles.
SWCP: É verdade que a popular série televisiva Doctor Who,o inspirou a ser criador de personagens e criaturas?
D.M: Sim, isso é absolutamente verdade. Eu cresci em meados dos anos setenta assistindo ao Doctor Who e aos filmes do Planeta dos macacos, Star Wars e King Kong. Lembro-me de fazer figuras de plasticina do Doctor Who e criaturas de monstros do filme Sinbad do Ray Harryhausen.
SWCP: Que mensagem quer enviar aos fãs de Star Wars?
D.M: Gostaria de agradecer por todo o apoio que os fãs nos deram na guerra dos clones. Tivemos uma equipa muito dedicada, que trabalhou muito duro para fazer a série tão boa quanto poderia ser e ouvir todas as respostas positivas dos fãs, faz-nos sentir muito privilegiados por termos trabalhado nela.




 

ENGLISH VERSION:  



Darren Marshall is a sculptor and design artist who designed the characters for the animated television series Star Wars: The Clone Wars. Prior to joining the show, Marshall had worked for ILM, and was approached by Dave Filoni, supervising producer of The Clone Wars, who had seen some of Marshall's maquettes and asked him to come work on the show.


SWCP:Tell us about your work on the animated series Star Wars: The Clone Wars. 


D.M: Originally I was asked to create maquettes of all the main cast of characters by Dave Filoni.
I was already an employee of Lucasfilm creating maquettes for the Animated Feature department. When Dave Filoni was hired as the supervising director of the Clone Wars he saw some of my maquettes and requested I do some for the pre-production phase of the Clone Wars.
In later seasons, I started doing more 2D character design artwork and the occasional prop design. I still created maquettes here and there depending on how important the character was, and at this point those were only head busts, not full figures.

SWCP:  Is it rare to have a sculptor working on a CGI television series? 


D.M: It is very rare for a sculptor to work on a CG TV series. Usually this step is used only on animated feature work due to higher budgets and longer production times.
I have Dave Filoni to thank for that. He is very supportive of the craft and of the benefits a traditional sculpted maquette can offer during the development of a character.

SWCP: What was the character of this series that gave you more work to do?

D.M: It took a little time to get Ahsoka’s character right at the beginning. Knowing she was a major new character to be included in the Star Wars universe, Dave wanted to get her just right. There were a few versions of her face before the final version was approved.
Also Chewbacca had a lot to work out. We wanted to try and get the original Episode 4 look to him, and we had to work out how to stylize the fur. A maquette head bust was created along with a full arm to show how the fur would flow. The Chewbacca bust was later cast and awarded to people that had worked on the show for five years.

SWCP:You created also several sculpts of the primary characters for upcoming series Star Wars Rebels. How it was this experience? 


D.M: Again, I was lucky to work alongside Dave Filoni and art Director Kilian Plunkett on Star Wars Rebels. It was nice to be asked to work on a second Star Wars series and be able to create traditional sculpted maquettes for them.

SWCP:  Is that true that the popular TV series Doctor Who, inspired you to be a creator of characters and creatures?

D.M: Yes, that is absolutely true. I grew up in the mid-seventies watching Doctor Who along with films like Planet of the Apes, Star Wars and King Kong. I remember making plasticene figures of the Doctor Who creatures and monsters from the Ray Harryhausen Sinbad films.

SWCP: What message would you like to send for the fans of Star Wars?

D.M:I would like to say thank you for all the support the fans gave us on the Clone Wars. It was a very dedicated crew who worked very hard to make the show as good as it could be and hearing all the positive responses from the fans makes us all feel very privileged to have worked on it.

Photo Descriptions

 
Sculpting the Anakin maquette. Materials: wood, wire and chavant clay.

2005 ™ & © Lucasfilm LTD  
 Sculpting the Obi Wan maquette. Materials: wood, wire and chavant clay.
2005 ™ & © Lucasfilm LTD  
 Sculpting the Final Ahsoka maquette. Materials: wood, wire and chavant clay.
2005 ™ & © Lucasfilm LTD  
 One of the early versions of Ahsoka. Materials: wood, wire and chavant clay.
2005 ™ & © Lucasfilm LTD  
 Chewbacca maquette. Materials: wood, wire and chavant clay.
2010 ™ & © Lucasfilm LTD 

 
In later seasons I would learn how to use a Wacom Cintiq and Photoshop. Example of how I would create a 2D design sheet using a sculpted head bust maquette. The head maquette would be photographed and imported into Photoshop. A body was drawn along with a costume. Finally the character was fully painted.

 Zatt the young Nautolan from the younglings episodes.
2011 ™ & © Lucasfilm LTD  
 Example of a fully drawn 2D artwork design using Photoshop. Byph a young Ithorian from the younglings episodes.
2011 ™ & © Lucasfilm LTD