sábado, 14 de janeiro de 2017

Entrevistas SWCP: José Nobre

José Nobre é um ator português que tem trabalhado em séries televisivas,teatro e dobragens,sendo a voz do Mace Windu na série de animação Star Wars: Clone Wars e a do Darth Vader em Star Wars Rebels (Versões portuguesas).

SWCP: Fale-nos do seu trabalho na série de animação Star Wars: Clone Wars.

J.N: Já foi há algum tempo, recordo-me que fiz um teste e fui chamado para fazer o Mace Windu. Fiquei muito contente, sempre fui também um fã da saga Star Wars, e fazer parte dela deixou-me naturalmente orgulhoso. Já havia dobrado antes a voz do Samuel L. Jackson, o Nick Fury da Marvel, temos registos muito parecidos. Para além dessa personagem, fiz algumas outras, papéis secundários, ou até figuração especial, multidões, etc, são as chamadas vozes de elenco adicional.

SWCP: Em Star Wars: Rebels é a voz do Darth Vader na versão portuguesa. Como se sentiu ao dar a sua voz a um dos mais icónicos vilões?

J.N: Fui a primeira escolha para ir a Casting no papel de Darth Vader e senti uma responsabilidade enorme, era uma personagem que não podia deixar escapar. Infelizmente, as primeiras notícias não foram as melhores, a produtora pediu outras vozes e todas acabaram por ser recusadas. Chegou-se a um impasse, até que me deram a notícia de que finalmente tinha sido o escolhido. Fiquei tão contente que comprei uma máscara de Darth Vader e levei-a para o estúdio, foi divertido. Lá dentro, a gravar, foi muito mais sério, tive de me concentrar bastante e ouvir o original as vezes suficientes até me arriscar.

SWCP: Ouviu e tentou imitar o melhor possível a voz do Vader original (James Earl Jones) ?

J.N: Sim, a voz tinha de sair igual, assim como o sentido das inflexões. Ao fim de umas tentativas, encontrei o registo certo. Não foi fácil, garanto-vos, apesar de não me ter de preocupar com a sincronização labial, uma vantagem tremenda nesta personagem, senti um respeito tremendo. Só foi pena o Darth Vader não ter participado mais na série, mas estou esperançado de que voltará para breve e em força! 

SWCP: Tem também uma veia de poeta. Como surgiu essa paixão?

J.N: Através do Teatro, onde participei em inúmeros recitais. Também tive o prazer de encarnar as personagens de Fernando Pessoa e de Bocage, tanto no Teatro Animação de Setúbal, como no Teatro da Malaposta. Sempre escrevi as minhas ideias em cadernos, jogos de palavras e de metáforas. É uma coisa que faço por prazer, por necessidade e por intuição. É engraçado olhar para a vida através do filtro da poesia.

SWCP: Em que projetos está atualmente a trabalhar?


J.N: Actualmente estou com dois projectos a solo para as escolas secundárias, adivinhem com quem? Exacto, o "Fernando, em Pessoa" e "Bocage, vida e obra". Aprofundei os estudos sobre eles e criei dois espectáculos divertidos para ajudar os alunos a compreenderem melhor quem foram o que fizeram o que queriam dizer com a sua poesia, é bastante pedagógico e acessível.
Para, além disso, continuo com as séries Dra. Brinquedos, no papel mais fofinho do meu currículo, o Tremeliques. Também sou o avô do Ben Ten; o Thor e o Nick Fury, da Marvel; o Spike, do Tom & Jerry; e estou a participar actualmente também na terceira temporada de Fairy Tail, onde sou, entre outros, o Pantherlilly.


SWCP: Que mensagem quer enviar aos fãs de Star Wars?

J.N: Espero que tenham gostado do meu trabalho e que continuem a apoiar e promover esta maravilhosa Saga. "May the force be with you!", é a minha mensagem. A do Darth Vader será algo do tipo, "That is not of my concern ".

Abraços, divirtam-se! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários: